Estou negativado. Posso ter uma conta digital?

Estou negativado. Posso ter uma conta digital?

Ter o nome apontado nos serviços de proteção ao crédito é uma situação bem chata, mas nem tudo está perdido. Entenda como, mesmo negativado, conseguir uma conta digital.

Organizar as Finanças
por Redação Nubank

Um problema de saúde inesperado, o desemprego que vem sem aviso, o carro que quebra no meio da rua. Às vezes as coisas saem do nosso controle e viram uma bola de neve. Quando menos se espera, lá está o nome nome negativado nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

A gente sabe que essa é uma situação bem difícil, mas nem tudo está perdido.

Posso ter uma conta digital estando negativado?

Sim.

Como a conta digital disponibiliza a maioria dos serviços oferecidos por uma conta-corrente, como transferências, depósitos e pagamento de boletos, a instituição financeira não precisa oferecer crédito ao cliente e, por isso, não faz restrição a pessoas que estão com o nome negativado.

Qual é a diferença entre conta digital e conta-corrente?

A única limitação é que a instituição financeira poderá negar um cartão de crédito ou empréstimo ao cliente que está apontado nos serviços de proteção ao crédito.

Afinal, qual é a diferença da conta digital?

As contas digitais são opções menos burocráticas e mais simples de usar que as contas convencionais de bancos. Elas podem ser abertas ou fechadas pela internet sem que o cliente precise ir pessoalmente até uma agência.

No dia a dia, a conta digital também pode ser controlada de forma online – seja por um aplicativo ou por um site – e, como dissemos, oferece a maior parte dos serviços que uma conta “comum”.

Hoje, a maioria das contas tradicionais já pode ser controlada de forma online. Por isso, esses dois pontos (poder abrir e encerrar as operações à distância e não depender de filas em agências) são as principais características usadas para tentar definir o que é uma conta digital. Além disso, associa-se muito às contas digitais conceitos como agilidade e controle do usuário sobre suas finanças. Tanto é que elas estão mudando a forma como nos relacionamos com nosso dinheiro.

Contas digitais são gratuitas?

Depende.

Algumas não cobram taxa de manutenção, mas cobram por serviços – como transferências ou saques. Outras cobram mensalidades de acordo com o tipo de plano contratado.

Um exemplo é a NuConta , a conta digital do Nubank , que não cobra mensalidade e oferece transferências ilimitadas, mas cobra pelo saque – aqui explicamos o porquê dessa cobrança.

É importante prestar atenção em todos esses detalhes para contratar a conta digital que mais se adequa às suas necessidades.

Aprenda mais sobre tarifas bancárias aqui

Como abrir uma conta digital?

A palavra-chave é comodidade. O processo de abertura de uma conta digital varia entre as instituições financeiras, mas a premissa de todas é a simplicidade.

Afinal, alguém quer perder tempo indo até uma agência?

Para começar a abrir uma conta digital, geralmente é preciso fazer um cadastro inicial – pelo site ou pelo aplicativo, dependendo da instituição. Neste momento, costumam pedir o nome completo, o CPF e o email do titular da conta.

Caso o cadastro seja feito pelo site, as próximas etapas serão feitas pelo aplicativo de celular, então é essencial ter ele baixado para continuar o processo.

Para concluir a abertura da conta, geralmente é preciso:

  • Preencher os dados pedidos pela instituição financeira;
  • Enviar fotos dos documentos solicitados (como RG ou CNH e comprovante de residência);
  • Enviar uma foto segurando o documento de identidade;
  • Assinar um contrato digital.

Na hora de fotografar os documentos, certifique-se de que eles estejam legíveis e completamente cobertos.

Essa etapa é essencial para verificar que a pessoa que está fazendo o cadastro é a titular da conta.

Aprenda aqui tudo sobre como abrir uma conta digital.

Abri minha conta digital. E agora?

Com a facilidade da conta digital, você conseguirá cuidar de seu dinheiro com muito mais simplicidade e agilidade. Que tal, então, aprender como ter mais controle sobre suas finanças pessoais?

Aqui, apresentamos um passo a passo de como começar a organizar as finanças.

E aqui, falamos sobre os 7 erros que atrapalham as finanças pessoais.

Para quem quer receber conteúdos exclusivos sobre educação financeira direto no email, basta se cadastrar em nossa newsletter clicando aqui.

6 curtidas

A NuConta sim, sem problemas só não vão te disponibilizar o tão querido Credito.

Pode sim. Mas em alguns casos, o banco pode se recusar a abrir a conta por uma restrição