Excesso de contas bloqueadas

Ontem, só por curiosidade, resolvi acessar o Instagram do Nubank e, ao ler os comentários de praticamente todo e qualquer post por lá (isto é, post antigo, post novo, post fixado etc), percebi que há um número assustadoramente alto de comentários de usuários/clientes que tiveram as suas contas bloqueadas.

Por favor, façam o “teste” vocês mesmos e vejam com os seus próprios olhos: acessem o Instagram do Nubank e leiam os comentários de qualquer post!

Até mesmo aqui na comunidade percebe-se que frequentemente surge alguém relatando o bloqueio de sua conta. Vamos ser francos? Isso é assustador e péssimo para a imagem da empresa. Isso afasta clientes e possíveis futuros clientes, isso gera insegurança!!

Sei que o bloqueio ocorre por, segundo eles, “questões de segurança”, mas acredito que o sistema responsável por detectar movimentações suspeitas deveria ser mais cauteloso ao bloquear contas e, sobretudo, muito mais célere em desbloqueá-las após correta averiguação (hoje, o prazo para “análise” de bloqueio é de 10 dias!!!).

Eu mesma, por exemplo, tenho uma amiga que me relatou que seu esposo (um homem integro, o qual conheço há mais de 20 anos) teve a sua conta bloqueada após receber uma transferência de 6 mil reais referentes a uma indenização trabalhista! Putz!? Honestamente falando, acho que esse “sistema de segurança” do Nubank deveria ser um pouco mais inteligente!

Por curiosidade, também entrei no Instagram de outros bancos (itaú, Bradesco e C6, especificamente) para ver se também tinham comentários excessivos referentes a bloqueios de contas em tais intituições - mas não! Os usuários de tais instituições relatam outros problemas, questões referentes a PIX, instabilidade do app etc, mas raramente se lê algum comentário referente a bloqueio de contas. Acho que o Nubank deveria rever urgentemente a sua “política de segurança” para evitar bloquear contas injustamente.

8 curtidas

Oi @raffaellabolaffio , bem complicado mesmo. Cancelamentos e Bloqueios estão muito frequentes ultimamente, também estou observando essa crescente de relatos aqui na comunidade.

13 curtidas

@raffaellabolaffio o sistema anti fraudes do Nubank funciona: imagina, o tanto de transações realizadas por dia e a quantidade de pessoas tentando dar o golpe?! Isso me deixa mais confortável em ser cliente! Se existe uma movimentação estranha, com com certeza o banco tem que verificar! Se for pegar 100% dos clientes do Nubank, com certeza, a minoria de clientes que tem esse tipo de problema! Mas eles são muitos nos comentários, claro, tem mais gente reclamando do que elogiando! Não tem nem como comparar o Nubank com outros bancos, o Nubank já superou todos e é quinta maior empresa do Brasil. Com relação ao marido da sua amiga, todos são suspeitos até que provém o contrário! Não acredito que o Nubank ia bloquear a conta de alguém por engano ou sem motivo!

6 curtidas

De fato, é um número até grande de comentários a respeito do bloqueio de conta. Ao mesmo tempo que muitas contas são bloqueadas por algum motivo que viola os termos, também pode ocorrer os chamados falsos positivos onde vez ou outra um cliente legítimo pode ter uma conta bloqueada (o próprio Nubank confirma isso através do trecho da nota abaixo em uma dessas publicações que separei pra caber na imagem). Entendo os pontos e de fato nenhum sistema é perfeito e deve passar sempre por melhorias.

Nota

15 curtidas

Ao contrário, querido, todos são inocentes até que se prove o contrário artigo 5º, inciso 57 .

7 curtidas

Desculpe, mas bloquear contas indevidamente é passível de danos morais, mas isso talvez o Nubank aprenda mais pra frente com processos judiciais vindouros - o tempo ensina! Outro ponto é no que tange a morosidade em restaurar contas bloqueadas injustamente. Imagine alguém reter todas as suas economias por 10 dias (ou mais!), deixá-lo com uma mão na frente e outra atrás e depois de 10 dias ou mais desbloquear seus recursos sem nem ao menos pedir desculpa!?? Bizarro, né!?

8 curtidas

Se ouve uma movimentação estranha na conta, existe algo suspeito! O sistema anti fraude vai verificar.

