Entenda o que é a chave Pix

A Chave Pix , como o Banco Central definiu, funciona como um atalho para os dados de agência e conta, facilitando a nossa vida. Você poderá cadastrar uma chave pra vincular sua conta no Pix, que pode ser seu número de celular, CPF, CNPJ, e-mail ou chave aleatória, que é um código criado pelo próprio Pix.

Se você tiver mais de uma conta bancária, poderá cadastrar uma chave para cada conta. E não precisa se preocupar: a chave só serve pra alguém te pagar , então é super segura :wink:

16 curtidas


Show of ball jovem mestre @johnfranca :grin:

4 curtidas

Vou até salvar esse tópico aqui para quando perguntarem não perder tempo digitando.

Parabéns pelo ótimo conteúdo, @johnfranca. :purple_heart:

3 curtidas

Só quero ver como vai funcionar para os fanboys de contas digitais.

Porque a chave é única, então vc pode vincular o cpf em uma conta, o e-mail em outra, o celular em outra, mas e pra quem tem dezenas de contas? :laughing:

Vai ter que criar dezenas de e-mails e lembrar qual e-mail vinculou em qual conta. Acho que vão acabar não cadastrando em todas.

Outro detalhe é que não sei se é possível alterar a chave depois de criada. Não vi comentarem nada sobre isso ainda. Se alguém souber, posta aí.

Falo isso porque o inter liberou um pré-cadastro e muitas pessoas já foram lá fazer. Muitas vincularam o CPF na conta do inter e agora perceberam que era melhor deixar o cpf na conta do nubank :laughing:

1 curtida

Provavelmente poderá ser alterado sim.

Não necessariamente, acredito que poderá gerar códigos aleatório para cada chave.

Pelo o que eu entendi não. Cada chave vai ser única.

Se, por exemplo, eu vincular o meu cpf na conta do nubank, eu passo só o cpf pra pessoa e ela ao realizar a transferencia, o dinheiro entra direto na minha conta. Sem precisar em informar banco, agencia, número de conta, nada. Cada chave vai estar vinculada com uma única conta.

1 curtida

Sim, o CPF vai ser uma “chave”, assim como o número de telefone e etc…
Mas também vai poder gerar outros códigos/chaves aleatórios para receber a transferência e vincular em outra conta. Mas eu acredito que isso também poderá ser alterado não vai ser tipo, botei essa conta e tchau! Não acredito que vai ter essa falha tão grande.

Portabilidade de chaves

Caso o usuário mude de instituição financeira, é possível fazer a portabilidade de chaves para seu novo banco e conta, como é feita a portabilidade de salário, por exemplo. A portabilidade deve ser pedida na nova instituição onde você deseja fazer o registro – e a confirmação, na instituição onde você havia feito o registro inicialmente.