Empréstimo FGTS

Boa tarde, pessoal
Fiz um saque do FGTS e primeira parcela iria vencer em 2024, mas paguei tudo de uma vez só.
Minha dúvida é o valor volta para o FGTS?

6 curtidas

De modo resumido, qualquer valor retirado da conta do FGTS não retorna para a conta do FGTS.

Saque extraordinário: Quem fez movimentação de qualquer valor do saque extraordinário não terá o saldo remanescente retornado à conta do FGTS.

6 curtidas

Bem, então eu não entendi a dinâmica:

  1. Liberei para o Banco pegar o valor no FGTS;
  2. O Banco me liberou um valor x para ir cobrando em y tempo;
  3. O Banco disponibilizou a possibilidade de pagar tudo em 1x, assim eu fiz;
  4. Se eu já paguei, o Banco irá descontar do FGTS já que o valor não retorna, neste caso o Banco recebe 2x?
4 curtidas

Existem 2 tipos de empréstimos de FGTS:

  1. No primeiro modelo, o banco te empresta uma quantia em dinheiro e retém o mesmo valor do seu FGTS como garantia de pagamento. Ao terminar de pagar o empréstimo do banco, o valor do FGTS retido é liberado.

  2. No segundo modelo, o banco te empresta uma quantia em dinheiro e o pagamento do empréstimo é feito através do seu saldo do FGTS automaticamente (o banco recebe o valor diretamente do seu saldo do FGTS).

No segundo modelo, você estará pagando o empréstimo automaticamente através do seu saldo do FGTS. Nesse último caso, você perde o valor que foi retirado do seu FGTS.

Você precisa verificar junto ao banco, qual a modalidade de empréstimo que foi contratada (geralmente vem descrito no contrato de empréstimo).

6 curtidas

Na verdade, você fez um empréstimo com garantia do saque aniversário do FGTS, o valor não foi debitado da conta do FGTS.

Como vc ja pagou, está tudo certo, o banco não vai te cobrar nada.

A data do pagamento provavelmente estava agendada para o dia que você receberia o saque aniversário, como você ja pagou, nessa data não haverá cobrança por parte do banco, e você vai receber o valor do saque na sua conta normalmente.

6 curtidas

Obrigada

2 curtidas

O banco não é nada bobo, deve usar o seu valor disponível no FGTS como garantia. Creio eu.

1 curtida