Exclusão do histórico do chat

Bom dia/noite,

Gostaria de saber onde na lei fala que eu não tenho direito em solicitar a exclusão total do meu histórico do chat por motivos pessoais e de organização. É revoltante uma empresa que prega a liberdade ser totalmente divergente entre discurso e atitudes.

Quero a exclusão do meu histórico de chat mas dizem que por motivos de segurança para ambos não é possível. Como uma empresa pode definir o que é seguro ou não pra mim? Está pior do que o próprio Governo ou as instituições financeiras tradicionais, nas quais o Nubank sempre encheu a boca para falar que são diferentes.

Infelizmente por esse motivo terei que deixar o Nubank após 5 ou 7 anos de intenso uso e movimentação. Solicitarei o Cancelamento do cartão e exclusão total da minha conta, buscando por alguma outra das dezenas de opções disponíveis no mercado.

Também estou cogitando a abertura de um processo para essa solicitação.

Creio que a conversa nao seja apagada por segurança, qualquer problema voce pode ter acesso e utilizar se necessário, boas vindas @Lvhwt

Por quê você deseja excluir seu histórico no chat, há algo lá que te incomoda?

Decreto Nº 6.523/2008 – Regra Geral do SAC

§ 4o O registro eletrônico do atendimento será mantido à disposição do consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora por um período mínimo de dois anos após a solução da demanda.

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Pronto, tá aí o motivo, valeu @lorenatelles :wink:

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Tem conversas desde 2017, desde a primeira vez que utilizei o chat. Então o Nubank está completamente errado. Automaticamente teria que excluir de 2018 pra cá e conforme for passando o tempo ou mediante a minha solicitação.

Motivos pessoais, organização e porque eu tenho direito. Excluirei a minha conta e cancelarei o cartão, basicamente é a unica solução oferecida pelo Nubank.

Confira antes, com o outro banco para o qual vc irá migrar, se eles fazem isso.
O registro também é deles, tem conversa deles.

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Evitarei utilizar chat de hoje em diante, atendimento só por telefone em qualquer instituição que seja. É deles a parte deles, a minha eu tenho direito de apagar. (Após o período minimo de armazenamento conforme Decreto postado acima). Nada comprometedor, apenas organização e também fugir um pouco de quem eu era em um passado recente. (Me envergonho de determinadas palavras em certos momentos).

É só não ficar olhando o chat, mano. Daí você não fica vendo as coisas do passado, se te incomoda então simplesmente ignora, acho precipitado você cancelar uma conta e cartão que tem a tanto tempo só por causa disso. Pensa bem, se falou algo que se arrependeu e não gosta de ver, não fica olhando o passado, olha apenas teu presente e evita repetir os erros daqui pra frente.

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Só pra lembrar que as conversas por telefone tambem ficam gravadas.

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Todo mundo sabe disso.

Consigo não, a partir do momento que existe a opção la de visualizar histórico pra mim já não serve. Também acho meio fútil deixar a instituição por esse motivo mas é a única solução para o meu problema, infelizmente. Fora isso e alguns outros pequenos problemas, não tenho nada a reclamar. Atendimento excelente.

É, se é assim, então cancela.

Também compartilho dessa opinião.

E como as empresas são obrigadas a manter esses registros, se limpassem a sua visualização do chat com certeza o Nubank ainda teria esses históricos.

Se você vai mesmo mudar de banco por causa disso, verifique bem se dá para limpar o chat para você não se decepcionar.

Mas saiba que o banco ainda terá os registros desse chat e de todas as ligações que você fizer, mesmo você não vendo mais.

Se me permite um conselho: tente desencanar. Eu mesmo sou muito paranoico com organização, mas chegou uma hora que isso começou a afetar negativamente a minha vida. Desde então eu tento ter outra visão sobre isso. Não é fácil, mas temos que começar de algum lugar.

Boa sorte.

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Existe a possibilidade de arrependimento mas com a quantidade de instituições digitais no mercado em 2020 e com o surgimento de uma nova plataforma ou instituição todo santo dia, acredito que seja baixa, mas existe. Não da, sinceramente, já tentei, eu concordo que chega ao ponto de ser paranoico. Igual uma plataforma de pagamentos ai que não permite deletar a foto de perfil, ou você deixa a que está ou troca por outra mas deletar não, algo tão simples e parece que não implementam de preguiça. Aí eu pensei em deletar a conta e criar uma nova mas também não é possível pois é atrelado ao CPF, você só pode reativar a que ja tem, criar outra do zero após apagar completamente a anterior, não. O simples fato de não poder deletar a foto do perfil e deixar sem me fez não querer mais usar a plataforma. Só queria poder deletar meu histórico de Chat, apenas isso, não tem problema ficar armazenado no Nubank mas também é desconfortável saber que qualquer atendente pode ter acesso ao histórico, onde se enquadra a privacidade aí? Zero! Por isso acho que tínhamos que ter total direito em optar ou não pelo armazenamento. Não vou nem entrar na questão da obrigação em tirar selfie segurando o documento a cada vez que você formata seu próprio Smartphone, quer algo mais invasivo e arcaico do que isso? Coisa de banco tradicional da era da pedra. (papo pra outro tópico) - Obrigado pelas palavras.

