Empréstimo para investir no estudos

Oiê, começando na comunidade agora e queria compartilhar algumas dúvidas e “ouvir” as sugestões dos mais experientes.
Sou estudante de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, ingressei recentemente e estou indo para o segundo período, tenho 19 anos e há 2 meses terminei um contrato de 2 anos do programa Aprendiz Legal, do Ciee com a empresa que me contratou: NCR BRASIL S./A (inclusive por insistência do meu gerente entrei para Nu).
Tenho o sonho de garantir a fluência em outro idioma e meus pais já investiram nesse sonho no passado, mas não obtive êxito, não consegui terminar por motivos financeiros mesmo.
Hoje tô tendo a oportunidade de entrar para uma escola de idiomas, a Fluency Academy, com um preço muito bom. Tenho até uma grana, mas guardei na Nu e não queria mexer nela por enquanto, já que coloquei a data de resgate para janeiro de 2022.
Pensei eu aumentar o limite do cartão de crédito, mas acho difícil ser aprovado já que recentemente eles aumentaram.
A única opção que consigo ver é o empréstimo. Vocês poderiam ajudar-me nessa decisão? Seria extremamente grata!

5 curtidas

Antes de mais nada, quero te parabenizar pela iniciativa de estar correndo atrás dos estudos e do trabalho mesmo sendo tão nova, é exatamente isso que esperamos das novas gerações!

Quanto a questão do novo idioma, particularmente não acho tão interessante você iniciar sua vida profissional e acadêmica já com uma dívida nas costas, então vou trazer algumas alternativas para você avaliar a viabilidade antes de optar definitivamente pelo empréstimo. Não sei no Maranhão, mas aqui no Ceará, a Universidade Federal e a Universidade Estadual oferecem cursos de idiomas gratuitos a cada seis meses pelo Centro de Linguagens e Idiomas, você já verificou se não existe algo semelhante por aí? Também já viu a possibilidade de algum curso online que não te onere nesse primeiro momento, como o Prime Cursos ou o Coursera?

Vou deixar uns links aqui que encontrei e podem te ser úteis. Se encontrar mais edito o post e jogo aqui dentro também!
Curso de Inglês Básico Online Grátis | Prime Cursos
Curso de Inglês Intermediário Online Grátis | Prime Cursos
English for Common Interactions in the Workplace: Basic Level
English for Career Development
Só Língua Inglesa
Língua Inglesa: Basic Review – Fundação Bradesco
Língua Inglesa: Adjectives – Fundação Bradesco
Língua Inglesa: Verbs in the future – Fundação Bradesco
Curso Gratuito e Online de Inglês pelo Kultivi
Dicas de pronúncia no idioma Inglês

17 curtidas

Tá aí gostei @Vittoria_Cunha. Acho q vou fazer esse curso de inglês também pq n sei nada de inglês. :hugs::hugs::hugs::hugs::hugs:

11 curtidas

@Vittoria_Cunha Noossa, Vitória, muito obrigaada!
Na UFMA, o Centro de Linguagens e Idiomas oferece sim, cursos de idiomas, mas para quem é ingressante de 2020.2 tem que pagar a taxa de matrícula e materiais.
Vou considerar as opções dos cursos online gratuitos, pelo menos nesse primeiro momento.
Muito grata ! :smiling_face_with_three_hearts: :pray:t5:

11 curtidas

Tem também o Duolingo, um aplicativo de celular que é bem básico, mas que serve bem para introduzir o idioma e expandir o vocabulário. Faça isso amigo, ninguém nunca se arrependeu do tempo que empregou estudando!

Faça isso, quem sabe daqui a alguns meses você não consegue um estágio na área da sua graduação e acaba tendo condições de pagar um cursinho de inglês bacana! Aí você já vai possuir os conhecimentos básicos e não vai precisar iniciar do zero :hugs:

9 curtidas

Complementando :wink:

7 curtidas

Ei, @Rayra_Guimaraes , tudo bem, minha conterrânea? Sou maranhense também, fiquei encantado pelo seu apreço pelos estudos e gostaria de te ajudar. Por coincidência, minha esposa fez o semestre introdutório de inglês no NCL ano passado e o material dela tá aqui em casa, se for te ser útil posso te entregar onde for mais cômodo pra você aqui em São Luís. Em relação ao valor do semestre, achei tão baixo que é quase simbólico comparado aos preços de outros cursos de idiomas. Estudo francês no NCL atualmente, e sei que o IEMA lá do Centro Histórico também disponibiliza curso presencial de idiomas gratuitamente. Já deu uma olhada lá?

9 curtidas

Parabéns pela perseverança em aprender um novo idioma! Com certeza esse conhecimento é algo que agregará muito na sua vida profissional e até pessoal! :clap:

Eu mesmo gosto bastante de estudar e treinar inglês, mas de um tempo pra cá eu desanimei bastante e parei de estudar. Aí recentemente eu tive a oportunidade de realizar uma entrevista em inglês e fui treinar correndo tentando ganhar o tempo perdido! É óbvio que essa não é a melhor estratégia e pouco aprendi nessa “correria”!

Mas no fim eu consegui fazer a entrevista e me saí bem até. Fiquei feliz demais e acabei encarando isso como uma nova chance de voltar aos estudos! :smiley:

Não desista, a estrada é longa mas no fim compensa! :grinning_face_with_smiling_eyes:

Parabéns pela nobre atitude amigo! :clap:

8 curtidas

Parabéns pelo compilado @Vittoria_Cunha, excelente. :clap:t4::clap:t4::clap:t4:

1 curtida

Muito obrigado @Vittoria_Cunha por essas dicas de cursos :purple_heart: Já me escrevi e vou começar.
Obrigado demais por compartilhar com a gente tanto aprendizado e empatia :blush:

1 curtida