Estratégia de Mitigação de Perda

Boa tarde, pessoal!

Sou investidor há algum tempo e já passei tanto por vitórias quanto por derrotas. Um ponto que ainda sinto que posso melhorar bastante é na saída de posições e na gestão de crise quando os investimentos começam a apresentar quedas significativas. Tenho sentido dificuldades em identificar o momento ideal (ou menos desfavorável) para vender.

Atualmente, estou amargando perdas com QUAL3 (-80%) e FLRY (-35%), e agora também vejo quedas em SNCI11 (-30%), TRBL11 (-30%) e RURA11 (-24%). Em meio a isso, revisito os fundamentos dos ativos e fico em dúvida: vale a pena continuar com esses investimentos ou a hora de sair já passou?

Nesses momentos de turbulência, em que o mercado vira, vejo que a habilidade em lidar com essas situações é crucial para um retorno consistente. O problema é que, enquanto nos momentos favoráveis tudo parece simples, nas quedas parece difícil tomar decisões racionais.

Para quem já passou por situações parecidas, como vocês agem nesse tipo de contexto? Existe alguma metodologia, técnica ou análise específica que vocês utilizam? Alguém na comunidade já postou algo nesse sentido que possam compartilhar?

Inclusive, tenho estudado sobre vieses comportamentais para entender melhor minhas reações, mas admito que ainda sinto dificuldade em manter o equilíbrio.

Conto com a ajuda e insights de vocês!

1 curtida

Eu não sei exatamente qual é sua estratégia, mas pude perceber que você investe em alguns segmentos que tem vários fatores de risco atribuído:

Ações
QUAL3 - Serviços Médicos, Hospitalares, Análises e Diagnósticos
FLRY - Serviços Médicos, Hospitalares, Análises e Diagnósticos
Minha opinião: Saúde é um segmento complicado aqui no Brasil. Da mesma forma que varejo e companhias aéreas. É nestas horas que eu sugiro ao investidor optar por segmentos mais perenes como instituições financeiras, seguridade, saneamento, energia, etc. Salvo, se o investidor sabe muito bem o que está fazendo e os riscos que estão sendo assumidos.

FIIs
SNCI11 - Papel
TRBL11 - Tijolo
RURA11 - Fiagro
Minha opinião: Devido ao crescimento da taxa SELIC que impacta diretamente a taxa CDI, quase todos os FIIs (títulos e tijolo) estão amargando perdas no ano de 2024. Alguns podem enxergar isso como uma boa oportunidade para aumentar posições e outros preferem “segurar a onda” e desprezar a desvalorização dando atenção apenas aos dividendos que estão sendo recebidos. Quanto aos Fiagros, o assunto é um pouco mais complexo pois envolve outros fatores que vão desde os ambientais até grandes falências de devedores. Por isso é importante observar bem as demonstrações financeiras dos FII’s ligados a CRA’s e CRI’s observando qual é a estratégia que está sendo utilizada pelo gestor do fundo para evitar concentrações exageradas e os índices que estão sendo utilizados para reajuste destes títulos.

Por conta de tudo isso, sempre há tempo pra reavaliar as estratégias utilizadas e quem sabe até, dar uma “pisada no freio” em momentos de incerteza. Além de tudo isso, o aspecto comportamental do investidor influencia muito neste processo. “Haja estômago” para suportar algumas volatilidades mais fortes de mercado. Mas pense assim: Esta simples reflexão que você está fazendo agora, já é muito útil para avaliar outras alternativas e estratégias no mercado financeiro.

Por mais que a situação seja difícil, espero que eu tenha te ajudado um pouco.
Abraço.

5 curtidas

A estratégia a ser adotada depende de muitos fatores, entre eles o horizonte de tempo, nível de risco, capital disponível, etc… A saída do mercado também pode está ligada a o nível de perda que você esteja disponível a suportar, bateu essa cota saí sem receio, não adiante chorar pelo leite derramado. Um dos maiores causas da falência de investidores é não tolerar pequenas perdas. Da mesma forma como é raríssimo um time campeão invicto em um campeonato competitivo como o brasileiro, também o é para investidores no mercado de renda variável. O que faz a diferença é a performance ao longo do caminho, acumular mais ganhos que perdas, mas vitórias do que derrotas. :relieved:

3 curtidas