Duvidas de Imposto e rendimento da Caixinha

Bom dia !

Alguem poderia me ajudar entender o Rendimento da Caixinha e Impostos? a Duvida é a seguinte.
Fiz meu primeiro deposito de XXXX valor, e pretendo todo mes guardar um valor. o Rendimento do mes corrente sempre vai ser “Isentado o IOF no proximo mes?” Exemplo: XXXX valor fez 30 dias e zerou o IOF, no proximo mes coloquei XXX entao somente depois de 30 dias novamente ira Zerar IOF desta nova quantia?

Outra Duvida,
Zerando o IOF do rendimento, o valor integral de IOF começa a render automaticamente? Ex: vamos pegar o exemplo do valor acima, e o valor hipotetico seja R$ 1000,00, levando em consideração, 1,125% de rendimento mês (sem descontar o IR pois o imposto é pago no resgate) no próximo mês o novo valor de rendimento será 1011,25? ou melhor, no caso como o rendimento é diário, seria R$1000,00 no próximo levando em consideração (1,125%/30)=0.0375 o valor que ira render é de R$1000,375 no dia 1 e assim por diante.

Obrigado!

3 curtidas

Exatamente, o IOF fica contabilizando separado por depositos (la vc consegue ver separado cada aporte e o valor de IOF para eles)

Isso mesmo. depois dos 30 dias o valor que era de IOF volta para você e passa a render. É a magica dos juros compostos . :money_mouth_face:

6 curtidas

Os aportes são independentes e tanto IOF quanto IR são provisionados diariamente de forma individual. Se não houver resgate, nada será cobrado e o montante será rentabilizado normalmente.

5 curtidas

Entendi, mas vamos la, o IR tambem faz parte da conta quando o rendimento é feito? estou falando da seguinte forma. Se eu coloco 1000 no próximo mês zera IOF. Como existe tabela regressiva de IR. o IR só vai ser descontado na retirada neh?

Vamos pegar o Exemplo de cima novamente:

Levando em consideração (1,125%/30)=0.0375 o valor que ira render é de R$1000,375 no dia 1 e assim por diante, sem ter o desconto de IR tambem neste rendimento. Leve em consideração o IOF zerado neste calculo pois ja se passou os 30 dias. No dia 2 seria 1,000.75, no 3 dia 1,001.125 e assim por diante.

e se por acaso eu for resgatar, ai vai pegar esse valor: 1,125 e aplicar a tabela regressiva de IR?

Os impostos são cobrados apenas no resgate sobre o rendimento bruto.
Lembrando que rentabilidade é por dia útil a juros compostos.
É bem simples: rendeu X, multiplica por 0,775 / 0,8 / 0,825 / 0,85 conforme o prazo para ter o rendimento líquido.

3 curtidas