Estorno de transferência

Tópico ESTORNO DE TRANSFERÊNCIA. Como fazer?

Olá @Gbrito, seja muito bem-vinda por aqui. Transferências não podem ser estornadas, mas conte-nos o que houve para que possamos te ajudar! :wink:

4 Curtidas

No dia 19 de agosto de 2020,

recebi uma mensagem de uma amiga que me pediu uma transferência com urgência de R$ 1.980,00 para a conta do NUBANK 5653603-1, agencia 001, em nome de Jessica Alves Ferreira.
Como era dados do meu Banco e a mensagem da colega que eu conhecia, transferi às 19h45 este valor, mas, foi um roubo.

Por isso, preciso cancelar a transferência ou reaver meu dinheiro pois a conta que transferi era do NUBANK,

Fico no aguardo,

Poxa que triste @Gbrito, você caiu num golpe mesmo. Faz o seguinte, envie um e-mail com os comprovantes, boletim de ocorrência online e detalhes do que houve para o Nubank no meajuda@nubank.com.br. Pode levar alguns dias para analisarem e te responder certinho, ok? Boa sorte! :crossed_fingers:

4 Curtidas

Certo
Prestei ocorrência na delegacia on line e vou receber o comprovante amanhã.
Então envio ao NUBANK
Grata pela orientação.
Giselda

1 Curtida

Olá Giselda, sem querer tirar sua esperança, mas, caí no mesmo golpe meses atrás. Fiz todo procedimento, boletim de ocorrência, comuniquei o Nubank. Identificaram a conta receptora através do CPF, que inclusive era Nubank, mas… só lamentaram o fato ocorrido mais nada. Acho que ao menos o assunto devia ser tratado de forma mais rígida, uma vez que identificaram a conta usada num golpe. Espero que seu caso tenha solução.

1 Curtida

Obrigada Sérgio,
mas, o Banco também vai perder, porque eu vou cancelar a conta, se eles não resolverem, porque foi uma transferência e recepção dentro do próprio sistema do banco. Eles não tem culpa do ocorrido, mas, tem o poder de agir para devolver o dinheiro e denunciar os criminosos.
bom dia e obrigada pela sua atenção.

Entendo a sua revolta mas o banco não tem poder para retirar dinheiro da conta que foi enviada, só por meio de uma ação judicial, tanto que quando transferimos um valor para uma pessoa errada o banco pede a pessoa para devolver, mesmo sendo um golpe

3 Curtidas

Não é o Nubank ou outro banco que não resolvem
As instituições tambem ficam sem ação nestes casso.
Não é permitido fazer um débito na conta destino e creditar na conta origem, ou solicitar um debito para outra instituição.
Em muitos casos, é preciso autorização da justiça para desfazer a operação
outra grande dificuldade para resolução destes casos é quando os valores são sacados, algo que torna quase impossivel rastrear os recursos, ou multiplas transferencias, algumas legitimas, o que torna o debito em uma conta especifica indevido/ilegal. Contas em nomes de laranja tambem são usadas nesse processo assim sendo, outras contas deste titular não podem ser debitadas.
Quando existem evidencias e o valor é encontrado em contas, o bloqueio preventivo é feito e os valores retidos, total ou parcialmente, nestes casos pode ser revertido com as devidas autorizações.
A possibilidade de um juiz determinar perda para a instituição existe, mas é remota, já que pode ficar entendido que nenhum sistema de segurança da instituição foi violado/invadido. A operação foi feita por meios legais.

O Mais importante voce já fez, o B.O. agora é torcer para tudo das certo e recuperar seu dinheiro.

Para o Whatsapp, Vá em configurações > Conta > Segurança > Mostrar notificações de segurança > Habilitar
Assim sempre que um contato mudar de dispositivo, reinstalar o app, uma notificação que o código de segurança mudou vai aparecer.
Mais um motivo para desconfiar de transferencias para terceiros nestes casos, evite-as.
Outra dica de segurança Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > habilitar
Esta opção adiciona uma senha de 6 digitos, definida pelo usuario, que é solicitada logo apos a confirmação SMS, torna mais dificil o roubo de identidade, pois a senha será exigida para liberar o dispositivo.

5 Curtidas

Como os colegas @CarlosHCMR e @Jgoncalves bem pontuaram, não se trata de má-vontade da instituição, tudo que envolve transações do sistema financeiro é envolto de burocracia justamente para tentar inibir fraudes. Além do mais, não houve falha na prestação do serviço por parte do Nubank, o dinheiro não sumiu da sua conta, você de livre e espontânea vontade efetuou a transferência.
Sugiro que você reuna toda essa documentação e procure um advogado ou a Defensoria Pública do seu estado para tentar reaver esses valores. Até quando um familiar falece precisamos acionar a Justiça para sacar os valores que a pessoa tinha em conta, imagine numa transação em que há suspeita de fraude. Desejo boa sorte!

2 Curtidas

Na verdade não, quem teria esse poder é somente a Justiça.

4 Curtidas

Sem querer jogar pano frio, mas nesse caso o Nubank não terá muito a fazer, uma vez que o dinheiro credita a conta de uma pessoa, nenhum banco tem poderes sobre esse dinheiro, e até talvez o Nubank consiga estornar esse valor, mas não é garantia. O que você tem que fazer é de uso de BO e comprovantes entrar com uma ação e dessa forma tentar ter seu dinheiro de volta, mas só com ação na justiça.

1 Curtida

Querendo ou não, aprendi algo importante com isso, desconfiar sempre e tratar de assunto dessa natureza pessoalmente, olho no olho. Dei como perdido, nossa justiça é lenta e burocrática demais. Continuo usando o Nubank, mas bem mais atento que antes.

3 Curtidas

Isso é verdade,nesses casos bate aquele desânimo, tipo, perdi mesmo, infelizmente nossa justiça nós faz sentir isso.

Muito Obrigada pessoal pelas palavras e orientações. O fato é que uma vez roubada, agente pelo menos aprende a fechar a porta.
Sigamos aguardando o banco e a policia.

1 Curtida

Só lembrando que o Boletim de Ocorrência é o início de uma investigação policial, que pode gerar um Inquérito Policial, que pode gerar uma ação penal pelo crime de estelionato.
No entanto, se você quiser cobrar e receber os valores que foram perdidos nessa transação, você precisa entrar com uma ação cível, por isso recomendei um advogado ou a Defensoria Pública. Só esperar pode dar algum resultado, mas talvez não o que você imagina.

1 Curtida

Grata,
já conversei com um advogado. Ele pediu os documentos e está agindo. Obrigada.

2 Curtidas

Meu APP Whatsap tem todas as proteções e dígitos de segurança habilitados.

1 Curtida

Não tem como estornar uma transferência. Neste momento, a pessoa que recebeu o valor já pode ter transferido para outra conta ou até mesmo já ter sacado.

Fazendo um boletim de ocorrência e enviando ao nubank, eles podem bloquear ou cancelar a conta que recebeu, mas infelizmente esse dinheiro você perdeu.

Olá @Gbrito seja bem vinda a Nucommunity