Fanboy

3 curtidas

Concordo com seu posicionamento @raffaellabolaffio, muito sensato, minha esposa está com a conta bloqueada desde o último dia 06, estamos aguardando completar os 10 dias, para saber o q irá acontecer, fiz um pix de 4.150,00, pra ela pagar alguns fornecedores pois ela trabalha com vendas, mandamos e-mail pro me ajuda nubank, com detalhes do depósito, q foi eu marido dela, até cópia da certidão de casamento mandamos, mas não adiantou, nos responderam pedindo pra aguardar o prazo. Tbm suspeitamos q alguém de má fé, contestou algum pix q fizeram pra ela, mas não sabemos se é isso, pois o Nubank não informa seu cliente de mais de 4 anos, com conta PJ na instituição, as vezes por uma contestação de menos de 100 reias te deixa impedido de usar sua conta, agora um cliente de 4 anos, por conta de um pix contestado fica bloqueado tantos dias, sem q o Nubank dê a chance do cliente mostrar provas, se defender, primeiro o nubank teria q ouvir seu cliente e apenas depois disso ouvir terceiros, q muitas vezes nem clientes são, **deixo claro q não sou contra os bloqueios, pois todos podemos ser vítimas de golpes.**Mas tínhamos q após bloqueada a conta, termos a chance de explicar a situação. Agora estamos no prejuízo com o dinheiro preso na conta, o qual tive q me virar pra conseguir outros 4.150,00 pra pagar a dívida, tenho q esperar os 10 dias pra saber se ela terá a conta desbloqueada ou cancelada, tínhamos o cartão adicional em sua conta ele foi cancelado, nem nos avisaram, eu q estava de olho no app e percebi senão tínhamos passado vergonha, e vamos em frente, Amo o Nubank, melhor app de banco, me deu o UV amo tbm, mas está pecando nesse assunto, e pelo q eu vi, não foi ninguém q me contou, a conta de qlqr um de nós cliente pode ser bloqueada, em qualquer outro banco nunca vi essa situação acontecer, tenho conta em bancos a quase 20 anos.

13 curtidas

Olá @raffaellabolaffio eu acompanho as redes sociais do Nubank e sou participante aqui da Comunidade.

Li seu tópico criado em 10 de dezembro

O Nubank tem milhões de clientes, consequentemente haverá muitas reclamações, sejam elas de caráter que forem.

Sobre o assunto de contas bloqueadas também haverá na mesma proporção. O que acontece há um tempão é que os motivos de bloqueios são diversos também, como pro exemplo golpes, uso indevido da conta, movimentação suspeita e por aí vai.

Eu já tive minha conta bloqueada porque mandei um valor fora do meu padrão de movimentação. Mas o assunto foi resolvido e nunca mais tive o bloqueio.

Temos aqui na comunidade inúmeros relatos desta ação de bloqueio e cada caso é uma situação que não temos conhecimento do por quê a conta foi bloqueada.

Não se assuste com os números, ele são frios e não demonstram e nem sinalizam as reais razões do bloqueio.

Esse princípio está previsto no inciso LVII do art. 5º da Constituição da República Federativa de 1988, que prevê que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

O conceito que você está utilizando é um direito fundamental garantido em diversos sistemas jurídicos

Esse princípio estabelece que uma pessoa é considerada inocente até que sua culpa seja comprovada por meio de um processo legal justo e imparcial.

A presunção de inocência pode ser aplicada em várias situações, tais como:

  1. Processos Penais: Durante um processo criminal, o réu é presumido inocente até que o tribunal prove sua culpa além de qualquer dúvida razoável. Isso significa que é responsabilidade da acusação demonstrar a culpabilidade do réu, e não do réu provar sua inocência.

  2. Prisão Preventiva: Mesmo que uma pessoa seja presa preventivamente, o princípio da presunção de inocência permanece. A prisão preventiva não deve ser considerada uma antecipação da culpa, mas sim uma medida excepcional para garantir a ordem pública, a instrução criminal ou a aplicação da lei.

  3. Reputação e Honra: Fora do âmbito criminal, o princípio da presunção de inocência pode ser invocado em situações que envolvem a reputação e a honra de uma pessoa, como em processos civis por difamação ou calúnia.

  4. Inquéritos e Investigação: Mesmo durante inquéritos policiais e investigações, a presunção de inocência deve ser respeitada. As acusações não devem ser tratadas como fatos consumados até que sejam devidamente provadas perante o tribunal.

O objetivo desse princípio é garantir um julgamento justo e equitativo, protegendo os direitos individuais dos cidadãos e evitando condenações injustas.

Portanto é direito de quem de fato se sentir lesado com o bloqueio abrir um processo penal, comprovar que a Instituição Financeira, seja ela qual for, estava errada e pedir reparos.

A comprovação é a parte importantíssima deste game!

Não tenho notícias e nem conhecimento devido que o Nubank tem milhões de processos por conta bloqueada.

