Extrato de Nucoins e Criptos disponível no APP - Confira

Notei que houve a inclusão de uma ferramenta na área de Nucoins no App do Nubank, denominada:

Extrato de Nucoins e Criptos

Ao clicar na opção, é encaminhado para o e-mail do cliente dois relatórios, um de operações de cripto e outro referente à operações de Nucoins, atinente ao ano de 2023.

De acordo com o Nubank “Esse extrato pode ajudar você durante a declaração de Imposto de Renda , caso seja necessário. Neles você encontra de forma detalhada o que foi movimentado dentro da sua conta de cripto no Nubank”.

31 curtidas

Obrigado por compartilhar com a gente :purple_heart:

20 curtidas

Novas formas de facilitar pra gente nesse momento crucial é super bem-vindo, verifiquei aqui, agradeço por partilhar com a gente :handshake:

20 curtidas

Obrigado por compartilhar com a gente :facepunch:t2::handshake:

12 curtidas

Vlw pela dica, vou da uma olhada.

13 curtidas

Pessoal uma dúvida. No meu informe de rendimentos não aparece o lucro obtido com Nucoin. Neste caso eu mesmo devo calcular atraves do extrato de Nucoin?
Eu fiz diversas compras e vendas no mês, vai ser dificil de calcular, inocentemente eu imaginei que viria mastigado no informe de rendimentos.

7 curtidas

Obrigado @Manoel_Enio por avisar. Já fui dar uma olhada lá.

6 curtidas

Olá @Manoel_Enio. Percebi isso também. :handshake::+1::grin:

6 curtidas

É isso mesmo, você mesmo deve calcular. E, para isso, esse extrato que o @Manoel_Enio trouxe nesse tópico é essencial.

Agora, um alerta :warning:: uma vez que você fez vendas em 2023, a mesma metodologia que você adotar para obter o lucro em cada operação você vai ter que usar para obter o “valor em 31/12/2022” e o “valor em 31/12/2023” a serem inseridos na declaração de bens. O informe de rendimentos do Nubank traz o “Custo em 2022” e o “Custo em 2023” calculados segundo o método UEPS. Se você for apurar o seu lucro pelo método do custo médio, você vai ter que ignorar essas informações de “Custo em 2022” e “Custo em 2023” que o Nubank colocou no informe, e calcular você mesmo esses valores, pelo mesmo método do custo médio.

EDIT: :point_down:

Apenas para ilustrar, usando a mesma sequência de operações do exemplo que eu tinha dado neste post (clique para acessar), eu planilhei como ficaria a evolução da carteira, com os cálculos de custo dos ativos em carteira e o lucro apurado usando os dois métodos.

Observem que a diferença começa a ocorrer quando existe uma operação de venda. E depois da primeira venda ela se propaga por toda a vida da carteira, ou seja, uma vez começando com um método, é importante manter sempre o mesmo método.

Em linhas gerais, por que fica diferente?

No método do custo médio, no momento da venda o custo médio de aquisição de cada ativo na carteira era R$ 0,80. Se eu vendi 20 ativos por 100 reais, esses ativos que eu vendi me custaram 20 * 0,80 = R$ 16. Esses custo de R$ 16 dos ativos vendidos sai do valor da carteira, que passa de R$ 72 a R$ 56. E o lucro desta venda foi de R$ 84 (100 - 16).

No método UEPS eu não faço a média, cada ativo mantém o preço pelo qual foi adquirido, e eu vou vender primeiro aqueles ativos que entraram por último na carteira. Como os últimos 30 ativos antes da venda foram recebidos em bônus (custo zero), e eu só vendi 20 ativos, todos os ativos vendidos me custaram R$ 0. Assim, não vai ser alterado o valor da carteira, que vai continuar sendo R$ 72, bem como o lucro vai ser tudo o que eu embolsei na venda: R$ 100.

6 curtidas

Pelo que entendi não é necessário declarar os nucoins que você ganhou ano passado já que são bônus então o valor é zero. Já se você comprou nucoins gastando acima de 5mil durante o ano anterior, aí é obrigado informar com quanto você fechou o ano de 2023 na conta.
Já se a gente fez qualquer venda de cripto e ganhou até 1 real de lucro, aí esse lucro deverá ser informado na declaração. Acho que é isso

6 curtidas

Se em vez de 20 ativos você tivesse vendido 40, 30 seriam a custo zero e 10 a 21 reais, isso? No caso seria o mesmo que calcular o preço médio.

4 curtidas

É uma dica legal para quem investe em criptomoedas e precisa organizar as finanças na hora de declarar. A transparência nas informações é importante para evitar problemas com o leão. Então, é bom ficar de olho nos extratos! :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart:

6 curtidas

Que excelente explicação, viu! :clap:

5 curtidas

Exato! :+1:

Não é a mesma coisa, mas pode haver algumas coincidências no meio do caminho.

5 curtidas

Valeu por compartilhar.

Espero que não seja necessário digitar tudo isso. :rofl::rofl::rofl:

3 curtidas

Obrigado por compartilhar! :clap::star_struck:

6 curtidas

Fui tentar pega o extrato e nunca chega.

3 curtidas

@Matheus_Gomes_De_Fre,

Eu acabei de fazer um teste aqui e, no meu caso, foi praticamente instantâneo.

Certifique-se de que o e-mail que está verificando é o seu e-mail de cadastro junto ao Nubank, e não deixe de dar uma conferida na caixa de spam/lixo eletrônico.

Se não der certo, sugiro entrar em contato com o atendimento do Nubank para que eles possam verificar o que pode estar ocorrendo no seu caso.

Para informação, o e-mail chegou para mim vindo do endereço verificado todomundo@nubank.com.br, com o assunto “NuCripto: Seu extrato de 2023 já está disponível!”.

6 curtidas

Aqui também costuma ser instantâneo :pray:

6 curtidas

O meu também foi.
@Matheus_Gomes_De_Fre , siga as orientações do colega @FernandoLacerda .

6 curtidas