Envolvimento forçado, como evitar?

Fala galera, tudo bem?

Estive visualizando um pouco a NuCommunity, e reparei que boa parte da interação é forçada. Mas foçada de que jeito?

Ela se torna forçada, ao meu ver, devido as conquistas que a comunidade oferece. E alguns exemplos:

  • Pessoas comentado apenas para ganhar conquista;
  • Marcações, edições, citações, links fora de contexto;
  • Novos tópicos sem o devido embasamento, apenas para postar;
  • Pessoas se achando os donos da comunidade por ter um nível de engajamento melhor:

Estes são só alguns exemplos do que esta acontecendo.

Gostaria de aproveitar a entrada do @cmarcelo como administrador e lhe dar os parabéns juntamente com a pergunta de como podemos evitar esse envolvimento forçado?

Vocês já se depararam com tal situação ou foi só eu?
Como podemos evitar tão situação desagradável?

Grande abraço a todos os NuFãs

23 curtidas

@Marcelo_Hickmann Acho que isso é comum em toda nova comunidade!

Muito do que estamos vendo é a busca pelo destaque; a dúvida que quer a todo custo uma resposta e a dificuldade de interagir.

Para evitar esse envolvimento forçado, até sugeri uma simplificação das categorias; uma educação mais inclusiva (aproveitando a experiência de alguns) e o próprio amadurecimento da plataforma.

A medida que cada usuário for progredindo no engajamento; após um tempo, tudo vai saturar.

A plataforma já tem um treinamento com @Nubuddy e todo esclarecimento; no entanto requer tempo. Assim, após um período razoável, os que forem se destacando irão contribuir e esse “envolvimento forçado” irá diminuir naturalmente.

Também, requer atenção, pois quando estamos postando, a própria plataforma avisa de comentários e/ou tópicos que já existem, bastaria pensar e ao invés de abrir novo tópico, interagir com o existente.

Assim que novos usuários em níveis mais avançados estiverem surgindo, poderão: mesclar, mover, excluir e até ajudar ainda mais.

É questão de tempo mesmo e muita paciência. Se todas as coisas fossem tão simples como é a utilização do “roxinho” não estaríamos falando sobre isso, mas com calma chegamos lá!

Tanto é que já temos um tópico falando exatamente disso:

10 curtidas

Oi! Para descobrir o que eu posso fazer diga @Nubuddy mostrar ajuda.

Show, não tinha achado um tópico dizendo sobre isso…

Confesso que tenho entrado menos aqui do que entrava no começo, pois não é algo produtivo para mim, pois preciso minerar muito mais para encontrar algo direto e útil.

Sugiro o nome dos tópico algo referente a exatamente o que se quer falar. Eu até vi o nome, mas não relacionei com seu conteúdo pois tem muito tópico e não consigo ler todos em meus espaços de tempo.

Para isso peço desculpas por criar um novo tópico referente ao assunto.

4 curtidas

Tranquilo!

Realmente o “Título” não tem muito a ver com este e o assunto acaba chegando no mesmo!

Mas poderiam ser discussões totalmente diferentes, porque lá é mais em tom de alerta e aqui é mais em tom preventivo!

Quando é assim, é tranquilo e alguns casos, bom…:wink:

4 curtidas

Faço das suas palavras as minhas @Marcelo_Hickmann .

É uma avalanche de um tal de “Bem vindo @Fulano” que eu não sei pra que…
Enquanto isso o assunto do tópico passa batido; o problema continua na mesma e a discussão não enriquece.


(posso estar sendo intolerante e impaciente, mas) Também não consigo entender porque os tópicos do tipo “quero fazer um cartão”, “perdi minha senha”, “quero um limite maior” ainda não foram flagados ou deletados.

Cara, aqui é uma comunidade composta praticamente por usuários da Nubank.
Tem um ou outro funcionário, mas a maioria é responsável por zelar da comunidade.

Ninguém aqui vai te dar um cartão.
Se quer um cartão, o site institucional vai te ajudar (tem um botão enorme Pedir meu cartão de crédito).

Se você precisa de atendimento, acione o suporte 0800 da Nubank ou manda um email.

Limite é pelo app.

5 curtidas

Até concordo com algumas palavras no tópico, mais ao ver @fulano de tal é só para desejar boas vindas, não se ganha conquista com isso

2 curtidas

E me desculpem se acharem que estou errando

Até pq a própria comunidade nos pede isso, pra quem não sabe
imagem

14 curtidas

@anon28091172

2 curtidas

Como já falado, é algo que a própria comunidade recomenda, apesar de achar desnecessário responder apenas “bem-vindo” e não tirar a dúvida do usuário, mas enfim, é algo da comunidade/plataforma.

