E pq não portabilidade de crédito?

Estive pensando, conheço algumas pessoas que possuem cartão de crédito em outros bancos e fintech’s mas que por estarem insatisfeitas com o serviço prestado, pensam em migrar de banco, eis que me vem o questionamento, e pq não fazer a portabilidade?
Não sei os trâmites que envolvem a concessão de crédito por parte dessas credoras, mas acho que seria incrível caso a minha namorada que quer sair do banco vermelho com um limite bom, pudesse pedir a “portabilidade” desse limite, para o Roxão da massa.

Edit: A palavra portabilidade é usada apenas para tornar mais fácil o entendimento da ideia final.

3 curtidas

Sei lá acho que esse tipo de portabilidade aí não iria rolar, a pessoa só pode pedir portabilidade de algo que lhe pertence, e o limite do cartão de crédito não pertence a pessoa, ele pertence ao banco.
É diferente de pedir portabilidade de salário, pois o salário pertence a pessoa.

7 curtidas

Esqueça a palavra portabilidade, e considere a ideia como um todo, de vc poder mudar de uma credora para a outra, mantendo um crédito já conquistado.

1 curtida

Como esquecer se você mesmo a usou?
Mas isso seria de fato uma portabilidade, de um crédito que não é seu, ele é do banco, isso implica que se eu tivesse um limite de sei lá uns 30 mil no Santander e quisesse ir pro Nubank, ele me concederia os mesmos 30 mil. Aí é onde mora o problema.

4 curtidas

Hey, @Eliaquim_Gotye.
Legal a sua ideia, é interessante.

Mas não é viável porque cada banco tem um “capital destinado a crédito de clientes” diferente e uma disposição de risco também diferente.
Acredito que por esse motivo e alguns outros fatores, inviabiliza sua ideia.

7 curtidas

“O crédito do cartão nada mais é que um empréstimo oferecido pela instituição financeira (o limite disponível é uma quantia emprestada ao cliente, ou seja, o “dono do cartão de crédito” não tem, de fato, esse valor), o cliente pode utilizar o limite disponível e pagar pelos seus gastos no mês seguinte”

Não tem como fazer a portabilidade de algo que não lhe pertence. Acredito que essa ideia é inviável, e como disse o outro rapaz, cada instituição financeira tem seu capital e tal.

8 curtidas

Se fosse assim, teríamos que usar o mesmo pensamento dele para empréstimos. Se eu tenho um empréstimo de R$ 20.000,00 no Santander e quiser migrar esse valor para contratar no Nubank… rapaz, seria loucura. :joy::joy:

3 curtidas

Cada instituição usa métricas diferentes para disponibilizar crédito, por isso não existe essa possibilidade.

Porém está em planejamento o Open Banking pelo Banco Central, e será possível transferir o seu histórico de dados de uma instituição para outra, a de destino poderá avaliar com mais precisão e decidir liberar um limite mais adequado.

7 curtidas

Imagine só, aquelas pessoas que tem 5 ou 6 cartões com limites de 30 mil ou 80 mil em cada, e resolvem fazer a portabilidade de todos esses cartões pro Nubank!!

Eu mesmo tenho 3 cartões, com limite total de 35 mil. Nunca que uma instituição financeira iria aceitar me fornecer um único cartão com esse limite de uma única vez, sem que eu tenha qualquer histórico de relacionamento com a instituição, e portanto, sem que ela saiba quais os riscos em me conceder esse limite.

Calculando por baixo…
5 cartões com 30 mil de limite cada, são R$ 150 mil de limite.

Aí o Zé resolve tocar o foda-se o mundo, torra até o talo o limite (e mais um pouco) e dá calote no Nubank. Pronto, o Nubank toma uma bem no fiofó!!!

OBS: conheço pessoas que tem 4 cartões com limite total passando dos 200 mil. Imagine elas resolvendo dar um mega calote. :rofl::rofl::rofl:

5 curtidas

Caro amigo bom dia, sua pessoa já ouviu falar em OPEN BANKING

DA UMA LIDINHA E SUA PESSOA VERÁ QUE ESTE DIA ESTA BEM PRÓXIMO.

5 curtidas

A portabilidade de crédito inclui a possibilidade de migrar emprestimos e financiamentos para outra instituição.
Se o banco A tem uma casa financiada por 7% aa e o banco B oferece 4,5% aa
Neste caso o banco B paga a divida no banco A à vista e faz uma nova operação com taxas menores.
Este tipo de operação costuma oferecer alguma garantia, seja ela um imovel, um veículo ou recebiveis de cartao
A operação no banco A é extinta com o pagamento recebido do Banco B
Esta operação é permitida no Brasil.

Ja o limite do cartao de crédito não se enquadra nessa regulamentação.
O que alguns bancos fazem é usar o limite ou fatura paga de outra instituição como base para definir limites.
Neste modelo de negocio é esperado que o cliente vá migrar seus gastos de cartao para o novo cartao. O cartao da outra institituição permanece ativo.
Neste modelo o banco B não pode exigir que o cliente cancele o cartao em A para aprovar crédito.
Ja no cartao de crédito, não é comum o cliente apresentar garantias.

10 curtidas

Com o Open Banking talvez a gente veja algo semelhante a isso acontecer.

Mas levar o limite do cartão de crédito em sua totalidade para outra instituição acho meio difícil.

Veremos como vai ser.

9 curtidas

@Mr.Xis Eu falei da palavra portabilidade para tornar o entendimento mais fácil. Vc explicou o uso SEMÂNTICO da palavra portabilidade, então eu pedi para que vc desconsidere a palavra, e leve em consideração a IDEIA para que prevaleça a verdadeira intenção do meu post.

@caioluiz7500 é aí que você se engana, é possível SIM fazer a portabilidade do seu crédito para outra credora, pode pesquisar no google. (No caso, falando do empréstimo)

@laetemn a da maneira como você descreve, segue o entendimento de que a portabilidade é obrigatória, a nenhum momento eu cito obrigatoriedade. É óbvio que caso a Nubank ou qualquer outra credora caso adotasse essa nova possibilidade, junto dela viria suas regrias e viabilidades. Portanto, sem nexo essa ideia de que qualquer serumaninho conseguiria efetuar a “portabilidade”.

1 curtida

@Jgoncalves perfeita sua colocação.

@endydealmeida Bom vc ressaltar isso, na verdade a premissa do Open Banking é até melhor do que você simplesmente abrir mão de um cartão e usar sua totalidade em outro banco. Dentro do que tenho acompanhado, o Open Banking vai acirrar concorrência, possibilitando vc inclusive, migrar de uma credora para outra com um limite superior ao anterior.

1 curtida

Eu entendi meu querido, e acho legal, apenas vejo inviabilidade devido a atual configuração de funcionamento das instituições bancárias, talvez isso se viabilize quando e se o Open Banking vingar como já foi dito, mas até lá…

2 curtidas

Creio que isso não é possível. Pois o limite de crédito é um dinheiro que pertence ao banco que concedeu o crédito

2 curtidas