Educação Financeira na Infância

Oi Pessoal, tudo bem?

Como vocês sabem, amanhã é o Dia das Crianças, isso mesmo, o dia dos nossos queridos pimpolhos, aqueles que nos trazem alegria, nos levam a dar as risadas mais gostosas, nos fazem sentir um amor inexplicável, mas que também nos deixam de cabelo em pé muitas vezes :joy::joy::joy::joy:

E como estamos nas vésperas desta data tão especial, eu vim bater um papo com vocês e trocarmos experiências sobre educação financeira na infância. Crianças que são educadas financeiramente se tornam adultos mais responsáveis e conscientes com seu dinheiro, e por esse motivo, sempre procuro assistir vídeos e ler conteúdos com dicas de especialistas, e assim aplicar na educação do meu pequeno.

Vou compartilhar aqui algumas dicas que faço com meu filho e que estão dando super certo.

Meu filho tem 8 anos e sempre o ensinei que precisamos trabalhar pra ganhar dinheiro e que poupar é uma forma de conseguir algo que queremos. Eu e meu marido demos a ele um cofrinho e uma mesada mensal, e o pedimos para definir objetivos que ele queira comprar com o dinheiro que poupar. Também abrimos uma conta digital em seu nome e nela realizamos os depósitos das mesadas e os valores do cofrinho quando já está cheio. Ele tem acesso a essa conta pelo app e uma das maiores alegrias dele é dar uma olhada nos valores que tem lá. É incrível como o pequeno sabe cada centavo que entra e que sai :joy::joy::joy::joy:

Todas as moedinhas que sobram de troco demos a ele para colocar nesse cofrinho, e a mesada ficou definido que guardaria uma parte e a outra compraria o que quisesse e assim poderia comprar as guloseimas, além disso, os avós sempre dão algum dinheiro e por opção dele, todo o valor também vai para a conta.

Outra coisa que sempre faço com meu pequeno é que quando vou comprar algo para ele, pesquisamos antes e nós dois juntos tomamos as decisões sobre a melhor escolha, e já expliquei que algumas vezes é preciso deixar de comprar algo para ter outro, pois o dinheiro não dá para os dois, e frequentemente conversamos sobre o que é realmente necessário comprar no momento.

Também tenho o cuidado de conversar com ele sobre como funciona um cartão de crédito, que precisamos pagar o valor gasto e que tem juros se atrasar, por isso, devemos separar um valor do orçamento para isso.

Todas essas dicas me ajudaram bastante, pois hoje ele já tem uma percepção do quanto gastar e do quanto poupar e já conseguiu comprar alguns dos objetivos que havia definido e ainda guardar um valor considerável pra idade dele, além disso, quando quer algo já pergunta se o preço do produto tá caro, mesmo o dinheiro sendo meu ou do meu marido e quando eu falo que não dá ele aceita super de boa :raised_hands::raised_hands:

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e já deixo aqui o convite para que compartilhem as dicas que vocês utilizam com as crianças ou alguma história da infância que ficou marcado, e que fizeram grande diferença no modo de gerenciar suas finanças.

Ah e já ia me esquecendo, apresento-lhes meu filhote :heart_eyes:

40 curtidas

Val, arrasou no texto e na forma que ensina seu filhote a cuidar do dim-dim :purple_heart:

Me lembrou de quando eu era criança (já faz 84 anos!) e tinha uma conta poupança. Quando chegava o meu aniversário, já ficava no pé da família para me fazerem depósitos :rofl: Adorava checar o extrato e ver que tinha um dinheirinho lá, me sentia RYCAAA! kkkkkkk

dia-das-criancas

24 curtidas

@thiagoh lembrei desse meme hahaha

23 curtidas

Obrigado por compartilhar conosco a experiência @Valquiria você lacrou.

É muito importante ensinar as crianças deste cedo a importância da educação financeira, isso ajudará futuramente a lidar com seu dinheiro com sabedoria.