24 curtidas

Com orgulho e satisfação.:+1::blush:

4 curtidas

Você está certa tem que reinvindicar seus direitos mesmo , se não houve nenhuma fraude em sua conta qual motivo do bloqueio??? envie os comprovantes via e-mail para central ou ouvidoria, ou ligue amanhã para ouvidoria explique sua situação, pois até um pix recebido e se a pessoa contestar isso por alguma maldade ocorre o bloqueio e o prazo é de até 10 dias úteis , aconteceu comigo e provei o erro e minha conta foi desbloqueada , a ouvidoria do Nubank excelente em ajudar , torcendo por vc :purple_heart:

5 curtidas

Excelente posicionamento! Existe ainda essa questão como o Cláudio bem pontuou, não sabemos 100% o que causou o bloqueio, existe diversos fatores, desde a questão do cliente omitir partes essenciais que gerou o bloqueio ou de fato o cliente tá certo e houve um alarme falso, por isso nesses momentos nem nós podemos julgar tal cliente, levando em conta que não sabemos o contexto, por isso é como o Nubank sempre informa, a comunicação deverá ser feita entre o cliente e a instituição. :handshake:

12 curtidas

Curiosamente, por alto, mais de 90% das reclamações são justamente sobre bloqueio de contas. Não acha isso algo, no mínimo, curioso? Tente entrar nas redes sociais de outras instituições e ler os comentários. Você lerá comentários criticando a instabilidade do app, o baixo limite no crédito, o atendimento, mas - diferentemente do Nubank - raramente você lerá alguém reclamando que teve sua conta bloqueada. Pelo visto, o Nubank deve ser o campeão em bloqueio de contas. Será que o “sistema de segurança” do Nubank é superior ao das demais instituições?

Questões a se pensar…

7 curtidas

Quando alguém contexta um Pix e a conta é bloqueada por questão de segurança, não se pode culpar o banco. Infelizmente vivemos num mundo que há muitas pessoas desonestas e isso tem causado um grande problema. Entendo a frustração de muitos sobre isso, mas se fosse o contrário? Se vc envia o Pix para alguém depois descobre que não existe o produto que comprou? Não faria o mesmo? Não ficaria contente se o banco bloqueasse , analisasse e devolvesse o dinheiro pra pessoa certa?
Concordo sim, não se pode depender apenas de um banco por esses motivos. Mas segurança é importante, com certeza.

5 curtidas

Não tenho este levantamento e dados concretos. Gosto muito de omitir minhas opiniões quando tenho algum critério argumentativo.

O Nubank pode não ser superior às demais Instituições Financeiras, sobretudo porque não conheço o viés tecnológico delas. Mas com certeza o Nubank está na frente de muitas no quesito inovação e segurança.

Quando bloquearam a minha conta tive que resolver sim, me tirou do sério, sim, mas me senti seguro quando o sistema percebeu uma movimentação atípica na minha conta.

7 curtidas

Segui sua sugestão e verifiquei as postagens no Instagram e, de fato, há muitos relatos citando “conheço alguém”, “um amigo meu”, “fiquei sabendo”, “tem muita gente falando”, etc, além de muitos relatos de pessoas que tiveram a conta bloqueada e encerrada após a celebração de acordos para pagamento de dívidas e alguns poucos reclamando especificamente sobre problemas próprios de bloqueio.

Não tenciono criar uma tese defensiva em favor do NU, porém você considera seguro, diante de dados tão superficiais, concluir que as contas que efetivamente foram bloqueadas, estavam em consonância com o Contrato de Conta do Nubank?

O bloqueio cautelar de segurança ocorrem sempre que o mecanismo antifraude do NU detecta operações incomuns nas operações realizadas, observe os relatos do @ClaudioSilvaDigital o qual admitiu que isso ocorreu; do @Rodriguinho015, que descreve com detalhes o ocorrido; o @Everton-jack, que apesar de ainda estar em andamento aparenta ser dessa mesma ordem.

Até mesmo o caso do esposo de sua amiga, que em sua percepção é pessoa de bem, honesta, porém certamente que o valor recebido era incomum para a conta dele.

Redes sociais são excelentes fontes de dados quando o tema é tratado com informalidade, sem a possibilidade de verificação e confirmação de dados.

Como você citou a CF, infere-se que possua algum conhecimento na área jurídica; dessa forma a fonte mais segura para servir de base para conclusões acerca da legalidade ou não dos bloqueios de conta é a consulta pública de processos nos tribunais estaduais.
Verifique, você ficará surpresa.

9 curtidas

Isso não é verdade. A enorme maioria dos relatos são todos em primeira pessoa. Além do mais, percebe-se claramente seu viés tendencioso ao tratar a instituição carinhosamente como “Nu”.

Engano seu. Você o conhece, por acaso?

5 curtidas

A questão que nosso amigo levantou é que o nubank não bloqueia algo sem um motivo. Ele não está pondo em dúvida a honestidade da pessoa.

7 curtidas

A comunidade tem como propósito nos dar informações sobre o nubank. Queremos que ele melhore cada vez mais. Reclamar de bloqueios e cancelamentos sem falar o motivo disso não nos leva a nenhum lugar.

3 curtidas