Estrada Real: descubra o trajeto histórico de Minas Gerais

Fala, comunidade! :crown::sparkles:

Você já ouviu falar da Estrada Real? :thinking:
Sabe por que ela tem esse nome tão imponente?

A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil, com mais de 1.630 km de extensão, conectando cidades históricas que foram o coração do Brasil Colonial. Dividida em quatro caminhos principais – Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho de Sabarabuçu – ela ligava regiões ricas em ouro e diamantes a importantes portos, como o de Paraty.

Durante séculos, a Estrada Real foi palco de grandes acontecimentos históricos, como o movimento inconfidente, e foi percorrida por figuras históricas, incluindo Tiradentes. Ela ainda guarda muitos vestígios dessa época, seja nas ruas de paralelepípedos ou nas igrejas e museus que marcam o caminho.

Já tive o privilégio de percorrer várias cidades e visitar igrejas e museus fascinantes ao longo da Estrada Real. Um dos destaques é a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, que é uma das mais ricas do Brasil, com seu interior decorado com mais de 400 quilos de ouro e prata. Essa igreja, assim como tantas outras que encontramos na rota, conta a história da época áurea da mineração.

Além disso, explorei a Cachoeira do Falcão, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Castelinho dentre outras, um dos meus achados favoritos, e diversos outros pontos históricos que me transportaram no tempo. :herb::sparkles:

E agora, vem a parte legal: você sabia que existe um passaporte da Estrada Real? :world_map:
Essa iniciativa foi criada para incentivar o turismo e registrar a sua passagem pelos destinos históricos dessa rota lendária. Para obter o seu passaporte, basta:
:one: Baixar o aplicativo oficial da Estrada Real.

:two: Localizar um dos pontos de retirada.
:three: Levar uma doação (1 kg de alimento não perecível ou um agasalho).

Com o passaporte, você pode carimbar cada destino visitado, em uma jornada que combina história, cultura e solidariedade. E, claro, você vai apoiar as comunidades locais com suas doações.

Se você gosta de aventura, cultura e quer reviver um pouco da nossa história, a Estrada Real é o destino perfeito! Baixe o aplicativo, planeje sua viagem e comece a preencher seu passaporte hoje mesmo! :man_walking:t5::briefcase:

E você, já teve alguma experiência na Estrada Real? Ou está planejando começar a sua jornada? Compartilhe nos comentários e vamos trocar dicas! :point_down:t5:

35 curtidas

Confesso que não conhecia, mas só pela sua experiência já despertou uma curiosidade de um dia conhecer, obrigado por compartilhar esse momento com a gente. :purple_heart:

23 curtidas

Que legal, adoraria conhecer todos os lugares e ter o passporte completo
No Rio de Janeiro, tinha algo parecido , acho que era passaporte do turista ou algo do tipo.

cheguei a pegar, pra ir em alguns lugares lá.
mas não tenho muito mais informações pois faz tempo.

22 curtidas

Que interessante, não conhecia! Obrigado por compartilhar @guilhermereistg. :wink:

21 curtidas

Muitos nem conhecem o Brasil direito e viajam para o exterior, sendo que aqui tem destinos bem melhores muitas vezes, como as cidades históricas de Minas, por exemplo.

13 curtidas

Interessante demais @guilhermereistg confesso que também não conhecia.

Muito obrigado por compartilhar conosco.

18 curtidas

Fizemos estrada real e rota do café nas férias de Julho de 2024.
Brasil é muito maravilhoso para viajar, existem lugares lindos e interessantes demais!
Ainda pretendo conhecer alguns lugares aqui, antes de começar as viagens internacionais.

17 curtidas

Sensacional, @guilhermereistg! Eu já conhecia a história da Estrada Real, mas não fazia ideia do passaporte. Vou colocar esse trajeto na minha lista de desejos de viagem!