Me fez lembrar da minha infância, eu não tinha muito conhecimento sobre cartões, trabalhei deste cedo para ter o meu dinheiro e sempre ficava feliz com a quantia que ganhava, porém infelizmente não me ensinaram sobre poupar dinheiro e investir ele, mas sempre planejava o que queria comprar.

Espero que todas as crianças um dia tenham acesso há esse conhecimento!

23 curtidas

Infelizmente é a realidade de muitos brasileiros @guilhermereistg, por isso vemos tantas pessoas inadimplentes no nosso país :pensive:.

17 curtidas

Top demais o tópico, @Valquiria. Tá mais que certa ensiná-lo a poupar e mexer com o dinheiro desde criança. Ensinar desde pequeno é um estímulo que no futuro será de grande agradecimento para você por ter concedido tal ensinamento a ele.

É isso aí! Onde já se viu a pessoa ter 200 reais e querer comprar algo de 300 sem condições ao certo? A dívida vem!! :smiling_face_with_three_hearts::stuck_out_tongue_winking_eye:

15 curtidas

Arrasou demais Val quando começamos a ensinar desde cedo no futuro teremos muito mais pessoas usando seu dinheiro com consciência

19 curtidas

Excelente tópico @Valquiria. É ensinando as crianças de agora sobre esses tópicos de educação financeira que teremos adultos cada vez mais conscientes financeiramente.

17 curtidas

Belo tópico Val. Parabéns. Embora não tenho filhos, mas concordo e assino embaixo em tudo q vc disse. Educação financeira já começa na infância mesmo, pode ter certeza q quando ele se tornar adolescente, adulto, já tá na mente dele essa educação.

:hugs::hugs::hugs::hugs::hugs:

19 curtidas

Com certeza @Caique, assim as crianças já crescem sabendo usar da melhor forma o dinheiro delas

13 curtidas

Verdade @Willian_Peixoto e @marcos_yi, infelizmente grande parte das escolas não tem a disciplina de educação financeira para nos dar um suporte, o que é muito triste :pensive:, então cabe a nós responsáveis educar sozinhos os pequenos.

16 curtidas

giphy (3)

Mamãe coruja que não dorme no ponto de não ensinar ao filho sobre o básico do serviço financeiro. Mandou bem, @Valquiria. :crossed_fingers:t4::purple_heart:

17 curtidas

@Valquiria Minha querida, Parabéns pelo tópico. É ótimo ensinar as crianças desde de pequenino e você está fazendo o certo. Filhão quando tiver mais velho vai te agradecer pelos ensinamentos.

Ps: seu filho está lindo DEMAIS! :star_struck:

18 curtidas

Obrigada @Kleber_Vieira1, e já anota essas dicas aí pra quando você tiver seu pequeno,.mas vale você ajudar as crianças da sua família também

16 curtidas

Obrigada @Caique e @Nina_B.P :purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

14 curtidas

Que belo tópico Chefe @Valquiria :rose:

Eu sou suspeito pra falar sobre minha educação financeira e sobre ensinar minhas filhas tbm!

Importante sempre é o exemplo que passamos para eles, em todas as coisas!

É falar e fazer. :money_mouth_face::money_mouth_face:

Parabéns ! :fist_right::fist_left:

:metal::metal::metal::metal:

19 curtidas

Parabéns pelo filhote @Valquiria , tenho certeza que ele é tão inteligente e querido quanto a mãe. :clap:t4: :clap:t4: :clap:t4: :clap:t4: :clap:t4:

E realmente, devemos ensinar as crianças desde pequenas a serem responsáveis e conscientes quanto ao dinheiro e seu valor.

16 curtidas

Que bela inspiração @Valquiria. Parabéns, mandou muito bem! :clap:

14 curtidas

Verdade @Itamar o exemplo também é essencial, não adianta ensinar os pequenos e fazermos ao contrário pq eles observam tudo :joy:

13 curtidas

Obrigada @RogerioM e @Julian_Lopes :purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

13 curtidas