[Enquete] Criptomoedas: Taxas Muito Altas ou Justas?

Bom dia pessoal,

Atualmente, vejo várias pessoas ao redor frustradas com as taxas do Nubank. Algumas já até migraram de plataforma para operar criptomoedas.

As taxas atuais do Nubank variam de 0,6% a 1,2%, e embora pareçam pequenas, acumulam valores altos em várias operações diárias ou mensais. Outras corretoras, cobram menos de R$ 5 para valores ate R$ 10.000.

Abaixo está uma tabela com as taxas atuais para diferentes valores de operação:

Valor de Transação Taxa de 1.2% Taxa de 1% Taxa de 0.8% Taxa de 0. 6%
R$ 100 R$ 1,2 R$ 1 R$ 0,8 R$ 0,6
R$ 500 R$ 6 R$ 5 R$ 4 R$ 3
R$ 1.000 R$ 12 R$ 10 R$ 8 R$ 6
R$ 5.000 R$ 60 R$ 50 R$ 40 R$ 30
R$ 10.000 R$ 120 R$ 100 R$ 80 R$ 60
R$ 50.000 R$ 600 R$ 500 R$ 400 R$ 300
R$ 100.000 R$ 1.200 R$ 1.000 R$ 800 R$ 600

Os: Valores parecem baixos, mas somem o total das transações que fazem nos dias e verão o montante somado das taxas cobradas…

Pensando em conhecer melhor a comunidade e saber o que acham das taxas atuais, elaborei essa enquete. Se puderem participar, será uma ótima oportunidade para entendermos melhor a ferramenta e, quem sabe, essas ideias chegarem aos desenvolvedores.

Como você avalia as taxas atuais de transações em criptomoedas?

• Muito Altas
  • Altas
  • Razoáveis
  • Baixas
  • Muito Baixas
  • Não tenho opinião formada
0 votante
7 curtidas

Na verdade as taxas vão até 0,4% e 0,2%. Mas isso não está sendo disponibilizado para todas as contas e ninguém sabe porquê. O Nubank ainda não explicou estas diferenças.

Na minha conta só tem opção de alcançar 0,4% e nada de 0,2% como alguns por aí. Queria muito saber porque.

Sem contar o spread oculto do Nubank que nunca da pra saber quanto o sistema deles vão cobrar, ao qual eles aplicam aumentado o valor da cotação da cripto em uma compra e diminuindo em uma venda.

Então com certeza é SUPER ALTA. Acabei marcando Alta, mas errei, são MUITO ALTAS

6 curtidas

A minha só aparece ate 0,6% …Complicado essas taxas divergentes sem motivos, tenho conhecidos que operam pouco e aparece 0,4% e conhecidos que operam muito que aparece 1,4% e 1,2%

E concordo contigo, sempre na compra, é realizado um valor acima de mercado, e na venda, sempre vendem em um valor abaixo, diminuindo o lucro e aumentando as percas…

Acredito que deveria ter taxas justas exemplo 0,1% ou 0,05%, existem corretoras que cobram ate 0,01% cobrando apenas 1 real em operações de 10.000 e o Nubank cobrando de 60 a 120 reais

Tenta alterar sua resposta, acredito que seja possível.

3 curtidas

As minhas taxas estão alinhadas à sua demonstração.

6 curtidas

Nem tenho cripto direito no Nubank e a minha vai ate 0,2%

o porque disso nao sei explicar

5 curtidas

Muito estranho… opero constantemente e minha taxa mínima é 0,6%.
Falando com o suporte, informaram que para ter taxas mais reduzidas preciso ter mais negociações em 45 dias :clown_face:

1 curtida

Você consegue mandar um print aqui? Porque daí vou reclamar lá no chat com provas de que estes 0,2% existe só para alguns

2 curtidas

Saudades quando dava pra tirar print do Nubank kkkkkk

Voltar pro Ios namoral

Enfim ta ai…

4 curtidas

Taxa em 0,6 pois nos ultimos 45 dias negociei uns 800 reais em cripto

3 curtidas

Minha taxa esta em 0,6 e movimentei bastante nos últimos meses…
Muito errado essa avaliação injusta.
Entrei em contato e disseram que as taxas é conforme a pessoa opera e o volume… não tenho o que fazer…
No fim, quem opera bastante vai tomar taxas altas e quem opera pouco ou quase não opera … ganha taxas baixas… :clown_face:

