Escolher RDB para movimentar?

Oi, pessoal. Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês. Tenho um valor X guardado na NuConta, na opção “guardar dinheiro”. Não gostaria que a movimentação fosse feita nele para que o IOF fosse zerado ao longo dos dias. Mas hoje, por exemplo, precisei realizar uma transferência de pequeno valor. O dinheiro foi movimentado do RDB que eu queria que ficasse intacto, mesmo havendo dinheiro disponível, sem estar guardado, em outros RDBs. Li que o dinheiro sairá sempre do depósito mais antigo, mas o meu mais antigo é justamente oq eu gostaria que não fosse movimentado para que não houvesse cobrança de IOF. Não sei se ficou confuso, mas queria ajuda e opinião de vocês sobre oq fazer. O RDB mais antigo é como se fosse uma poupança, então gostaria q não houvesse o IOF mas, pelo que entendi, o dinheiro movimentado sempre será dele e então, o IOF volta a ser cobrado, certo…?

1 curtida

Isso é possível @LuckPass?

1 curtida

Deixando claro, se isso for possível apenas se eu desativar o RDB, não tenho problemas nenhum (até prefiro).

@ericromeero Eu acredito que a função Guardar dinheiro funcione mais ou menos como uma “Conta Poupança” em um outro banco qualquer…

Imagine que você tenha R$1000 depositados em uma conta poupança, porém estes R$1000 estejam divididos em 4 dias aniversário, sendo:

dia 1 - R$300
dia 2 - R$200
dia 3 - R$200
dia 4 - R$300

No seu saldo, você vê o montante de R$1000, não os valores separados e quando faz transferência ou saque o valor sai do dia mais antigo com saldo disponível.

Quando os depósitos em RDB iniciaram no Nubank, eu fiquei com dois valores separados a fins de declaração de imposto de renda, que são os relatórios anuais que o Nubank nos fornece.

Quando vi esses valores separados fiz a transferência total para meu outro banco, desativei a opção de depósitos em RDB e fiz novo depósito do valor em minha conta, assim tendo um valor único, porém referente ao IOF, como se trata de um imposto sobre as operações financeiras, acredito que não tenha como zerar, apenas se você não fizer movimentações…

Não sei se entendi bem tua pergunta, se era bem isso que você gostaria de saber…

Mas independente se o dinheiro estiver Guardado ou estiver em seu saldo disponível, ele estará rendendo da mesma forma.

2 curtidas

@CrisKunzler, obrigado pela explicação. Mas então terei muitos problemas, pq é uma conta que movimento bastante. No dia 1, cobra-se 96% de IOF sobre os rendimentos! Se toda hora ficar movimentando justamente o RDB de alto valor (muito mais alto que o meu saldo disponível), pois é o mais antigo, meus lucros serão minúsculos… :frowning:

Será que é uma boa ideia eu passar esse valor mais alto para outro banco e devolver em várias “parcelas” pro nubank? Assim eu teria vários valores separados e menores (cobrariam IOF de um só que estaria movimentando), e não um só de maior valor?

@ericromeero

Pode ser uma opção!

Essa sua questão me deixou com dúvida também quanto as datas de aniversário e fui dar uma olhada no App.

Se você acessar a sua Nuconta e clicar no valor que está em verde no cabeçalho onde mostra o seu “Saldo disponível” irá lhe mostrar os rendimentos mensais, logo abaixo tem a opção “Posição Detalhada” onde mostra cada valor depositado com seus respectivos rendimentos, veja abaixo um exemplo:

Alguns valores foram ocultados para preservação de informações.

A Data de Depósito é quando o depósito foi efetivamente realizado;
A Data de Vencimento é quando seu dinheiro será automaticamente reinvestido de acordo com a rentabilidade da Nuconta.

Espero ter ajudado!

Já tinha dado uma olhada nisso! E o esquema é diferente, a liquidez é diária e não mensal igual na poupança (então não tem data de aniversário e sim vencimento). Acho que vou fazer oq eu disse e reinserir esse valor em vários menores pra cobrar IOF de um só. Obrigado pela conversa!

1 curtida

Até março o sistema escolhia automaticamente o depósito onde houvesse a menor incidência de impostos, mas agora os resgates ocorrem sempre sobre o aporte mais antigo.
A função guardar dinheiro não separa efetivamente os valores, apenas cria um limite virtual.

Deixei de utilizar a NuConta por causa dessa nova política.

6 curtidas

Essa forma era tão boa. Não entendi a mudança :thinking:

2 curtidas

Não avisaram, mudaram e não explicaram. :confused:

1 curtida