Falta de cuidado ou falta de segurança?

Pessoal, costumo acessar o reclamo aqui e vejo muita reclamação sobre clonagem de cartão de crédito das instituições digitais. É descuido do usuário ? ou falta de segurança? Inclusive sei de uma colega de trabalho que teve o cartão virtual do nubank clonado. Entrei na página do Itaucard que é de um banco físico o qual também sou usuário, existe reclamação, contudo é muito pouco em comparação as páginas do nubank e do Inter. O que vocês acham? Acessam o reclame aqui do Itaucard, nubank e do Inter, antes dá uma opinião.

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Não faz nenhum sentido reclamar junto à instituição a respeito de cartões clonados.

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Particulamente nunca sofri nenhuma clonagem em meus cartão de crédito, seja o ‘oficial’ ou virtual!

Só acho que a segurança também tem que ser redobrada pelo usuário além da instituição :eyes:

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Eu já uso o Nubank há 6 anos e graças a Deus nunca fui clonado. :purple_heart:

Quando faço compras físicas opto pela segurança do Apple Pay e nas compras virtuais tenho cuidado em escolher lojas de confiança ou então se eu tenho dúvidas quanto à segurança do site, eu uso um cartão virtual na compra e excluo logo depois.

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Falou tudo, @pedroh.nunes.

Nas minhas compras físicas, eu utilizam o NFC do meu telefone. Para compras online faço o mesmo processo que você. E assim nunca tive uma experiência negativa sobre clonagens de cartões virtuais.

A questão é o indivíduo saber ser “malicioso” para o lado favorável da coisa, digo a própria segurança. Eu sou malicioso em questões de me proteger! :blush::wink:

É sobre isso & tá tudo bem. : )

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Minha mãe tem um Hipercard e ele foi clonado. Recentemente meu cartão do Magalu também (ambos do Itaú)! Sou um usuário que toma bastante cuidado com esse tipo de coisa e fui vítima. Infelizmente por ser digital ou físico , nada impede que sejam clonados, por isso a importância de utilizar cartões virtuais para compras on-line e sempre checar as compras recentes para reportar caso haja alguma divergência.

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Isso é normal, se você nunca teve o cartão clonado, um dia vai ter, a quantidade de fraude é imensa e muitas vezes sem qualquer forma de intervir, já que ao tempo todo os criminosos testam vários números de cartões para tentarem adivinhar um real e cobrar.

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Faço exatamente as mesmas coisas!

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Em mais de uma década de uso de cartões de crédito eu só passei por uma única situação de tentativa de clonagem. De qualquer forma não tive quaisquer prejuízos e foi tudo resolvido rapidamente.

Os fraudadores estão sempre evoluindo para tentar comprometer a segurança dos cartões de crédito, independente da bandeira ou emissor. Mesmo assim, acho que precauções de segurança por parte dos clientes podem ajudar a mitigar esse risco.

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É sobre isso!

Em relação a clonagem já vir varias situações, até mesmo na família todas elas foram por causa de golpe, por não saber qual site compra e não utilizar o cartão virtual, sigo com as minhas medidas de segurança bloqueando o cartão, excluindo ele quando faço compra virtual, indo em sites confiáveis dentre outra medidas, que não são poucas.

Espero nunca ter, por isso tomo varias medidas as quais são bem rigorosas.

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Meu pai teve seu cartão físico clonado. Fizeram compras com ele, totalizando quase 3 Mil Reais.
O Nubank debochadamente quer obrigá-lo a arcar com as fraudes, sob alegação de não existir clonagem de cartão físico e vazamento de senha.

Uso o sistema de pagamentos (cartão de credito, conta, contas digitais etc) a mais de 20 anos e tive apenas 1 suspeita de clonagem durante todo esse tempo… Acredito que seja muito, mas muito mais descuido do usuario, que de segurança das instituições (apesar de achar algumas, bastante fracas neste quesito). O usuario tem sempre que verificar onde irá fazer suas transações, como agem os atendentes com seu cartão em mãos, onde se guarda, onde se tira etc

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Exatamente. Da parte da instituição financeira, os dados dos cartões estão muito bem protegidos – criptografados em repouso e em trânsito. Existem certificações específicas para esse tipo de armazenamento, e são feitas auditorias periódicas, inclusive auditorias feitas por empresas independentes.

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Já tive o cartão clonado três vezes e nem por isso acho que seja uma questão de falta de segurança da instituição, muito menos falta de cuidado da minha parte. Evito inserir o cartão nas máquinas, jamais entrego na mão dos lojistas e utilizo apenas o virtual para compras online, evitando de deixar ele cadastrado (embora em alguns casos seja inevitável).

O que ocorre é que os golpes estão cada vez mais sofisticados e precisamos ir nos adaptando as novas técnicas de segurança. Mesmo com esses episódios, a forma como tudo foi prontamente solucionado pelo Nubank faz com que eu continue confiando na instituição para cuidar do meu dinheiro.

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Sou um tanto leigo neste assunto que envolve a segurança dos cartões, e uma dúvida que sempre me perseguiu: o NFC garante a não clonagem do cartão no momento da compra ?

Acredito que o usuário também fazendo sua parte, é mínimo a chances disso acontecer, por exemplo, por vazamentos de dados.

A maioria dos casos de clonagem que eu já presenciei, senão todos, foi por negligência do usuário (minha mãe por exemplo) rs

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Sim minha tia também, eu sempre aleto as pessoas, sobre toma cuidado.

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