2 curtidas

Entrei em contato e falaram que iriam registrar meu interesse na taxa reduzida. Não sei se vai fazer alguma diferença, mas vou esperar pra ver. Se não disponibilizar o 0,2% pra mim vou reclamar de novo

3 curtidas

Agora criei mais interesse em investir em cripto pelo Nubank ( embora cincentrar tudo num banco so nao seja o ideal). Mas aposto que o rendimento do USDC e a taxa reduzida vao sumir por ja terem “atraído” o cliente pra carteira kkkk

3 curtidas

Se não reduzirem essas taxas abusivas acredito que não meu caro.

Se operando todo dia ou 30 vezes no mês com um valor de 1.000 em uma taxa de 0,8%, no mes vc pagaria no total mais de 240 reais só em taxas de compra e venda no Nubank, coisa que em outras corretoras você pagaria no total menos de 40 reais e sobraria 200 reais pra ti.

Imagine operar 10.000 em uma taxa de 0,8% 30 vezes? Pagaria no total mais de R$ 2.400 só em taxas… e em outros lugares daria no total menos de R$ 400 reais, sobraria 2.000 pra ti.

Agora imagine operar mais de 100 vezes no mês ou valores maiores…

Pessoal que esta vendo essas injustiças e taxas altas estão saindo fora … se tirarem esse rendimento de USDC e as taxas reduzidas que são bem altas…
ai a área de cripto vai sofrer bastante e pode virar “Nucoin”

2 curtidas

Olhando nesse sentido a taxa 0,2 ao investir 10mil ainda esta alta comparando com outras exchanges, espero que o Nubank coloque taxas mais atrativas para cripto um dia

3 curtidas

As Exchanges do Brasil? E uma das menores, se não a menor.

Se diz, binance (internacional) é extremamente impossível comparar pelo tamanho da base de clientes, (200 países), +30 tipos de produtos só em cripto…

Infelizmente, não tem comparação, ainda mais com a custodia internacional e ainda em Dólares. Traders bot 24 hrs… E etc…

2 curtidas

@Lucas.R
As Exchanges do Brasil? E uma das menores, se não a menor

Sim, isso mesmo, me referi sempre a corretoras nacionais, tem varias com corretagem muito abaixo do valor do Nubank, se fosse elencar as empresas, diria que Nubank esta entre as maiores em taxa de corretagem.
Corretoras Internacionais a corretagem menor ainda, chegam a ser
menos de 0,001% e ate Zero.

Não vou citar nomes e nem produtos, mas pesquisando vc consegue achar varias para comparar

Pesquise no Youtube “Melhor corretora de croptomoedas para 2024”, veja uns 5 videos focando nas taxas e vai conhecer algumas que cobram muito abaixo de 0,2%

2 curtidas

Boa… Mas, só pra análise, taxa não é tudo que deva olhar, tá.

Quando me refiro ao Nubank cripto, sendo o melhor nas taxas é porquê em um todo é o melhor.

O motivo é bem simples: Taxa + Slippage + Spread.

Eu já fiz, testes em todas as plataformas brasileiras conhecidas ou pouco conhecidas e o resultado é péssimo, devido a esses 3 itens citados acima (taxa, slippage e spread). E quando não, depois de vender, tinha uma taxa para sacar o valor em R$

Basta comparar estes 3 itens e vai mudar de opinião a cerca de Exchange brasileira;

Ex. (Valores fictícios)

Coinmarketcap → Índice “baseado” do mercado, vulgo da Binance.

Preço do BTC: R$600 mil (COINMARKETCAP)

Nubank cripto:

→ Preço do BTC no Coinmarketcap: R$690 mil
→ Preço do BTC na Nucripto: R$590 mil (exemplo)

→ Taxa na compra e venda (entre): 0,6% a 0,2%

→ Slippage: (600 mil - 590 mil)/590 mil = 1,69% (valor fictício só pra calculo)

→ Spread na compra:

• No gráfico do Nubank cripto = 1 BTC é R$590 mil.
  • Na última tela pra confirmar a compra = 1 BTC sai a R$585 mil. (No Nubank cripto, o desconto vem nas cotas e é só dividir o preço que descobre a taxa do spread - uns 0,5% ou 0,05% geralmente.)

