E-mail golpista

Bom dia a todos.

Alguém sabe se existe algum meio de descobrir de quem pertence uma conta/CPF?

Recebi um e-mail do Mercado Pago, informando que minha transferência foi agendada para sábado, 23 julho 2023 às 4h15.

Aí aparece a conta do sujeito, CPF somente os dígitos do meio, e a conta é da Nubank.
Por sorte não uso Mercado Pago mais justamente pela facilidade em golpistas ter acesso, mas imagina se tivesse saldo?

Algo sabe algum aplicativo ou contato de alguém que sabe investigar isso? Um tempo atrás me disseram que existia um app pra isso, mas que era cobrado…

Abaixo o print do e-mail:

p

1 curtida

Seja bem vinda :smiley:

Nunca tinha ouvido falar e nem conheço alguém que possa investigar isso. Que bom que logo identificou o golpe… está bem atenta.

Eu já recebi esse tipo do email inúmeras vezes pelo MP e ML como não dei trela, acho que desistiram.

10 curtidas

Acredito que apenas sistemas oficiais de governo, já que se trata de um dado pessoal protegido pela LGPD. Mas você pode abrir um boletim de ocorrência com essas informações para que a policia faça investigações a respeito.

15 curtidas

Olá Susana, tudo bem ?
Seja muito bem vinda à NuCommunity, a comunidade oficial do Nubank para você tirar dúvidas e compartilhar ideias.
Aqui somos em sua maioria clientes como você e não o canal de atendimento oficial.

Somando aos comentários dos colegas, é importante notar que existem programas geradores de CPFs, com dígito verificador e tudo, que são usados para testar sistemas. Assim, o fato de supostamente “existir” este CPF não necessariamente implica que ele é válido e está vinculado à uma pessoa natural que de fato existe.

11 curtidas

recebi um e-mail igualzinho esse daí, porém os dados informados pra transferência eram os meus kkkk nada mais que um spam básico querendo que eu clique no link fornecido :grimacing:

8 curtidas

Talvez esses dados sejam falsos. Você também pode avisar ao Mercado Pago sobre essa tentativa de fraude na esperança que tomem alguma providência a respeito.

E que bom que você percebeu a tempo se tratar de uma cilada. :raised_hands:

Vez ou outra recebo e-mails como esse, alguns até mesmo apresentam o endereço idêntico ao oficial. Um susto!

4 curtidas

Simplesmente conferir se realmente há algo agendado, se não tiver, só ignorar o email e bloquear o remetente.

3 curtidas

Eis o grande problema do Brasil: “ignorar e seguir viagem”

Não temos um meio de descobrir quem são esses golpistas, e quando divulgamos algo assim, as pessoas costumam dizer “é só ignorar”. E é justamente isso que deixa os golpistas a vontade: não temos nem apoio de nenhum canal de auxílio.

Graças a DEUS não me roubaram, mas se tivesse qualquer valor com certeza teria ido embora. E não é só ignorar pq não fui roubada, e sim deveria ser lei ter um meio de enviar esses dados para EVITAR isso.

Obrigada a quem respondeu.

3 curtidas

Existe muito investimento público e privado em segurança da informação, mas não existe milagre. O único meio de evitar isso seria o extermínio de todos os humanos do planeta. Enquanto isso não ocorrer, esse tipo de coisa vai acontecer.

Se for um email falso e se não houve prejuízo financeiro, você pode denunciar no próprio email a tentativa de phishing (Gmail, por exemplo, tem um botão pra isso). Se houve algum prejuízo, é fazer um BO na Polícia Civil. É uma investigação difícil, demorada e na maioria das vezes não sai como esperado em razão de toda a dificuldade técnica e legal (banco, por exemplo, dificulta ao máximo as investigações alegando um monte de norma legal interpretada de maneira mais estúpida possível).

2 curtidas

Com toda certeza essa conta é de um laranja então, dificilmente vc descobriria o golpista se descobresse o dono da conta.

4 curtidas