Exigência de RG para utilizar o nu

Fui pagar uma compra por aproximação e a caixa exigiu meu RG, entendo que é uma medida de segurança, mas acaba complicando algo que seria uma facilidade do cartão

Bem vinda à Nu Community.

Não é uma prática comum, mas o estabelecimento pode sim exigir a identificação do portador do cartão. Inclusive em algumas cidades existem leis que obrigam essa identificação. Nesses casos creio que não há o que o Nubank possa interferir.

Nessa reportagem do portal Terra, o Procon SP esclareceu sobre o assunto:

A loja tem direito de exigir RG ou CPF em compras com cartão de crédito? Sou obrigado a me cadastrar ou informar telefone, e-mail e endereço?
O estabelecimento deve exigir um documento de identificação com foto para comprovar a identidade do consumidor. Quanto a cadastros, o consumidor não pode ser obrigado.

Se não for apresentado documento com foto, a venda com cartão pode ser recusada pelo lojista?
Sim. O documento com foto evita que terceiros usem o cartão sem o conhecimento do dono.

Fonte: https://www.terra.com.br/amp/economia/direitos-do-consumidor/procon-esclarece-duvidas-nas-compras-com-cartao-de-credito,ec48e6edbf17a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

17 curtidas

Olá @Stefany_Cardoso, seja muito bem-vinda por aqui! Vale pontuar que essa medida de segurança foi realizada pelo estabelecimento e não está relacionada ao Nubank, provavelmente com as outras bandeiras e instituições também. :handshake:

19 curtidas

@Stefany_Cardoso ,seja bem-vinda à NuCommunity!

3 curtidas

Não é muito comum, mas em alguns lugares realmente pedem e estão legalmente autorizados.
É uma questão de segurança que acaba prejudicando um pouco a conveniência de usar o pagamento por aproximação ou mesmo o cartão como forma de pagamento.

Até entendo no caso de compras de alto valor, porém se o pedido do RG foi somente pelo uso da aproximação eu acho estupidez, pois se o cliente e o próprio banco emissor (quem arca com o uso indevido) permitem esse tipo de uso, qual o motivo do estabelecimento fazer essa exigência?

13 curtidas

Questão de segurança do estabelecimento e seria ótimo se todos fizessem isso, como faziam no passado, ajudaria a mitigar as fraudes.

8 curtidas

Embora não muito comum, os lojistas podem solicitar identificação do cliente quando julgagem necessario.
Tal medida é autorizada pelas bandeiras e adiquirentes.

Essa exigencia por objetivo aumentar a segurança nas transações, pois em caso de contestação o lojista precisa comprovar a veracidade da transação.

Existem outras medidas de segurança que são adotadas em casos especificos para proteger estabelecimentos dos riscos de transaçãos fraudulentas.

Por exemplo, assinatura em academia de ginastica.
É feito um cadastro previo autorizando a cobrança periodica por X periodo
Em caso de contestação, a academia pode se proteger apresentando a autorização de débito e copia dos documentos do cliente.

8 curtidas

Realmente, lembro de quando era criança e saia com minha mãe e ela ia pagar com cartão de crédito, sempre precisava mostrar a identidade junto pra verificar se o nome no cartão era o mesmo do RG (ou pelo menos foi isso q ela me explicou)…
Quando chegou a minha vez de usar o cartão de crédito, já não tinha mais isso…

7 curtidas

Acontecia muito isso na modalidade sem senha/com assinatura, mas aqui no meu País Mairinque, em alguns lugares mesmo com senha, se pede a documentação.

6 curtidas