Estamos vivendo no ano mais quente da história 🥵

Olá, comunidade! 👋

O @ranielreis e eu fizemos um feat pra falar de um assunto quente! :fire:

Termômetros que não param de subir. É assim que o mundo inteiro se encontra com um aumento cada vez maior das temperaturas. Cientistas da UE descobriram que 2023 será o ano mais quente da história humana desde quando se tem registro de medições de temperatura, há mais de 125 mil anos.

• A temperatura média do nosso planeta chegou a 15,3°C depois que o mês passado se tornou o outubro mais quente já registrado.
  • “Só isso?” Calma, se não parece alto o bastante pra você, saiba que esse número ficou 1,43°C acima da média de 120 anos atrás, no chamado período pré-industrial.
  • A comunidade científica e ambientalistas constataram que caso o mundo fique 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, estaremos correndo o risco de termos que lidar com desastres ambientais muito maiores.
  • Eventos extremos estão cada vez mais frequentes. Só neste ano tivemos inundações que mataram mais de 10 mil na Líbia, ondas de calor intenso na América do Sul, EUA e Europa e incêndios florestais devastadores no Canadá e Austrália.

POR QUE TANTO CALOR?

São duas as principais causas: as altas emissões de gases com efeito estufa e o fenômeno do El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico. O Acordo de Paris, assinado por 195 países, tem como meta impedir que o planeta chegue a esse aumento de 1,5°C, mas não parece estar sendo suficiente, já que as emissões de gases poluentes aumentam a cada dia.

Enquanto o El Niño é um fenômeno natural, os gases com efeito estufa são consequência da ação humana, e cientistas dizem ser aí que se deve focar.

Fonte: The News.

QUANTOS GRAUS TÁ AÍ?

Neste exato momento está fazendo exatos 33ºC aqui onde eu moro. E aí, onde vocês vivem tá quente? Compartilha aí com a gente! A sensação térmica desses dias tá mais ou menos assim:

Banner

39 curtidas

Excelente conteúdo! Por aqui hoje tá 34º com sensação de 36º (já teve dias que pegou 40º com facilidade), mas tava vendo outras regiões do país, a coisa tá feia, viu! O Brasil hoje tá assim no espaço: :hot_face::earth_americas:

image

28 curtidas

Um sol pra cada cabeça :speaking_head::sweat_smile::disappointed_relieved:

19 curtidas

ta insuportavel aqui,.
vou ficar muito feliz pq amanha vou pro escritorio e vou ficar o dia todo no ar kkkk

15 curtidas

Nossa que diferença de um lugar para outro e nem é outro estado :flushed: Aqui não tá esse inferninho não, agradáveis 26º.

17 curtidas

Aqui deu 40° hj… nem quero ver amanha, se aqui está dando 43 amanha, a sensação térmica é bem maior… o jeito é procurar sombra e mt água para hidratar.

15 curtidas

Tava vindo perguntar agora como tinha sido aí, @Dani_Scan e @Nina_B.P! Tinha visto uma notícia preocupante em comparação aos outros estados. :hot_face:

17 curtidas

caraaamba…moro pertinho…ainda bem que fui trabalhar longe hj kkkkk

12 curtidas

Nossa, é muito quente eim?!

Muito bem lembrado viu! Vale a dica de um site aí:

“No calor, devemos abusar dos alimentos com boa quantidade líquidos e por outro lado evitar o consumo de alimentos pesados e gordurosos . As frutas são grandes aliadas nesses dias, como por exemplo aquelas ricas em água como a melancia, abacaxi, laranja, melão e tangerina”.

15 curtidas

Misericórdia :scream: :hot_face:
“B-R-O-Bró” @MaxC !

10 curtidas

Caraca… já haviam registros de temperatura há mais de 125.000 anos!? :scream:

Isso é muito preocupante… o que será de nós no decorrer dos próximos anos? O que podemos fazer da nossa parte para tentarmos frear esses desastres ambientais?

Aqui em Goiânia - Goiás está muito quente :hot_face: e seco! Temperatura máxima hoje chegou à 38°C e a sensação térmica quando saímos na rua é ainda maior. :fire: A incidência de pessoas tendo mal súbitos, infartos etc tem aumentado consideravelmente. É necessário nos cuidarmos e, principalmente, muita hidratação!

Valeu pelo tópico, @Elves e @ranielreis! Assunto importantíssimo. :clap:t3::clap:t3::clap:t3::handshake:

19 curtidas

Nem me fale! Parece que tem um sol pra cada pessoa :face_with_peeking_eye: :face_exhaling:

15 curtidas

Aqui o maçarico tá ligado a todo vapor. Calor insuportável… assim não dá.

15 curtidas

E o fiel companheiro não tá dando conta de ventilar o suficiente pra suportar esse calor. :joy::clown_face:

16 curtidas

Poh 33 aqui no nordeste é clima fresco, triste foi em outubro que tava 40

9 curtidas

De 1900 pra cá as medições são com termômetros normais, então este é o ano mais quente desde 1900 até agora.

Porém, através do estudo das camadas de gelo do ártico é possível fazer estimativas não muito precisas da temperatura do planeta há mais de 100000 anos.
Da pra confiar nesses dados? Hoje eu não sei.
Mas que de 1900 pra cá o planeta tá virando uma bola de fogo, isso é incontestável. A cada ano é um m recorde de temperatura

8 curtidas

De forma mais prática e rápida, acredito que começar pelos nossos hábitos de consumo seja um início importante. Todo lixo gerado impacta o meio ambiente de uma forma muito ruim; e quando a gente gera mais do que o meio ambiente é capaz de se regenerar, pode ser catastrófico!

11 curtidas

Ontem aqui em Minas na minha cidade fez 37.

8 curtidas

Em 2014, durante o 1º ano do Ensino Médio, iniciei o registro de vários pontos do Rio Piranga, que atravessa minha cidade. Esse projeto se desenvolveu em um trabalho, destacando a importância de evitar o descarte de lixo no rio, uma prática comum, e a necessidade de utilizar a água com consciência. As fotos mostravam o rio em condições secas, alertando para a possibilidade de piora nos anos seguintes. Em 2017, optei por realizar outro registro para comparação.

No início deste ano, organizamos um fórum com o tema “Rio Doce”, tendo o Rio Piranga como seu principal afluente. Essas regiões compartilham a prosperidade e a vitalidade proporcionadas pelos rios, mas também carregam marcas das negligências humanas, configurando um dos maiores crimes ambientais da história.

O fórum abraçou a causa, incorporando o plantio de diversas árvores, destacando a importância da preservação e combatendo o desmatamento e a poluição dos rios.

A interligação de tudo se torna evidente na Zona da Mata Mineira, onde resido. Mesmo em uma região com vasta mata, enfrentamos temperaturas elevadas, atingindo hoje, por exemplo, os 38°C. A previsão até sexta é de 40°C ou mais, com sensação térmica de 42°C. Isso reflete a sociedade, desde o descarte mínimo de lixo no chão até o desmatamento indiscriminado de árvores.

9 curtidas

Negacionismo científico parece que virou moda entre as pessoas que acreditam em chip em vacina e na Terra Plana.

Esses estudos usam o método científico, passível de análise pelos pares e obtenção por eles mesmos dos valores afirmados. Bater o pé dizendo que não acredita não vai invalidar os dados.

Se quiser, vai lá no site deles e mostre pros cientistas tudo o que eles estão errando. Um talento desses não pode ser ignorado pela humanidade:
https://climate.copernicus.eu/

16 curtidas