Fatura duplicada/passada adiante

Gente, bom dia. Estou com um problema e gostaria de saber se alguém já passou ou está passando por isso. Minha fatura de dezembro fechou hoje de madrugada, porém, o valor das faturas passou pra frente. A fatura de dezembro, no valor de R$1.800,00, fechou em R$ 300,00, pois o nubank considerou a fatura paga de novembro (R$ 1.500,00) como sendo de dezembro. Agora, a fatura real de dezembro passou duplicada para janeiro e fevereiro, com a fatura real de janeiro, sendo R$ 228,00 indo parar em março.

A única coisa que consigo pensar, é que fiz uma compra no dia do fechamento da fatura antes da fatura dar como fechada de fato, o que talvez tenha gerado um bug. De qualquer forma, ou era para o valor ficar na fatura de dezembro ou passar para a fatura de janeiro, mas não fazer com que a fatura completa passasse para os 2 meses seguintes.

Mais alguém tem ou teve esse problema? Conseguiram resolver sem muitas dificuldades entrando em contato com o nubank?

1 curtida

Olá, mesmo não tendo passado por isso, te aconselho a mandar um chat, ou se possível um e-mail, para o Nubank, para que você obtenha uma explicação/solução detalhada sobre o fato ocorrido.

16 curtidas

Bem vindo @JimboUser, realmente estranho, parece bug mesmo. Contacta no chat do app.

9 curtidas

Bem vindo a comunidade @JimboUser ,
realmente é melhor entrar em contato o chat confome os colegas acimaram falaram,

Mas depois volta aqui e tenta explicar pra gente o que aconteceu e como resolveu, que eu fiqui curioso com esse caso.

8 curtidas

Atualização: ontem mesmo de madrugada eu entrei em contato pelo chat do app. O que foi dito é que como minha fatura fechou hoje, enquanto o processo de fechamento ocorre, os valores das faturas podem aparecer divergentes e que isso é normal no dia do fechamento (embora tenha sido a primeira vez que ocorreu comigo e não achei casos semelhantes por ai, por isso criei o post). Fui orientado a esperar um pouco e verificar novamente mais tarde.

De fato, parte do problema se resolveu ainda de madrugada. O valor duplicado de Janeiro e Fevereiro desapareceu. Contudo, o valor da fatura de Dezembro, a qual vence dia 09, ainda aparece em Janeiro, e a de Janeiro ainda está em Fevereiro. Agora é esperar pra ver se isso vai se resolver por si também.

1 curtida

@JimboUser,

Se entendi corretamente o que foi descrito, esse comportamento que você está relatando é um comportamento normal para mim para um cartão que tenho com outro banco, ou seja: todas as faturas futuras refletem o crédito contraído no cartão a ser pago com aquela fatura mais todo o crédito ainda em aberto das faturas anteriores. A cada fatura paga, isto entra como pagamento efetuado na fatura seguinte, e o saldo devedor é ajustado somente para o consumo feito no período correspondente (e parcelas, no caso das compras parceladas).

Curiosamente, eu não vejo este mesmo comportamento no meu roxinho. No caso, minha suspeita é de que, pelo fato de estar com o débito automático ativado, o Nubank já assume de antemão que eu vou pagar a fatura no seu valor total, e não repassa, a priori, o valor para a fatura seguinte.

Pela diferença no comportamento que você está relatando, estou assumindo que no seu caso o débito automático não está ativado.

Imagino que na sua fatura que vencerá agora em 09 de janeiro, embora apareça o valor da fatura de dezembro no cálculo do crédito contraído, também deve aparecer o pagamento da mesma (costuma aparecer em verde no app quando você acessa a visualização do “Resumo de faturas”), identificado como “Pagamento recebido”, de modo que o valor a pagar passará a ser somente o correspondente ao período efetivamente coberto por esta que vence em janeiro.

Assim que você pagar a fatura, acredito que até uns 3 dias úteis depois esse pagamento já vai se refletir nas faturas futuras (a que vence em fevereiro, e por aí vai…). Vale observar!

2 curtidas