Entendendo lista de depósitos da nuconta

Bom dia.

Duas dúvidas rápidas…

Na lista de depósitos dos rdbs do nubank eu tenho:
Valor aplicado
Saques parciais
Rendimento bruto
Ir
Iof

O valor líquido que aparece é o somatório de tudo isso. Os valores de ir e iof são provisionados, ou seja, o que você vê lá é o quanto descontaria no dia, caso fosse feito uma retirada.

1 - supondo um período de mais de 30 dias (iof 0) se eu sacar metade desse valor, quanto de ir real que foi descontado que aparece pra mim? É sempre descontada a alíquota inteira independente de quanto você saque? Onde isso aparece pra mim no nubank?

2 - se o ir não foi realmente descontado até você sacar, o montante disponível para rendimento não é o líquido que aparece, mas sim o valor aplicado - saques + rendimento, correto?

Não. Pelo que entendi é feito como se fosse uma linha do tempo… Por exemplo:

20/06 = depósito de 100 reais
20/07 = depósito de 100 reais

Você vai fazer uma retirada, ela desconta do depósito mais recente (20/07). Se você retirar 60 reais, esse depósito do dia 20/07 vai continuar sendo 20/07 até que seja zerado, mas agora com um novo valor de 40 reais.

Acho que esse raciocínio responde sua dúvida sobre os descontos.

2 curtidas

Não.

Quando vc usa o dinheiro, é retirado do mais antigo, dessa forma, pagando menos imposto.

2 curtidas

Como é cobrado o IOF e IR da conta Nubank? - Fala, Nubank

" Essa porcentagem é regressiva, ou seja: quanto maior o número de dias que o valor não for resgatado, menor será a porcentagem do rendimento que incidirá o IOF."

" a regra para ordem de retirada de depósitos na conta do Nubank – em outras palavras, quando você usa seu dinheiro para pagar contas, fazer transferências, uso no débito, etc – volta a ser aquela que prioriza o melhor rendimento para nossos clientes.

Ou seja: toda vez que você usar o dinheiro depositado na sua conta do Nubank, o depósito “retirado” será aquele que garante os melhores rendimentos líquidos para você"

Conforme o que escrevi, o saque é feito a partir do mais recente, pois é o que tem maior cobrança de impostos. E o mais velho fica, porque tem maior rendimento líquido.

Você pode verificar isso olhando a lista de depósitos e datas.

2 curtidas

Sei. Mas não foi bem isso que eu perguntei. Deixa eu explicar com um exemplo:

Supondo que a gente tenha um valor de
500 reais aplicados
Lucro de 1 até o momento
Aí você faz uma retirada de metade do valor. O iof aplicado, de acordo com a tabela regressiva, não é aplicado em cima de 1 real, mas de 50 centavos, por que você não retirou o dinheiro todo, mas metade dele. Depois de passados os 30 dias, o que acontece que é que naquele negócio de ressarcimento de iof, você não recebe o total que foi descontado no mês anterior. Recebe menos, por que parte do iof ficou realmente pro banco(governo).

Minha pergunta é: isso é igual para o o ir? Como fica transparente isso pra mim no nubank.

Uma crítica : sinceramente, isso podia ser MUITO melhorado no nubank. Mas muito mesmo. O nubank tem um sistema que junta todos os depósitos e vai te indicando um rendimento geral diários, bem como imposto de renda e iof (diário). Quando passa o mês, aí tem essas histórias de ressarcimento. Na lista de depósitos, porém, não funciona assim. Lá na lista, quando você olha os depósitos individuais, não tem essa história de ressarcimento!! Você tem que se virar pra entender o que é o que todo dia. É muito ruim isso. O nubank deveria incluir uma abordagem onde tudo fosse totalmente transparente, como uma linha do tempo do seu dinheiro, quanto exatamente saiu da tua conta, qual o real montante que é considerado pra rendimento. Muita coisa. Eu sei que eles tentam simplificar ao máximo pra quem é leigo só ver lá o verdinho de que rendeu algo e não se preocupar mais com nada. Mas pra quem é mais técnico e tem interesse maior de acompanhar no detalhe, é um saco.

Acredito que, o imposto de renda só é aplicado após esse dinheiro render, que no caso hoje no Nubank é após 30 dias parado.

Se você clicar em cada depósito da sua lista de depósitos vai ver isso. Por exemplo, depósitos recentes meus não possuem Imposto de Renda.

2 curtidas

Faz falta mesmo, eu gostaria de saber por depósito quanto rendeu, quanto foi pago de imposto e quanto foi ressarcido.

Ficaria mais transparente, mas não que isso afete meu dia-a-dia.

3 curtidas