*Posso ter trocado entre spread e slippage, sempre confundo, mas, acredito que ficou claro o que eu queria dizer…

Conclusão: Na soma das taxas em si e/ou em qualquer corretora, você não tem, somente 0,2% de taxa total na compra e venda, mas bem mais que isso.

Então, quando uma corretora diz “taxa mais barata” pode ter certeza que o spread ou o slippage está super alto…

Em outras palavras, acreditam que estão comprando 1 kg de algo mais barato, mas, na verdade estão é pagando mais caro por algo (slippage) e recebendo menos kg (spread).

Por mais que eu odeie taxas, nada que ser verdadeiro a respeito de algo que no final das contas, faz é prejudicar você financeiramente. E por isso, todo mercado de cripto têm essas 3 taxas maravilhosas…

No mercado cripto (Brasil ou Internacional), não acredite em taxa zero/gratuito. Isso não existe, até o momento.

5 curtidas

@Lucas.R Obrigado pela sua observação.
Achei bem legal a explicação e uma coisa que disse é exatamente o que estou vendo no Nubank. As taxas, slippage e spread realmente pode ser complicada e muitas vezes, em grande parte, não é transparente para os usuários. Mas independente, 0,2% ainda é alto…

@Lucas.R
Em outras palavras, acreditam que estão comprando 1 kg de algo mais barato , mas, na verdade estão é pagando mais caro por algo (slippage) e recebendo menos kg (spread).

Sinto que to comprando 1 kg, ta vindo 800gramas, to vendendo por 2kg e estão vendendo por 1,7kg (Isso fora as super taxas)

A questão que estou levantando é sobre a estrutura de taxas do Nubank Cripto, que parece ser injusta. Eles oferecem taxas altas e no caso taxas mais altas, de até 0,8% e 0,6%, para quem opera grandes volumes, enquanto oferecem taxas mais baixas, de 0,2% e 0,4%, para quem quase não opera. O argumento em chat, atendimento e chamado técnico deles é que, para reduzir as taxas, é necessário operar mais, mas essa lógica não faz sentido.

Normalmente, espera-se que quem opera mais tenha acesso a taxas mais baixas como um incentivo. No entanto, no caso do Nubank Cripto, parece que o oposto está acontecendo. Isso é frustrante para os usuários que realizam operações de maior volume, pois acabam pagando mais.

Além disso, frequentemente percebo que minhas operações são vendidas abaixo da cotação atual e compradas acima do valor de mercado. Os gráficos e porcentagens das criptomoedas na plataforma às vezes não refletem a realidade, sendo necessário acompanhar em ferramentas externas para obter informações precisas.

Portanto, a estrutura de taxas do Nubank Cripto não é justa e não incentiva operações de maior volume de forma adequada. Isso precisa ser reconsiderado para que a plataforma seja mais transparente e justa para todos os usuários.

2 curtidas

Na minha opinião para comprar criptomoedas como Solana (SOL), Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) de forma mais econômica, é recomendado manter suas economias em stablecoins.

Por quê?

• Taxas menores: Ao trocar (swap) suas stablecoins por outras criptomoedas, você costuma pagar taxas menores do que em outras formas de compra.
  • Proteção contra a inflação e volatilidade: As stablecoins são vinculadas a moedas estáveis como o dólar, protegendo seu dinheiro da inflação brasileira e da alta oscilação do mercado de criptomoedas.
  • Renda passiva: As stablecoin tem um rendimento passivo como se fosse um CDB só que rendendo em dolar digital.

Tenho um topico que fala um pouco sobre experiencias com a plataforma vou deixar o link abaixo:

1 curtida

Realizar trocas (swaps) é pegadinha pra quem quer controlar as operações.
Mesmo sendo taxas menores, os cálculos para conversão, apurar ganhos, percas, declarar IR… não vale a dor de cabeça.
Ao menos, é uma dor de cabeça pra quem opera muitas vezes durante os dias e semanas.

1 curtida