Aloooo meus exploradores, a essa altura já estou falando com especialistas praticamente, então vamos encerrar nosso curso de sobrevivência falando sobre um caso mais delicado que pode ocorrer ao fazer um pagamento e aqui, mais uma vez, insistimos na conferência de todos os dados do boleto antes da confirmação da transação.
Lembrando que você pode encontrar a parte 1 aqui e a parte 2 aqui!
Como já foi dito o código de barras é como um mapa, e para o caso de não digitá-lo corretamente, mudando sua sequência numérica, pode causar um desvio no percurso do pagamento, ou seja, ao invés de vir para o seu destino, ele pode explorar outras terras.
Vamos explicar como isso acontece: Quando, ao digitar um código de barras, uma sequência é digitada errada, a nova sequência pode bater com a de outro boleto já existente e o pagamento é direcionado para este boleto.
Assim, se o boleto foi gerado na conta de outro cliente, o valor é direcionado para lá, pois é como se você tivesse pago o boleto dele no lugar do seu. E como o sistema do local onde vc está fazendo o pagamento não sabe que você não pretendia pagar aquele boleto não é possível “Bloquear” esse pagamento já que o código digitado é correspondente a o de um boleto válido.
Para entender passo a passo o que aconteceu então verifique primeiro se o valor não foi estornado para a origem, se o comprovante é válido e então chame nossa equipe especializada nessa selva de pagamentos de boleto e faremos tudo ao nosso alcance para localizar o mesmo e tentar destiná-lo a origem.
Atenção ao detalhe é muito importante quando realizamos pagamentos, não queremos partir em direção ao desconhecido sem um GPS, um mapa, um pouco de água e comida então mais uma vez para retomar, o que precisamos saber para garantir uma aventura tranquila?
- Procedência do boleto (Você gerou algum boleto recentemente? Lembrando que nunca enviamos um boleto que não foram solicitado por você além do boleto que acompanha o fechamento de sua fatura? Se você recebeu um boleto ou email suspeito avisa a gente!)
- Os dados do Boleto estão certos? (Seu nome, nome da instituição que gerou o boleto, valores e datas?)
- Código de barras ta certinho com o que vc gerou pelo app? As informações batem?
- É a primeira vez que vc está pagando esse boleto? Código de barras é diferente dos outros pagamentos que você vai realizar ou realizou?
- Pagou duplicado o mesmo boleto? Você pediu o comprovante de repasse de lote para verificar onde onde o pagamento está?
- O código de barras está certo com o do comprovante? Se não estiver, você tem ele em mãos?
Meus queridos exploradores por hoje encerramos essa lição de sobrevivência, não se esqueçam de sempre tomar muito cuidado ao explorar a selva dos pagamentos, informação e conhecimento são nossas armas de sobrevivência e quanto mais melhor, sempre peça e tenha guardado seus comprovantes e qualquer problema nosso time tá super pronto a ajudar em qualquer perigo!
Até breve, cuidem-se e obrigado pela companhia.