Entenda o suposto vazamento NuBank

Boa tarde pessoal,

Muitos de vocês já devem ter visto um tópico fixado da @EquipeNuCommu na página principal da NuCommunity sobre o suposto “Falso vazamento de dados de cartões”, como o NuBank é sempre transparente em relação aos seus serviços e produtos vindo nos comunicar sobre o falso acontecido é natural que algum de vocês se perguntarem se é possível clonarem o meu e o seu cartão seja de débito ou crédito. Para os leigos que talvez não saibam como funciona a parte técnica dos cartões eu explicarei a segurança engajada nos roxinhos que nós tanto amamos.

O algoritmo responsável pela criação dos nossos roxinhos é o algoritmo de Luhn, ele é um método de cálculo que se baseia em duas rotinas tradicionais que são elas Módulo 11 e Módulo 10, esse algoritmo não é exclusivo para cartões pois o modus operandi desse algoritmo se aplica em também nos nossos CPFs e CNPJs, essa tabela de dispersão foi criada por H. P. Luhn quando trabalhava na IBM em 1953, um exemplo de uso dessa fórmula maravilhosa é quando você faz uma compra online com o seu roxinho, a plataforma verifica se o número digitado na compra é válido de acordo com o algoritmo de Luhn junto ao código verificador correspondente ao seu cartão para dar prosseguimento a sua compra. Os números do seu roxinho pode dizer muitas coisas sobre ele, por exemplo:

Um exemplo de BIN do NuBank: 516230

Número do cartão: 5162 3051 8167 3076 (BIN)
Bandeira: 5162 3051 8167 3076 (Mastercard)

Os números depois da BIN são os números que a instituição financeira/banco usam para identificar o cliente do cartão.

É através da geração pela BIN que pessoas má intencionadas usam para divulgar notícias falsas relatando vazamento de dados, muitas vezes até por motivos de ganhos financeiros por meio da falsa notícia de vazamento ou até mesmo prejudicar a boa imagem que a instituição financeira/banco tem.

OBS: Este tópico foi para informar o funcionamento técnico dos cartões e como pessoas más intencionadas usam ao favor de prejudicar a imagem de vários serviços ou produtos, o cartão usado no tópico é fictício e foi gerado exclusivamente para a demonstração para o uso desse tópico.

Obrigado!

10 curtidas

Muito boa a explicação, realmente seu post complementa a informação da @EquipeNuCommu no tópico:

Parabéns!

2 curtidas

Ótimo tópico, tenho certeza que boa parte pensam que todos esses número são aleatórios.

2 curtidas

Acontece que o cartão Nubank da minha esposa foi clonado essa noite, fizeram tentativa de compras, ainda bem que sempre a orientei para deixar o limite baixo e foi negado por falta de limite, porém tbm já aconteceu isso comigo e sem prejuízo, esse vazamento pode ser falso, mas tem alguma insegurança no Nubank, pois não parece coincidência.