Nos últimos meses, observamos um aumento significativo de fraudes relacionadas ao roubo de dados pessoais. Tais dados são utilizados para realizar transações ilícitas em nome das vítimas.
Trata-se de um problema complexo, que atinge não só o Nubank, mas diversas instituições financeiras e que está fortemente apoiado na falta de conhecimento digital por parte da população, no avançado conhecimento tecnológico dos fraudadores, de constantes incidentes de vazamentos de dados pessoais e da facilidade com que esses são negociados na dark web sem qualquer tipo de regulamentação.
O Nubank está comprometido em proteger seus clientes e mitigar os riscos de fraudes. Para isso, implementa diversas medidas, como campanhas nas redes sociais e mídia, alertas no app, desenvolvimento de ferramentas, entre outras.
O time de atendimento tem um papel fundamental nesse processo, pois é o primeiro contato com o cliente em caso de suspeita de fraude, atuando na orientação e esclarecimento de maneira a transmitir segurança ao cliente bem como na coleta de informações valiosas, capazes de auxiliar na investigação e prevenção de futuros casos de fraude.
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Inclusive quando fala em ligações falsas, sempre indico a ativarem o Alô Protegido que é uma ótima função pra proteger.
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Não tá fácil mesmo amigo. Já recebi mensagens de SMS dizendo que tinha uma transação de valor alto aprovada e até falavam um número pra me assustar. A mais recente foi do Banco do Brasil falando em transação de 4900 reais. Detalhe só deixo 100 reais nesta conta e cancelei cartão de crédito a muitos anos.
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Hoje mesmo recebi uma ligação de uma suposta Call Center, quem é miminamente inteligente consegue perceber um o golpe com 2 segundos de conversa.
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Às vezes, fraudadores entram em contato por telefone, e-mail e redes sociais de um jeito que pode até parecer ser o Nubank. Mas acredite: não é o Nubank.
No Golpe da Falsa Central, golpistas entram em contato fingindo ser da nossa central de atendimento e te induzem a transferir dinheiro ou fornecer informações pessoais e da sua conta.
Vale lembrar que o Nubank nunca liga, manda mensagem ou e-mail para confirmar uma compra suspeita.
Por isso, a gente tá aqui para ajudar você a saber identificar esse tipo de golpe para se proteger e evitar dores de cabeça.
No Golpe da Falsa Central de Atendimento, os fraudadores:
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Ligam de um número que parece ser o da nossa central;
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Alegam ter uma compra suspeita na sua conta;
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Pedem informações desnecessárias (saldo da conta, saldo da fatura, limite de empréstimo, etc);
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Existe uma pressão para fazer tudo rápido;
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Solicitam um Pix, transferência ou empréstimo para resolver o problema;
Podem pedir para instalar algum módulo extra de “segurança”.
Por mais que cada golpe tenha suas características próprias, algumas táticas usadas pelos fraudadores se repetem. Se notar algum desses sinais, desconfie e desligue o telefone, não responda ou clique na mensagem recebida.
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