Exemplo declaro o IR ou não

Olá pessoal e ótima noite

Estava lendo sobre Declarar o Imposto de Renda e deparei com uma inserção ou não é obrigatório a declarar.

Em meu caso sou investidor somente em Renda fixa CDB e LCA e os investimentos em moeda nem chega R$ 10.000,00. E quanto ao rendimento nem chega ou nem chegou a R$ 1.000,00.

Mas nada tenho e para entender este resumo não tenho nada mais nada,

Sou obrigado a declarar o IR? O que percebi acho que estou livre ou fora em declarar o imposto de renda.

Pode auxiliar ou ajudar na minha ideia, ?

3 curtidas

Boa noite,

7 curtidas

Bom dia,

Complementando o que o @Dieguito disse acima é o seguinte. Muito das vezes olhamos só para os investimentos, mas existe outras rendas, outros patrimônios que são inclusos e obrigatório para fazer a declaração. Como por exemplo:

  • Imóvel? Se não me engano é R$ 300 mil (isento de IR, não de declarar os bens)
  • Investimentos? Depende.

Renda fixa;

  • Ativos que tem rendimentos; Em isentos e não tributaveis tem um X valor também.
  • Ativos de outra modalidade como dívidas; E bens e direitos. (Dívidas)

Enfim, só pra exemplificar que independente do valor, declare. Uma coisa é você declarar e pagar imposto no final, outra é você pagar imposto na fonte.


Exemplificando:

  • A declaração; E como você preencher um caderno do que você tem com X investimentos e Y patrimônio.
  • Pagar IR; E depois que preencher um caderno de anotações, as folhas acabarem ou atingir ali o maximo de 40 folhas e precisar comprar/pagar por um novo caderno.

No entanto, nem sempre que preencher todo caderno precisa comprar outro caderno, assim como a cada novo caderno vai precisar pagar imposto.

Lembrando que é uma somatória de fatores, na dúvida como sempre recomendo. Declare. E uma vez declarado é pra sempre tá? Todo ano vai ter que declarar. Não é difícil, hoje tem app com responsabilidade que te dá tudo bonitinho pra renda variável, cripto e pra renda fixa tem o informe do nubank que já da mastigado.

E todo ano passou do dia 15 de março pode ver que vai ter a maioria pré preenchido no programa IRPF2025, devido as empresas já declararem o que você tem de ativos com eles no período de janeiro/fevereiro. Então, quando chega no período de Março, já tem quase tudo declarado e você só tem a função de conferir.

Se depois de tudo ainda tem dúvidas ou insegurança contrate um contador. Ahh… E se for aposentado, tem outras regras pra declaração é bom ficar ciente disso antes de declarar sozinho. Peça ajuda sempre.

Como dizem meus veys e utilizo todos os dias. Afinal não nasci sabendo neh. E o seguinte;

“Quem tem boca, vai a roma!”

3 curtidas

Declara imposto é algo surreal, o Estado que deveria cuidar do que “lhe pertence”. Ou seja, você precisa descascar um abacaxi em favor de governos ineficientes e perdulários.

2 curtidas