Explorando o mistério dos Pagamentos - Parte 2

Meus caros, aqui é o João de volta para falarmos um pouco mais sobre os mistérios do pagamento via boleto e hoje vamos aprofundar o assunto de múltiplos pagamentos realizados utilizando o mesmo código de barras e como não deixar o barco afundar caso isso ocorra.

Se você ainda não conferiu a parte 1 é só clicar aqui

giphy (9)

É bom ter em mente que boletos de depósito gerados no mesmo valor e no mesmo dia tem o mesmo código de barras! No entanto, pagamentos duplicados podem ocorrer por outras razões e nossa ressalva quanto a isso é justamente pois pagar mais de uma vez o mesmo código de barras pode gerar impactos no reconhecimento dos valores.

Pois quando você paga um boleto igual duas vezes você envia dois pagamento idênticos no mesmo barco, mas um único código, então quando eles chegarem ao destino e perguntarem na porta: Qual é o seu código? O primeiro vai responder e vai entrar, mas quando chegar a hora do segundo pode ser que ele não possa entrar já que esse código, esse destino e origem no GPS, já foi apresentado por outro pagamento e aí o coitado não vai saber pra onde ir. :scream:

Tá mas se um dos valores não chegar, eu perdi o dinheiro? O que aconteceu? :thinking: :thinking: :thinking:

Bem, eu respondo: não perdeu, mas para este caso, como em todo pagamento, a primeira informação que precisamos observar é se o pagamento ainda está dentro do prazo de reconhecimento de 3 dias úteis, passado esse prazo e não tendo chegado, teremos que fazer uma busca mais detalhada para verificar o que pode ter acontecido durante o trajeto.

Para isso, precisaremos da documentação completa referente ao pagamento:

  • O comprovante de pagamento, que demonstra a efetivação pelo banco;
  • E o comprovante de repasse de lote, que nos indica o número do lote no qual o pagamento foi repassado para nós!

Para pedir o comprovante de repasse de lote você deve apresentar o comprovante de pagamento no local onde realizou o pagamento e questionar se o mesmo foi repassado, caso o local afirme que o repasse ocorreu eles podem comprovar isso por meio do comprovante de repasse de lote, então não esqueça de trazer uma cópia deste comprovante para investigarmos! :female_detective: :male_detective:

Nessa aventura nós precisamos do máximo de comprovação possível, como qualquer busca na desconhecido quanto mais pistas tivermos de onde o desaparecido pode estar, melhor, pois saberemos onde olhar e faremos isso mais rápido. Então se você realizou um pagamento usando o mesmo código duas vezes entre em contato com o local da onde esse valor saiu, pois pode ser que ele tenha voltado depois de ser barrado! Mas se ele não foi, tudo bem! Peça o comprovante de repasse de lote, esse documento vai dizer não só se seu pagamento chegou no destino, mas vai dizer também a data que ele chegou e qual o barco (Lote Bancário) que ele chegou e assim fica muito mais fácil de fazer essa busca, acha-lo e deixá-lo quentinho e protegido na sua conta ou fatura que é onde ele deveria estar desde o começo!

E por hoje ficamos por aqui mas já já estarei de volta para falar sobre o que ocorre se nosso barco toma rumos desconhecidos, ou seja, se pagamos um boleto mas erramos o código de barras do mesmo.

Grande abraço e até a proxima!

giphy (8)

24 Curtidas

Ótimo @Jota_R, muita gente desconhece esta informação. :point_down:

7 Curtidas

Ótimo tópico!

Realmente @Julian_Lopes, essa parada dos boletos de mesmo valor já confundiu muita gente! :grimacing:

3 Curtidas

Olá @Jota_R! Ótimo tópico.

Eu acharia melhor que o aplicativo avisasse que o boleto está sendo repetido ao digitar o mesmo valor gerando no mesmo dia, essa falta de informação no app provoca muitos tópicos com reclamação aqui na comunidade, e quando foi utilizado para o auxílio, vamos dizer que multiplicou 10x mais.

Lembrando que informação, é um direito do consumidor e dever do fornecedor, no caso, o Nubank.

Assim como especifica o código de defesa do Consumidor:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor: (…)
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem

Se há um risco de o mesmo boleto ser gerado duas vezes e o Nubank não avisa no app, falta clareza por parte da instituição.

@Jota_R vamos medir esforços para que o app se torne mais claro sobre esse risco? Pagar o mesmo boleto duas vezes dá uma trabalheira danada pra resolver depois.

image

6 Curtidas

Ou, melhor ainda: basta gerar os boletos com códigos únicos, simples né? Sério que não pensaram nisso? :roll_eyes:

No Inter, se você gera dois boletos com mesmo valor e mesmo vencimento, eles têm códigos diferentes.

1 Curtida

Ansioso por essa parte da história.

2 Curtidas

Bom dia! Gerei um boleto de 1200,00 na sexta-feira e fiz o pagamento em 2x de 600,00. Pode fazer assim?

Vale lembrar que o pagamento ainda não apareceu na minha conta.

Tem que esperar o prazo de compensação do boleto pra saber…

2 Curtidas

Como assim? Tendi não… :upside_down_face:

Você usou o mesmo código de barras duas vezes em dois pagamentos de R$ 600?

Não é recomendado alterar o valor do boleto.

Mas aguarde o prazo de compensação, que é de até 3 dias úteis. Tem de segunda até quarta-feira para cair :wink:

2 Curtidas

Isso mesmo. Um boleto de
1200 em duas parcelas de de 600 com o msm código

:wink::fist_right::fist_left: obrigado

Obrigado pela resposta

1 Curtida

Estranho como o banco aceitou um pagamento de R$ 600,00 com um boleto com código final 120000… :thinking:

Pior ainda ter aceitado duas vezes o mesmo código.

Qual foi o banco onde você pagou? Fez como o pagamento? Internet banking, lotérica…

Meu palpite é que foi pelo Caixa Tem, o pior app para pagar boleto que existe! :sweat_smile:

3 Curtidas

E se o meio de pagamento desse boleto duplicado for via transferência, débito, ou depósito? Como saber o número do lote? Como reaver neste caso?

Darlison, tudo bem? Nesse caso vc sempre pode solicitar o comprovante de repasse da transação no local onde foi feito o pagamento, com esse documento toda busca fica mais simples e podemos te ajudar a localizar o pagamento da melhor forma, ta bom? :grinning:

1 Curtida