A taxa de IR cobrada é reduzida com o tempo. Suponhamos que eu invista R$ 1000,00 apenas e deixe lá, a taxa de IR cobrada é de 22,5% até 180 dias, quando passa a ser de 20%.
Isso significa que até 180 dias os rendimentos possuem essa redução de 22,5% para o imposto, e que após esse período, irão render com uma redução de apenas 20%
ou
Que até 180 dias, eu terei uma redução de 22,5% dos rendimentos, e após esse período, eu receberei os 2,5% que ficaram contidos para o imposto?
O imposto só é cobrado no momento do resgate.
Enquanto estiver aplicado, o rendimento será constante, conforme o que foi oferecido pela entidade bancária.
Mas como isso funciona nas Caixinhas. Se na caixinha está mostrando que eu tenho R$ 1.500, eu posso resgatar esse valor completo, correto? Ou será reduzido algum valor na cobrança?
Sim, você pode resgatar tudo, mas vai depender das condições da sua caixinha. Se for resgate imediato no mesmo dia, geralmente cai na hora. O imposto é apenas sobre os rendimentos. Se você aplicou 1000 e o saldo está em 1010, o imposto será 22,5% sobre os 10 caso resgate antes de 180 dias. A partir de 2 anos o imposto é de 15% sobre os rendimentos.