Tópico ESTORNO DE TRANSFERÊNCIA. Como fazer?
Olá @Gbrito, seja muito bem-vinda por aqui. Transferências não podem ser estornadas, mas conte-nos o que houve para que possamos te ajudar!
No dia 19 de agosto de 2020,
recebi uma mensagem de uma amiga que me pediu uma transferência com urgência de R$ 1.980,00 para a conta do NUBANK 5653603-1, agencia 001, em nome de Jessica Alves Ferreira.
Como era dados do meu Banco e a mensagem da colega que eu conhecia, transferi às 19h45 este valor, mas, foi um roubo.
Por isso, preciso cancelar a transferência ou reaver meu dinheiro pois a conta que transferi era do NUBANK,
Fico no aguardo,
Poxa que triste @Gbrito, você caiu num golpe mesmo. Faz o seguinte, envie um e-mail com os comprovantes, boletim de ocorrência online e detalhes do que houve para o Nubank no meajuda@nubank.com.br. Pode levar alguns dias para analisarem e te responder certinho, ok? Boa sorte!
Certo
Prestei ocorrência na delegacia on line e vou receber o comprovante amanhã.
Então envio ao NUBANK
Grata pela orientação.
Giselda
Olá Giselda, sem querer tirar sua esperança, mas, caí no mesmo golpe meses atrás. Fiz todo procedimento, boletim de ocorrência, comuniquei o Nubank. Identificaram a conta receptora através do CPF, que inclusive era Nubank, mas… só lamentaram o fato ocorrido mais nada. Acho que ao menos o assunto devia ser tratado de forma mais rígida, uma vez que identificaram a conta usada num golpe. Espero que seu caso tenha solução.
Obrigada Sérgio,
mas, o Banco também vai perder, porque eu vou cancelar a conta, se eles não resolverem, porque foi uma transferência e recepção dentro do próprio sistema do banco. Eles não tem culpa do ocorrido, mas, tem o poder de agir para devolver o dinheiro e denunciar os criminosos.
bom dia e obrigada pela sua atenção.
Entendo a sua revolta mas o banco não tem poder para retirar dinheiro da conta que foi enviada, só por meio de uma ação judicial, tanto que quando transferimos um valor para uma pessoa errada o banco pede a pessoa para devolver, mesmo sendo um golpe
Não é o Nubank ou outro banco que não resolvem
As instituições tambem ficam sem ação nestes casso.
Não é permitido fazer um débito na conta destino e creditar na conta origem, ou solicitar um debito para outra instituição.
Em muitos casos, é preciso autorização da justiça para desfazer a operação
outra grande dificuldade para resolução destes casos é quando os valores são sacados, algo que torna quase impossivel rastrear os recursos, ou multiplas transferencias, algumas legitimas, o que torna o debito em uma conta especifica indevido/ilegal. Contas em nomes de laranja tambem são usadas nesse processo assim sendo, outras contas deste titular não podem ser debitadas.
Quando existem evidencias e o valor é encontrado em contas, o bloqueio preventivo é feito e os valores retidos, total ou parcialmente, nestes casos pode ser revertido com as devidas autorizações.
A possibilidade de um juiz determinar perda para a instituição existe, mas é remota, já que pode ficar entendido que nenhum sistema de segurança da instituição foi violado/invadido. A operação foi feita por meios legais.
O Mais importante voce já fez, o B.O. agora é torcer para tudo das certo e recuperar seu dinheiro.
Para o Whatsapp, Vá em configurações > Conta > Segurança > Mostrar notificações de segurança > Habilitar
Assim sempre que um contato mudar de dispositivo, reinstalar o app, uma notificação que o código de segurança mudou vai aparecer.
Mais um motivo para desconfiar de transferencias para terceiros nestes casos, evite-as.
Outra dica de segurança Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > habilitar
Esta opção adiciona uma senha de 6 digitos, definida pelo usuario, que é solicitada logo apos a confirmação SMS, torna mais dificil o roubo de identidade, pois a senha será exigida para liberar o dispositivo.
Como os colegas @CarlosHCMR e @Jgoncalves bem pontuaram, não se trata de má-vontade da instituição, tudo que envolve transações do sistema financeiro é envolto de burocracia justamente para tentar inibir fraudes. Além do mais, não houve falha na prestação do serviço por parte do Nubank, o dinheiro não sumiu da sua conta, você de livre e espontânea vontade efetuou a transferência.
Sugiro que você reuna toda essa documentação e procure um advogado ou a Defensoria Pública do seu estado para tentar reaver esses valores. Até quando um familiar falece precisamos acionar a Justiça para sacar os valores que a pessoa tinha em conta, imagine numa transação em que há suspeita de fraude. Desejo boa sorte!
Na verdade não, quem teria esse poder é somente a Justiça.
Sem querer jogar pano frio, mas nesse caso o Nubank não terá muito a fazer, uma vez que o dinheiro credita a conta de uma pessoa, nenhum banco tem poderes sobre esse dinheiro, e até talvez o Nubank consiga estornar esse valor, mas não é garantia. O que você tem que fazer é de uso de BO e comprovantes entrar com uma ação e dessa forma tentar ter seu dinheiro de volta, mas só com ação na justiça.
Querendo ou não, aprendi algo importante com isso, desconfiar sempre e tratar de assunto dessa natureza pessoalmente, olho no olho. Dei como perdido, nossa justiça é lenta e burocrática demais. Continuo usando o Nubank, mas bem mais atento que antes.
Isso é verdade,nesses casos bate aquele desânimo, tipo, perdi mesmo, infelizmente nossa justiça nós faz sentir isso.
Muito Obrigada pessoal pelas palavras e orientações. O fato é que uma vez roubada, agente pelo menos aprende a fechar a porta.
Sigamos aguardando o banco e a policia.
Só lembrando que o Boletim de Ocorrência é o início de uma investigação policial, que pode gerar um Inquérito Policial, que pode gerar uma ação penal pelo crime de estelionato.
No entanto, se você quiser cobrar e receber os valores que foram perdidos nessa transação, você precisa entrar com uma ação cível, por isso recomendei um advogado ou a Defensoria Pública. Só esperar pode dar algum resultado, mas talvez não o que você imagina.
Grata,
já conversei com um advogado. Ele pediu os documentos e está agindo. Obrigada.
Meu APP Whatsap tem todas as proteções e dígitos de segurança habilitados.
Não tem como estornar uma transferência. Neste momento, a pessoa que recebeu o valor já pode ter transferido para outra conta ou até mesmo já ter sacado.
Fazendo um boletim de ocorrência e enviando ao nubank, eles podem bloquear ou cancelar a conta que recebeu, mas infelizmente esse dinheiro você perdeu.