O país, as leis e as instituições nos forçam a agir ILEGALMENTE: Por exemplo, se eu conhecesse alguém que trabalhasse internamente poderia arrumar um “jeitinho” de deletar ou simplesmente sumir, já que por vias legais é IMPOSSÍVEL.

Todas as empresas são iguais, umas com mais e outras com menas BUROCRACIA, as LEIS protegem essas empresas, seje tendo os dados de conversas e ligações ou seje tendo todos os seus dados de cadastro.

Você pede a exclusão do cadastro, exclusão dos dados, mais eles não excluem, se falarem que excluem é MENTIRA, o “Banco Central” exige que seus dados fiquem a merce da empresa por 5 anos … Vc pode não ser mais cliente da empresa, mais a empresa tem todos os seus dados, mesmo que vc não concorde.

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Briga pelo chat do nubank primeira vez kkkk

Ficam,podem até ficar gravadas, mas NUNCA vi em hipótese alguma, em NENHUMA empresa, conseguirmos a gravação de qualquer ligação. Já trabalhei em uma empresa nacional de grande porte. Onde NUNCA vi uma única gravação.

Lvhwt, acalme se.
Vi seus comentários, parece que está revoltado. Acalme se. Já foi inclusive postado sobre decreto que protege os dados.
Eu ODEIO algumas coisas no nubank. Porém acho precipitado sua atitude em querer cancelar sua conta por esse motivo. Estou com problema com nubank a mais de um ano. Sofrendo com o chat horrível deles. ( já foi excelente, mas nao é mais).
Depois de cancelado, te garanto, você não conseguirá reaver seu cartão de crédito tão cedo.
Ah, mas vou para outra fintech, instituição, banco…
Cara, me mostra, me diga QUAL por exemplo que te dá desconto quando você antecipa parcelas do cartao de crédito… E QUAL é tão fácil de fazer a antecipação de pagamento. ME DIGA QUAL QUE EU VOU JUNTO COM VOCÊ. Não tem, não existe. Ou se existe desconheço e peço para quem conhece nos dizer. Nubank é pioneira nesse ramo. E até onde eu sei. Por mais que tenham alguns problemas, tem sido a melhor e menos burocrática.

Ah, quanto ao que chamou de arcaico e invasivo sobre tirarmos selfies para termos aprovação. “Cara” questão de segurança. E você NAO é obrigado a fazer isso.
Não quer fazer não faça! Mas também não será aprovado seu cadastro em NENHUM LUGAR sem antes enviar dados fundamentais para sua segurança e do banco também claro.
Legal mesmo são os metodos antigos onde ficávamos horas, ou até dias para conseguir falar com um gerente de banco. Onde tinhamos que comprovar renda até do avô para conseguirmos abrir uma conta! Nem estou falando de cartão de crédito, mas de uma simples conta.
Ah, e os inúmeros documentos que tinhamos que assinar, alguns casos levar até autenticados em cartório.
Bons tempos esses né?!
Lvhwt, me desculpe a sinceridade. Acho que está se deixando levar pelo emocional. Quem “me conhece” aqui que já leu meus comentários sabe que “não aliso nubank”. Acho que tem inúmeras coisas a serem melhoradas e resolvidas.
Mas nesse caso acho que está enganado meu caro.
Se acalme, peça a exclusão do histórico e aguarde o tempo que é estipulado no decreto. Caso não cumpram, aí pode inclusive buscar os meios jurídicos para resolver sua insatisfação.
No mais, eu faria diferente.
Veja outra instituição ou banco que atenda melhor seu perfil. Experimente e deixe em “suspenso” a sua no nubank, fazendo pequenas transações para não cancelarem alegando qualquer coisa.
Mas utilize sim outra que não tenha cobrança de anuidade. Experimente outra opção, veja como é o chat de outros.
Existem várias boas. Eu por exemplo utilizo uma muito boa. Que poderia dizer que faltar pouco para superar nubank.
Depois de feito isso, acho que tomará uma melhor decisão. E melhor… de cabeça fria e melhor pensado.
Desejo boa sorte.