Estamos vivendo no ano mais quente da história 🥵

Olá, comunidade! 👋

O @ranielreis e eu fizemos um feat pra falar de um assunto quente! :fire:

Termômetros que não param de subir. É assim que o mundo inteiro se encontra com um aumento cada vez maior das temperaturas. Cientistas da UE descobriram que 2023 será o ano mais quente da história humana desde quando se tem registro de medições de temperatura, há mais de 125 mil anos.

  • A temperatura média do nosso planeta chegou a 15,3°C depois que o mês passado se tornou o outubro mais quente já registrado.
  • “Só isso?” Calma, se não parece alto o bastante pra você, saiba que esse número ficou 1,43°C acima da média de 120 anos atrás, no chamado período pré-industrial.
  • A comunidade científica e ambientalistas constataram que caso o mundo fique 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, estaremos correndo o risco de termos que lidar com desastres ambientais muito maiores.
  • Eventos extremos estão cada vez mais frequentes. Só neste ano tivemos inundações que mataram mais de 10 mil na Líbia, ondas de calor intenso na América do Sul, EUA e Europa e incêndios florestais devastadores no Canadá e Austrália.

POR QUE TANTO CALOR?

São duas as principais causas: as altas emissões de gases com efeito estufa e o fenômeno do El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico. O Acordo de Paris, assinado por 195 países, tem como meta impedir que o planeta chegue a esse aumento de 1,5°C, mas não parece estar sendo suficiente, já que as emissões de gases poluentes aumentam a cada dia.

Enquanto o El Niño é um fenômeno natural, os gases com efeito estufa são consequência da ação humana, e cientistas dizem ser aí que se deve focar.

Fonte: The News.

QUANTOS GRAUS TÁ AÍ?

Neste exato momento está fazendo exatos 33ºC aqui onde eu moro. E aí, onde vocês vivem tá quente? Compartilha aí com a gente! A sensação térmica desses dias tá mais ou menos assim:

Banner

39 curtidas

Excelente conteúdo! Por aqui hoje tá 34º com sensação de 36º (já teve dias que pegou 40º com facilidade), mas tava vendo outras regiões do país, a coisa tá feia, viu! O Brasil hoje tá assim no espaço: :hot_face::earth_americas:

image

28 curtidas

Um sol pra cada cabeça :speaking_head::sweat_smile::disappointed_relieved:

19 curtidas

ta insuportavel aqui,.
vou ficar muito feliz pq amanha vou pro escritorio e vou ficar o dia todo no ar kkkk

15 curtidas

Nossa que diferença de um lugar para outro e nem é outro estado :flushed: Aqui não tá esse inferninho não, agradáveis 26º.

17 curtidas

Aqui deu 40° hj… nem quero ver amanha, se aqui está dando 43 amanha, a sensação térmica é bem maior… o jeito é procurar sombra e mt água para hidratar.

15 curtidas

Tava vindo perguntar agora como tinha sido aí, @Dani_Scan e @Nina_B.P! Tinha visto uma notícia preocupante em comparação aos outros estados. :hot_face:

17 curtidas

caraaamba…moro pertinho…ainda bem que fui trabalhar longe hj kkkkk

12 curtidas

Nossa, é muito quente eim?!

Muito bem lembrado viu! Vale a dica de um site aí:

“No calor, devemos abusar dos alimentos com boa quantidade líquidos e por outro lado evitar o consumo de alimentos pesados e gordurosos . As frutas são grandes aliadas nesses dias, como por exemplo aquelas ricas em água como a melancia, abacaxi, laranja, melão e tangerina”.

15 curtidas

Misericórdia :scream: :hot_face:
“B-R-O-Bró” @MaxC !

10 curtidas

Caraca… já haviam registros de temperatura há mais de 125.000 anos!? :scream:

Isso é muito preocupante… o que será de nós no decorrer dos próximos anos? O que podemos fazer da nossa parte para tentarmos frear esses desastres ambientais?

Aqui em Goiânia - Goiás está muito quente :hot_face: e seco! Temperatura máxima hoje chegou à 38°C e a sensação térmica quando saímos na rua é ainda maior. :fire: A incidência de pessoas tendo mal súbitos, infartos etc tem aumentado consideravelmente. É necessário nos cuidarmos e, principalmente, muita hidratação!

Valeu pelo tópico, @Elves e @ranielreis! Assunto importantíssimo. :clap:t3::clap:t3::clap:t3::handshake:

18 curtidas

Nem me fale! Parece que tem um sol pra cada pessoa :face_with_peeking_eye: :face_exhaling:

14 curtidas

Aqui o maçarico tá ligado a todo vapor. Calor insuportável… assim não dá.

14 curtidas

Qual história?

Da história humana?
Da historia da formaçao do planeta?
Da historia da mediçao do clima?
O titulo dessa pesquisa ja começa errado. De toda historia, mas de qual historia?
So lembrando que la no começo da tal ‘historia’ os instrumentos de mediçao eram mais rudimentares, portanto menos precisos, isto faz com que os instrumentos de mediçao de hoje possam passar a sensaçao de que o apice da ‘historia’ seja agora. Mas, necessariamente e provavelmente nao é.
Pois essa diferenciaçao instrumental ja mudaria toda a pesquisa.
Alem do que tem que primeiro definir quando começa a historia…

2 curtidas

Termômetro que foi usado ha 125 mil anos ja esta ultrapassado e nao era tao preciso. So por ai ja começa errado a pesquisa, ao enfiar goela a baixo uma informação absurda dessas.

Obs: tem satira nesse comentario…

E o fiel companheiro não tá dando conta de ventilar o suficiente pra suportar esse calor. :joy::clown_face:

16 curtidas

Poh 33 aqui no nordeste é clima fresco, triste foi em outubro que tava 40

9 curtidas

De 1900 pra cá as medições são com termômetros normais, então este é o ano mais quente desde 1900 até agora.

Porém, através do estudo das camadas de gelo do ártico é possível fazer estimativas não muito precisas da temperatura do planeta há mais de 100000 anos.
Da pra confiar nesses dados? Hoje eu não sei.
Mas que de 1900 pra cá o planeta tá virando uma bola de fogo, isso é incontestável. A cada ano é um m recorde de temperatura

8 curtidas

Exato. Mas você mesmo compreende que o estudo que se propõe a afirmar que o ano mais quente de toda a “história”, é um estudo no mínimo alarmista e não confiável.
Portanto, sem credibilidade pelo resultado final QUE SE QUIS ENCONTRAR. Resultado final este que sempre foi a frase de efeito terminada em, “toda a história”…

De forma mais prática e rápida, acredito que começar pelos nossos hábitos de consumo seja um início importante. Todo lixo gerado impacta o meio ambiente de uma forma muito ruim; e quando a gente gera mais do que o meio ambiente é capaz de se regenerar, pode ser catastrófico!

11 curtidas