Erro em vários pagamentos PIX com mesmo valor

A prefeitura da minha cidade emitiu um imposto para ser pago em varias parcelas.

Os boletos tem um QR code para fazer o PIX em vez de pagar com o codigo de barras.

Eu fiz o pagamento do primeiro usando o PIX.

Na hora de pagar o segundo com PIX também, ele diz que houve um erro.

Se eu tento na sequencia novamente, recebo o mesmo erro.

Se eu espero uns 5 minutos, o PIX funciona como esperado.

Vou pagar o 3o boleto na sequencia, mesmo erro. Tenho que esperar uns 5 minutos antes de fazer o outro PIX.

Esses boletos todos tem o mesmo valor. Isso é um problema?

Porque o Nubank esta fazendo eu perder meu tempo dessa forma?

2 curtidas

Boas-vindas à NuCommunity, @yubi!

Que erro aparece quando tenta fazer o pagamento? Se o erro insistir, você pode entrar em contato com o chat pra verificar se é alguma oscilação

8 curtidas

Provavelmente o sistema está entendo como pagamento em duplicidade e por isso a trava.

12 curtidas

Já tive problemas assim em passagens de cartão do mesmo valor, mas nunca tive essa situação em relação a PIX, as guias de INSS geralmente eu pago 3, com o mesmo valor, mas por Código de Barras e nunca apresentou erros.

15 curtidas

Oi @yubi, seja bem-vindo à Comunidade.

Como são boletos de mesmo valor, essa necessidade de se aguardar um tempinho entre um e outro é para evitar pagamentos duplicados da mesma conta.

É um importante instrumento de segurança e não um erro.

Vou concordasse que 5 minutos é muito tempo, de repente poderia ser menor. Mas em fim, é melhor esperar 5 minutos do lidar depois com um possível pagamento duplicado. :slightly_smiling_face:

5 curtidas

Esse erro já aconteceu comigo. O atendimento informou que não há mecanismo de proteção para possíveis Pix duplicados e que o erro acontece devido a oscilações temporárias no sistema do Pix.

Mas fiz um teste agora e o erro apareceu ao tentar fazer um segundo Pix de mesmo valor para a mesma chave. Então, apesar de não haver uma confirmação pelo atendimento, pode ser o que o @William_Peixoto explicou.

Depois de alguns minutos consegui fazer a operação. Apesar da mensagem aparecer como “erro” e não como um “alerta” acho até que é bom para evitar uma transferência em duplicidade.

3 curtidas

Bem lembrado, aqui já aconteceu o mesmo também quando o valor é igual

3 curtidas

Já paguei várias vezes a conta de telefone fixo de casa com QR Code e nunca tive problemas.

Não sei se é um erro ou é alguma medida de segurança do nubank, isso também acontece quando tento comprar algo no cartão de crédito com o mesmo valor em sequência de minutos, o sistema não permite a compra, após alguns minutos depois é liberado novamente, acredito que seja o mesmo caso do PIX não permitindo efetuar mais de uma transação com mesmo valor em curto prazo como se fosse uma duplicidade

2 curtidas

Isso deve ser uma barreira de segurança para evitar pagamento duplicado

1 curtida

Já ocorreu comigo somente quando tentei enviar o mesmo valor algumas vezes, mas fora isso não acontece :pray:

2 curtidas

Uma vez paguei um rapaz do transporte “não legalizado” (famoso perueiro) na ida. E na volta depois de uns 30 min deu erro. Passei 1 centavo a mais e foi tranquilo.

1 curtida

Isso mesmo, um centavo a mais ou a menos passa tranquilo

3 curtidas