A comunidade serve para isso, tirar dúvidas, nem todos aqui são clientes. Tem tópicos repetidos? Sim, mas já que o tópico foi criado não custa ajudar, bancos digitais ainda é um mistérios para várias pessoas.

10 curtidas

Marcelo, você está coberto de razão.
Eu faz um pouco mais de 1 semana de cadastro e não consigo usar muito pois minha tolerância é baixa a tanto “engajamento” forçado visando conseguir algo.

Não gosto do modelo adotado, perde a naturalidade da comunicação e polui a comunidade com um monte de post desnecessário.

E quanto ao layout ?
O espaçamento entre os posts é enorme, to até pensando em desenvolver uma extensão para o Greasymonkey para formatar o site de forma a ficar mais agradável e com menos necessidade de rolar a tela.

Você não está sozinho amigo, tmj!

1 curtida

Como já falado, é algo que a própria comunidade recomenda, apesar de achar desnecessário responder apenas “bem-vindo” e não tirar a dúvida do usuário, mas enfim, é algo da comunidade/plataforma.

Você pegou meu ponto :purple_heart:


nem todos aqui são clientes.

Eu não tinha essa perspectiva e passarei a considerá-la. Obrigado.

2 curtidas

Perfeita a colocação do @Maxon :clap:

15 curtidas

@anon28091172 sim, dar as boas vindas é importante.
Quem não gosta de uma mensagem positiva e de gentileza?

Minha crítica é para quem dá as boas vindas e não soma em mais nada pro tópico.

Há uma diferença gritante entre:

Bem vindo @Fulano.

e

Bem vindo @Fulano.
Aqui tá uma ideia de como eu acho que você poderia resolver esse seu problema…

Pegou meu ponto?

2 curtidas

Sim @daniloguimaraes eu entendi. Mostrei isso pra galera que tá entrando agora, ver que a comunidade tbm pede isso, pq acho que essa msg aparece só pra nulover’s em diante. Concordo que a duvida tbm seja respondida, mas uma gentileza nunca é demais.

7 curtidas

Pois é, acho que a instruções deveriam serem mais clara para evitar respostas limitadas apenas as boas vindas, mas isso infelizmente é algo recomendado no discourse, mesmo que a resposta não acrescente em nada, eu particularmente não vejo necessidade e por isso não faço.

Fico feliz que pense em reconsiderar sobre isso :wink:


E tópico repetidos sempre irão existir em qualquer comunidade, não conseguiremos impedir os usuários ou obrigá-los a usar a pesquisa, minha conduta perante aos tópicos repetidos vai depender da situação:

  • Em caso de dúvidas, ajudo como se fosse o primeiro tópico da comunidade, tento levar em consideração o desespero da pessoa e no final oriento para pesquisar.
  • Quando o assunto se trata de ideias ou notícias, ás vezes comento o tópico avisando ou só reporto para moderação.

Quando vejo uma resposta fugindo do tema do tópico, também faço questão de avisar a pessoa ou a moderação.

Acredito que quando tiver os primeiros NuLeader isso não venha ser um problema tão grande, mas por agora teremos que aguentar, pois apesar de avaliarem nossas denúncias, creio eu que não tenha alguém da equipe dedicado a ficar olhando todos os tópicos.

3 curtidas

Pior que tudo isso é ler que gostaria de se casar com o Nubank

2 curtidas

Cara pior que é verdade !

Digo outra coisa que mais me IRRITA !

A pessoa cria um tópico perguntando algo que não sabe, ai alguém de bom coração responde tudo tirando todas as dúvidas da pessoa e ai vem sempre um mané só pra mostrar serviço e destaque em TODOS os tópicos dando as mesmas dicas logo depois que o outro postou sem necessidade disso, talvez só pra ganhar um coração e conseguir provavelmente uma conquista ou destaque, pois essas mesmas pessoas que eu vejo, passam 24 horas por dia aqui respondendo até de forma desnecessárias.

Eu vejo a comunidade de manha um pouco antes de ir trabalho e até respondo alguns tópicos, levemente durante os expediente mas só leio minimo, na hora do intervalo vejo mais um pouco e depois só na hora que saio do trabalho, e deixo mais pra participar agora que estou em casa.

Durante todo esse processo do dia, vejo alguns usuários respondendo todos os tópicos só pra dar um APARECER PRA SER RECONHECIDO desnecessário 24 hora por dia, me pergunto se eles trabalham, rsrsrs, pois não é possível…kkkkkkkkkkkkk

2 curtidas

Isso é IRRITANTE pois acaba atrapalhando mais a discussão e perdendo o foco, poluindo o tópico só com boas vindas.

DESNECESSÁRIO !

1 curtida