O @ranielreis e eu fizemos um feat pra falar de um assunto quente!
Termômetros que não param de subir. É assim que o mundo inteiro se encontra com um aumento cada vez maior das temperaturas. Cientistas da UE descobriram que 2023 será o ano mais quente da história humana desde quando se tem registro de medições de temperatura, há mais de 125 mil anos.
A temperatura média do nosso planeta chegou a 15,3°C depois que o mês passado se tornou o outubro mais quente já registrado.
A comunidade científica e ambientalistas constataram que caso o mundo fique 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, estaremos correndo o risco de termos que lidar com desastres ambientais muito maiores.
São duas as principais causas: as altas emissões de gases com efeito estufa e o fenômeno do El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico. O Acordo de Paris, assinado por 195 países, tem como meta impedir que o planeta chegue a esse aumento de 1,5°C, mas não parece estar sendo suficiente, já que as emissões de gases poluentes aumentam a cada dia.
Enquanto o El Niño é um fenômeno natural, os gases com efeito estufa são consequência da ação humana, e cientistas dizem ser aí que se deve focar.
Neste exato momento está fazendo exatos 33ºC aqui onde eu moro. E aí, onde vocês vivem tá quente? Compartilha aí com a gente! A sensação térmica desses dias tá mais ou menos assim:
Excelente conteúdo! Por aqui hoje tá 34º com sensação de 36º (já teve dias que pegou 40º com facilidade), mas tava vendo outras regiões do país, a coisa tá feia, viu! O Brasil hoje tá assim no espaço:
Aqui deu 40° hj… nem quero ver amanha, se aqui está dando 43 amanha, a sensação térmica é bem maior… o jeito é procurar sombra e mt água para hidratar.
Muito bem lembrado viu! Vale a dica de um site aí:
“No calor, devemos abusar dos alimentos com boa quantidade líquidos e por outro lado evitar o consumo de alimentos pesados e gordurosos . As frutas são grandes aliadas nesses dias, como por exemplo aquelas ricas em água como a melancia, abacaxi, laranja, melão e tangerina”.
Caraca… já haviam registros de temperatura há mais de 125.000 anos!?
Isso é muito preocupante… o que será de nós no decorrer dos próximos anos? O que podemos fazer da nossa parte para tentarmos frear esses desastres ambientais?
Aqui em Goiânia - Goiás está muito quente e seco! Temperatura máxima hoje chegou à 38°C e a sensação térmica quando saímos na rua é ainda maior. A incidência de pessoas tendo mal súbitos, infartos etc tem aumentado consideravelmente. É necessário nos cuidarmos e, principalmente, muita hidratação!
De 1900 pra cá as medições são com termômetros normais, então este é o ano mais quente desde 1900 até agora.
Porém, através do estudo das camadas de gelo do ártico é possível fazer estimativas não muito precisas da temperatura do planeta há mais de 100000 anos.
Da pra confiar nesses dados? Hoje eu não sei.
Mas que de 1900 pra cá o planeta tá virando uma bola de fogo, isso é incontestável. A cada ano é um m recorde de temperatura
De forma mais prática e rápida, acredito que começar pelos nossos hábitos de consumo seja um início importante. Todo lixo gerado impacta o meio ambiente de uma forma muito ruim; e quando a gente gera mais do que o meio ambiente é capaz de se regenerar, pode ser catastrófico!
Em 2014, durante o 1º ano do Ensino Médio, iniciei o registro de vários pontos do Rio Piranga, que atravessa minha cidade. Esse projeto se desenvolveu em um trabalho, destacando a importância de evitar o descarte de lixo no rio, uma prática comum, e a necessidade de utilizar a água com consciência. As fotos mostravam o rio em condições secas, alertando para a possibilidade de piora nos anos seguintes. Em 2017, optei por realizar outro registro para comparação.
No início deste ano, organizamos um fórum com o tema “Rio Doce”, tendo o Rio Piranga como seu principal afluente. Essas regiões compartilham a prosperidade e a vitalidade proporcionadas pelos rios, mas também carregam marcas das negligências humanas, configurando um dos maiores crimes ambientais da história.
O fórum abraçou a causa, incorporando o plantio de diversas árvores, destacando a importância da preservação e combatendo o desmatamento e a poluição dos rios.
A interligação de tudo se torna evidente na Zona da Mata Mineira, onde resido. Mesmo em uma região com vasta mata, enfrentamos temperaturas elevadas, atingindo hoje, por exemplo, os 38°C. A previsão até sexta é de 40°C ou mais, com sensação térmica de 42°C. Isso reflete a sociedade, desde o descarte mínimo de lixo no chão até o desmatamento indiscriminado de árvores.
Negacionismo científico parece que virou moda entre as pessoas que acreditam em chip em vacina e na Terra Plana.
Esses estudos usam o método científico, passível de análise pelos pares e obtenção por eles mesmos dos valores afirmados. Bater o pé dizendo que não acredita não vai invalidar os dados.
Se quiser, vai lá no site deles e mostre pros cientistas tudo o que eles estão errando. Um talento desses não pode ser ignorado pela humanidade: https://climate.copernicus.eu/