Aproveitando, @Cris1988: onde é a rota do café? Vale a pena o passeio? Eu amo café e não sabia que existia algo assim, já quero saber mais :coffee:

20 curtidas

Só pelas fotos já fiquei interessado em conhecer essa rota turística. Mais um pra minha lista de viagens. :writing_hand:

17 curtidas

Vou colar um link interessante sobre o assunto aqui, não conseguimos passar por todas cidades, mas as do Sul de Minas e algumas de SP, ficamos um dia em cada cidade :heart_eyes: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/11/03/sul-de-minas-tem-36-cidades-em-lista-oficial-da-rota-do-cafe-declarada-monumento-nacional-veja-a-lista.ghtml

Aqui é print de uma das filmagens que fiz na rota do café, eu amo Minas Gerais! :face_holding_back_tears:

15 curtidas

Que legal. Eu não conhecia não.
Fico admirado com a quantidade de lugares interessantes que nosso pais tem.

13 curtidas

Que demaaaais! Fiquei com vontade de conhecer. Eu já fui para MG, mas passei apenas por Belo Horizonte e por Brumadinho, para visitar o Instituto Inhotim (que é um espetáculo). Agora fiquei curiosa ara voltar e explorar outras cidades.

16 curtidas

Deve ser incrível!! Amei as fotos :heart_eyes:
Gratidão por compartilhar @guilhermereistg

15 curtidas

Uau!
Que tópico incrível, @guilhermereistg! Muito rico de informações!
Já salvei aqui!!

Visitei algumas cidades da Estrada Real, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes…
Minas é um estado maravilhoso por sua gente, sua culinária e sua história.
Ao total, viaitei 10 cidades mineiras, o que não é quase nada considerando a quantidade de municípios.

16 curtidas

Lendo os relatos no tópico só me veio uma música que não a esqueci até hoje: “(Oh, Minas Gerais. Quem te conhece não esquece jamais)” :clap:

13 curtidas

Não vai se arrepender :heart_eyes:

Também queria preencher ele todo, quem saber.

Agora do RJ vou pesquisar, lá ja bati bastante cartão também kkkk

De nada :heart_eyes:

Minha meta é ir em todos os estado, até agora já foram 7 incluindo o meu kkkk, mas conhecer tudo vai ser algo difícil.

Minas Gerais por exemplo são 853 município, contando por alto aqui ja visitei 38 municípios.

Bora conhecer nossa terra.

Que rota gostosa do café :heart_eyes:, fiquei de fazer a de São Lourenço além do Café tem o passeio de balão, minha amiga foi e amou, e claro trouxe um café maravilhoso.
Também quero conhecer mais do Brasil para viajar fora.

Agora temos que fazer tudo de novo kkkkk, eu tô aqui pesando em voltar em algumas cidades de novo.

Ah sim, não vai se arrepender.

Anotado

Muitos de perde de vista

14 curtidas

Já passou na estrada Real.

Obrigado :heart_eyes:, é maravilhoso é tanto lugar escondido.

Conheceu lugares incríveis, chegou a andar de Maria Fumaça em Ouro Preto e Mariana, Tiradentes também tem.

Bota maravilha nisso, no fim do ano passado fui conhecer o premiado restaurante O Passo Pizzajazz , que conquistou o renomado Prêmio Cumbuca de Gastronomia , um reconhecimento aos melhores restaurantes de Minas Gerais que fica em Ouro Preto na Estrada Real.

A experiência gastronômica foi inesquecível :heart_eyes:,

Eu conheci quase nada aqui também, muito lugares para visitar.

obrigado por compartilha a foto, amei. :heart_eyes:

Você tirou essa lá do fundo do baú :heart_eyes: :clap:t5:

12 curtidas

Sim! :heart_eyes:
De Tiradentes a São João del Rey, num fim de tarde. Amei!

15 curtidas

Nossa que tudo asmei, esse ano ainda prendendo volta em Tiradentes e passeia na Maria Fumaça :heart_eyes:

11 curtidas

:clap:t5::clap:t5::clap:t5::clap:t5:
Maravilha!
Vai amar!
Vale à pena!
Eu estava hospedada em São João del Rey e fui passar o dia em Tiradentes. Uma amiga mineira me sugeriu ir de ônibus e fazer o passeio de Maria Fumaça apenas na volta ao entardecer.
Gostei da dica, pois além de ficar com mais tempo para desfrutar Tiradentes, gastei menos, fazendo o passeio de Maria Fumaça no melhor horário pra desfrutar as paisagens.

14 curtidas