Já tive problemas assim em passagens de cartão do mesmo valor, mas nunca tive essa situação em relação a PIX, as guias de INSS geralmente eu pago 3, com o mesmo valor, mas por Código de Barras e nunca apresentou erros.
Como são boletos de mesmo valor, essa necessidade de se aguardar um tempinho entre um e outro é para evitar pagamentos duplicados da mesma conta.
É um importante instrumento de segurança e não um erro.
Vou concordasse que 5 minutos é muito tempo, de repente poderia ser menor. Mas em fim, é melhor esperar 5 minutos do lidar depois com um possível pagamento duplicado.
Esse erro já aconteceu comigo. O atendimento informou que não há mecanismo de proteção para possíveis Pix duplicados e que o erro acontece devido a oscilações temporárias no sistema do Pix.
Mas fiz um teste agora e o erro apareceu ao tentar fazer um segundo Pix de mesmo valor para a mesma chave. Então, apesar de não haver uma confirmação pelo atendimento, pode ser o que o @William_Peixoto explicou.
Depois de alguns minutos consegui fazer a operação. Apesar da mensagem aparecer como “erro” e não como um “alerta” acho até que é bom para evitar uma transferência em duplicidade.
Não sei se é um erro ou é alguma medida de segurança do nubank, isso também acontece quando tento comprar algo no cartão de crédito com o mesmo valor em sequência de minutos, o sistema não permite a compra, após alguns minutos depois é liberado novamente, acredito que seja o mesmo caso do PIX não permitindo efetuar mais de uma transação com mesmo valor em curto prazo como se fosse uma duplicidade
Uma vez paguei um rapaz do transporte “não legalizado” (famoso perueiro) na ida. E na volta depois de uns 30 min deu erro. Passei 1 centavo a mais e foi tranquilo.