Envolver o cartão com papel alumínio

Alguns usuários relataram que estão com medo de andar com seus cartões na rua e algum espertinho passar com uma máquina por perto e efetuar um pagamento pela função contactless.

Daí eu fiquei pensando :thinking:, será que colocar papel alumínio ao redor do cartão, bloquearia o NFC ao criar uma gaiola de Faraday ?

Acredito que seja uma boa gambiarra pra se proteger, pra quem tá com medo do contactless.

10 curtidas

Basta contestar a compra, colocar a carteira numa mochila, o cartão em outro bolso, algo do tipo sabe?

6 curtidas

Sobre essa função da nova tecnologia que está sendo utilizada nos novos cartões da Nubank, eu desconheço, mas para evitar o Sr. pode guardar o seu cartão dentro de uma bolsa/mochila fazendo com que espertinhos evitem de efetuar sua compra. Além disso o Sr. pode optar em pedir o estorno da compra caso a compra realizada não seja de sua autoria, outra maneira gentil e simples de fazer também é regular o limite do seu cartão e alterando sempre quando for usar. Espero que tenha ajudado, tenha uma boa tarde.

6 curtidas

Acho que isso é um risco muito maior da empresa do que nosso. A simples contestação do crédito seria suficiente para resgatar seu dinheiro.

Mas acho que essa função ainda está sendo amadurecida, provavelmente logo teremos algum “ok” que será necessário dar via celular.

Vamos ver como a Nubank vai reagir a essa situação !

Até lá, sempre bom andar com carteira, chave, celular e um bom rolo de papel alumínio ! :rofl::rofl:

7 curtidas

Lembrando que compras acima de 50 reais, será necessário colocar a senha. Então caso você seja lesado, felizmente não precisará contestar um capital tão alto…

2 curtidas

:rofl::rofl::rofl:
Com questão a contestação, sim é uma boa opção.
Porém mesmo assim, ainda tem usuário que fica “cabreiro” com isso.
Mesmo o NuBank sendo uma ótima financeira, ainda tem bastante coisa para adicionar, e como já disseram antes em alguns tópicos, quem sabe no futuro tenha a opção de habilitar ou desabilitar a função :man_shrugging:t2:

3 curtidas

Eu acho uma possibilidade bem remota essa de alguém fazer uma conta pelo contactless sem você perceber. Eu não me preocuparia com isso…

3 curtidas

O que realmente é o mais prático… haha

2 curtidas

Colocar em papel alumínio acredito que risque todo o cartão, o que seria uma solução é colocar em uma carteira que vendem por aí aprova de RFID

3 curtidas

Sério ? Vou procurar sobre essas carteiras :thinking:

É uma preocupação bem desnecessária.

  1. a tecnologia ainda é bem restrita, alguém adivinhar que você tem uma cartão desses é bem difícil.

  2. mesmo que alguém compre uma maquininha para tal o CPF da pessoa fica atrelado a compra, podendo acionar a justiça

  3. se alguém roubou o cartão ou tu perdeu pode cancelar o cartão automaticamente, se demorar em perceber pode-se ver onde a compra foi feita.

2 curtidas

Contact não irá funcionar se apenas passar perto, seria necessário “esfregar” o cartão na maquina para isso, e ainda sim as vezes não passa, varias vezes a própria maquina solicita a inserção do cartão pois o contact não funcionou na maquina.

Espero que logo! Parece tão simples. Acredito que já deveriam ter lançado com essa segurança

1 curtida

Acho um pouco difícil acontecer esse tipo de golpe com o cartão no bolso, o NFC ate mesmo na maquina de cartão as vezes da problema se não aproximar muito ele da maquina, mas no caso de acontecer da pra contestar a compra no aplicativo

@Igor_Vieira tem algumas carteiras que já vem com essa tecnologia os sites de vendas xinguilingue tem bastante opção.

2 curtidas

Coloque papel alumínio colado no coador de papel de café e ira bloquear o sinal do cartão sem arranhar.

Muito simples:

Eu guardo o dinheiro para resgate a qualquer momento e faço o resgate do valor eu necessito na hora. Muito mais seguro.

Essa é uma excelente forma de conservar o cartão, mas parece que há esse risco, realmente. Pra evitar, o chip do cartão poderia ter uma pequena abertura de circuito que poderia ser fechada com o dedo da pessoa sobre ele, uma pressãozinha pra fazer contato entre partes metálicas, ou algo do tipo. Daí, com isso o chip funcionaria contactless, sem isso não. Ou talvez uma chavinha, tipo os leitores de cartão SD. Acho que seria possível…

experimente passar o cartão com o lado do icone do nfc para cima, ele não vai passar, sei disso pq já tentei e no maximo exibe uma mensagem de erro, agora, se você deixar o lado da frente do cartão(onde tem o icone de nfc) virado para o lado de dentro da carteira, ele não vai passar…

Sim. Este princípio foi criado por Faraday, blindagem eletrostática, inclusive muito utilizado no interior de smartphones. Parabéns pela curiosidade jovem…