Entenda o papel do Fundo Garantidor de Créditos - FGC
Cliquem nas imagens para ampliar!
Para quem tem investimento(os) é muito válido e necessário conhecimento sobre o fundo e suas funções no papel de garantidor no mercado.
Parabéns pelo tópico @laetemn .
É apenas uma garantia para bancos pequenos, pois dificilmente bancões quebram, já que o governo os garante.
O governo federal brasileiro não garante banco algum, exceto dois bancos: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Um bom exemplo que o governo não está disposto a salvar bancos, é o caso do Banespa. Que faliu e não foi socorrido pelo BACEN, ao contrário, foi vendido para o Santander.
O FGC é destinado a todas as instituições financeiras obrigadas a depositar dinheiro na conta do FGC (todos os bancos e mais algumas outras instituições financeiras - conforme regras do BACEN), sendo utilizado para socorrer essas instituições (na medida do possível).
O BACEN pode intervir na instituição financeira (através de um interventor escolhido pelo BACEN), e o banco terá um prazo para tentar se recuperar (devendo apresentar um plano de recuperação), e se mesmo isso não resolver a questão, a falência é decretada.
Aliás, praticamente nenhum governo garante banco algum…
Outro bom exemplo é nos EUA, desde 2001, os Estados Unidos registraram a falência de 563 bancos, cujos ativos totais somados (em valores nominais, sem correção) eram de US$ 1,09 trilhão, segundo dados da FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), agência federal dos EUA que cuida das garantias para depósitos bancários.
Oficialmente não. Mas se colocar em risco a economia do país, o governo faz seus arranjos.
Se trata de um banco estadual, não causaria nenhum mal a economia do país sua quebra.
Teve uma vez que comprei uma LC e a financeira “quebrou”. O FGC garantiu e sem maiores transtornos, consegui pegar o dinheiro de volta (capital + rendimentos até a data da “quebra”)