Bom dia, boa tarde e boa noite seus lindos e lindas!
Galera, infelizmente o nosso país não incentiva o estudo sobre dinheiro, mais do que isso até, a nossa cultura não facilita essa conversa, seja na escola, em casa ou entre amigos.
Com exceção de uma minoria que construiu riqueza do zero e tenta passar essa preocupação e ensinamentos para seus filhos, a grande massa vê a riqueza como algo pejorativo (embora gostariam muito de serem ricos).
Tá…
Mas, por que estou dizendo isso?
O Nu Bank é uma das soluções maravilhosas dessa era pós-digital, a inovação tem nos ajudado muito e eu acredito fielmente, que embora aconteça tragédias e ficamos sabendo de coisas horríveis, estamos vivendo na melhor era de todas até hoje.
Então, já que o Nu Bank já nos ajudou com seus serviços a melhorar nosso relacionamento com o dinheiro. Vamos nos ajudar enquanto sabedoria para tratá-lo bem? E quando digo tratar bem, quero dizer: gastar menos que ganha e melhor, fazer ele trabalhar para você – investir bem, doar para causas que farão a diferença no mundo, enfim, tudo que beneficie essa relação homem x dinheiro.
Dinheiro deve ser um meio, não um fim.
~Hélder Sena de Souza
Quem topa?!
Só deixar nos comentários livros, hábitos, séries, documentários, apps ou qualquer outra coisa que vocês acreditam que pode agregar na saúde financeira.
Eu começo!
Livros
Pai Rico e Pai Pobre – Robert Kiyosaki, Sharon Lechter
Do mil ao milhão “sem cortar o cafézinho” – Thiago Nigro
Os segredos das mentes milionárias – T. Harv Eker
Smart Money – João Kepler
O homem mais rico da Babilônia – George Samuel Clason
Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi
Bônus: As armas da persuasão – Robert Cialdini (não é um livro de finanças, mas, explica as técnicas que os vendedores usam para te convencer a comprar até aquilo que não precisa, ao mesmo tempo em que te ensina a negociar e economizar)
Filmes
A grande aposta (The big short) – uma comédia dramática sobre a crise de 2008, mas, contando a história de um grupo que lucrou encima da queda de Wall Street.
Trabalho interno (Inside Job) – também sobre a crise de 2008, desta vez quase no formato de um documentário, detalhando os bastidores que levaram ao colapso e como o mundo financeiro e o político são “amarrados”.
O lobo de Wall Street – apesar de ser um clássico e todo mundo talvez ter visto, é importante por uma mensagem: o sucesso é doloroso e dá trabalho, dinheiro que vem fácil, vai fácil.
Aplicativos
Aqui pessoal, sei que aplicativo é muito particular, porque envolve a forma que preferimos nos organizar. No meu caso, uso os apps dos bancos onde tenho conta + o Guiabolso + uma planilha de excel (acho que tem tanto pra android quanto pra iOS).
Pra quem leu até aqui, muito obrigado! Essa é a minha contribuição, apesar de ter mais material, eu prefiro ver nos comentários o que a galera anda lendo, estudando e o comportamento, porque ainda tenho muito a melhorar e quero aprender com vocês!
Bora construir um Brasil mais próspero e responsável financeiramente.
Grande abraço!