Empréstimo ou consórcio

Gente me ajuda quero compra minha casa mas não sei se faço um empréstimo ou um consórcio
Acho o consórcio demorado demais e o empréstimo caro demais não sei o que fazer qual o melhor e se tiver outras idéias por favor :pray: manda pra mim :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile: sei que não é a proposta da comunidade mas aqui tem bastante gente entendida de finanças e sou um pouco leiga nesses assuntos.

4 curtidas

Eu também não entendo muito, mais eu prefiro fazer um empréstimo, a depender dos valores das parcelas

1 curtida

Boa noite @Daniella_Da_Silva tá certo que esse não é o objetivo da comunidade, mas vamos dar um palhinha né?
Então, vou te falar minha experiência com ambos, consórcio e financiamento(empréstimo), nesse caso você precisa levar em consideração sua necessidade pelo imóvel.
O consórcio é demorado, será? Isso depende, pq se você entrar num consórcio que te permita dar altos lances, você poderá ser contemplada bem antes do que imagina, foi através de consórcio que eu comprei minha primeira moto, quando eu tava com 3 meses, dei um lance de 35% e fui contemplado. Ou seja, o consórcio é recomendado pra quem não tem muita pressa em adquirir o produto.
Já o financiamento ou empréstimo, é recomendado pra quem tem urgência em adquirir o produto, mas aí é onde entra a facada, os juros e apetrechos que os bancos embutem, normalmente fazem você pagar o dobro o mais do que o produto vale. Minha casa eu comprei atravéz de financiamento imobiliário pela Caixa, 30 anos pagando. Nesse caso o ideal é dar uma boa entrada, por que o valor das parcelas diminuem, ou seja, quanto maior a entrada, menor ficam as parcelas. Eu usei todo meu FGTS como entrada e financiei o restante.

7 curtidas

Como disse o @Mr.Xis, são produtos diferentes para realidades diferentes. O consórcio só vale a pena se vc não tiver pressa ou puder, dentro de um prazo planejado, dar lance. Em grupos iniciais, dificilmente vc contempla com menos de 60% do valor. Com o andamento, este valor vai caindo. Então, vc precisa analisar sua pressa e ver quanto tempo teria de “paciência”. Em seguida, verificar se com o valor que vc já tem mais o que conseguiria economizar, conseguiria atingir um valor suficiente para lance. Ah, se vc é do tipo que tem sorte, pode ser contemplada por sorteio, daí não precisa ter nada rsrsrs Também compare a parcela do consórcio com a do financiamento e veja quanto conseguiria poupar ao longo do tempo que admite esperar em um consórcio.
Finalmente, pegue um empresa de qualidade. Não acredite nos picaretas com promessa de carta contemplada ou contemplação rápida. Leia o contrato e se for entrar em grupo em andamento, peça para ver os percentuais de contemplação das últimas assembleias.

Se optar pelo financiamento, é caro mesmo mas é o preço da comodidade. Aprovou, pegou o bem e acabou. Bem, dependendo dos juros, vai demorar para acabar…

3 curtidas

Muito obrigado
Realmente tenho pressa foi bom perguntar aqui. Obrigado a todo mundo da comunidade e de novo desculpa.

4 curtidas

Sempre que precisar estamos a disposição

1 curtida

Obrigado a todos que me responderam realmente me tiraram uma dúvida obrigado por serem atenciosos e de novo desculpa pois não é o foco aqui

1 curtida

É um prazer ajudar , e não precisa se desculpar

1 curtida

Se tem pressa, é financiamento. Mas faça o possível e o impossível para ir abatendo o saldo devedor. Poupe, use FGTS, 13o, etc, o que puder e diminua seu saldo sempre que possível. Melhora um pouco a dor :smile:

3 curtidas

NuBank me enviou isso por e-mail
Gostei muito da sinceridade na explicação