[feedback] Reconhecimento facil é ruim

O sistema de reconhecimento facial, necessário para autorizar um novo aparelho, não funciona bem. Levei um bom tempo para conseguir efetuar o procedimento. Além disso, conheço outros casos semelhantes.

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Feedbacks são sempre importantes e ajudam a empresa a melhorar. Obrigado pelo seu relato! :wink:

Mas o que aconteceu na hora do reconhecimento? Foi demorado?

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O meu foi de boa, da uma limpada na câmera e vai pra um ambiente bem iluminado, é rapidinho

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Se a câmera frontal não tiver uma boa resolução e boa captação de luz, vai dar bronca no reconhecimento facial. Não sei se esse é seu caso, mas eu passei por isso em dezembro, fiquei pistola, o problema era minha câmera frontal ruim (e eu sabia). Enfim, eu tive que fazer uma gambiarra luminotécnica pra conseguir ter o reconhecimento facial liberado.
Porém, contudo e todavía, como eu sugeri na época e volto a tepetir: Não haveria esse problema se tivesse a opção de virar a câmera e poder usar a traseira, cuja resolução nem se compara com a frontal.

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Obrigado pelas respostas. Infelizmente elas nao me ajudam. A camera do meu celular é boa e claramente consigo me ver e reconhecer na foto que o app tira. A questao é que o primeiro reconhecimento facial é bem mais estrito e levei um tempao para conseguir. Eu achei que era só comigo, mas descobri que ocorre com outras pessoas.

Em tempo, estou enfrentando esse bug App sempre pede confirmaçao de identidade mas o reconhecimento facil naquele caso é mais assertivo.

Olá @Tobias_Sette, tudo bem?

Também tive dificuldade quando a função estava em fase de teste, fiquei bastante tempo tentando efetuar o reconhecimento, posteriormente; fui orientado por uma Nubanker responsável pela feature e ela me explicou o seguinte:

na primeira vez que qualquer usuário passa por essa feature, o Nu; compara a foto de cadastro (aquela que nós seguramos o nosso documento) com a foto que a gente tenta enviar através do reconhecimento facial. Essa comparação pode ser um pouco complicada na primeira vez, pois a foto de cadastro segurando o documento, têm uma qualidade diferente da qual tiramos quando tentamos o reconhecimento.

Na ocasião ela me disse que a tecnologia era diferente e mais moderna e que isso permitia fotos com maior qualidade, o que não acontecia na foto de cadastro.

Depois que a gente passa por esse fluxo (reconhecimento facial) uma vez, a comparação não será mais feita com a foto de cadastro e sim com a primeira foto que a gente tirou a partir desse novo fluxo.

Em teoria, com uma qualidade melhor, a comparação deveria ser muito mais fácil e rápida, sendo você aprovado na primeira ou primeiras tentativas.

O que pode ocorrer quando o reconhecimento facial não acontece, é:

  • baixa captação de iluminação por parte da câmera, daí a ferramenta não consegue captar a imagem e fazer o cruzamento de dados corretamente

ou

  • o que foi citado pela Nubanker; a primeira vez passando pelo fluxo do reconhecimento, acaba não ocorrendo um cruzamento de dados correto por conta da baixa qualidade da foto de quando efetuamos o cadastro.
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Bom dia,

  1. Problema.
    Reconhecimento facial no meio da operação de pix pra motorista de aplicativos é uma NC. Não conformidade.

  2. Solução/Evidências
    Não me lembro deste upgrade. Como desativo? Downgrade?

Eliminar reconhecimento fácil para operações abaixo de $1.000.000,00 até o NB ter UX/full stack melhores, adquirir solução, tecnologia ou outra empresa de segurança melhor.

  1. Descrição do problema.
    Ao efetuar pagamento por pix aparece o maldito reconhecimento facial…que monopoliza a camera e não é possível tirar print da marca ridícula de segurança e os erros e lambanças…"mais pra direita, mais próximo…ajustar o foco…e…Erro…
    O motorista puto (força de expressão para o serviço que sempre foi bom até aquele momento) te perturbado “ja perdi uma boa viagem…vou perder mais uma…, …,… como se a [trecho editado pela moderação] da responsa fosse minha.
    Que raiva da [trecho editado pela moderação] (sim, eu li as normas de comunicação para não ferir as regras : *raiva da [trecho editado pela moderação] == descontentamento, stress, sensação de impotência, frustração, sentimento de culpa) da marca do reconhecimento facial aparecendo na tela do tipo " eu sou foda” mas é “sou eu que tô te ferrando”.

  2. Upgrade
    IA, object detect, image classsication é legal?
    É,
    pra quem sabe usar.

  3. Benchmarck.
    Vai mexer? Vai! Vai tornar o tempo de transação menor com segurança aprimorada?
    O que mais motiva a mexida?
    Hype!
    Vai se [trecho editado pela moderação]! Enfia o hye…

6 . Hora da mentira.
Quais foram meus tempos de transaçäo pix para uber/99? NB tem os logs.
E de todos clientes NB? NB tem os logs
E depois de implementar o reconhecimento facial no meio da transação?
Quais foram meus niveis de segurança (kpi) transaçäo pix para uber/99? NB tem os logs.
E de todos clientes NB? NB tem os logs
E depois de implementar o reconhecimento facial no meio da transação?

  1. Cenário.
    A maioria dos motoristas aceitam pix. Crescente “pagar na próxima viagem” por conta das malditas perguntas estruturadas.
    Só um até hj “ofereceu” a maquininha

  2. Transformação digital.
    O uber/99 l/… gera um qrcode na tela na finalização da viagem/operação.
    O app NB aponta e já era (dado não estruturado)

  3. Segurança
    Movimentação suspeita?
    Pagar um motorista de aplicativo valor fora do padrão (logs) do usuário e do serviço (geolocalização)?
    Sequestro relâmpago?
    Endureço a segurança e a vida morre?
    Escopo do serviço financeiro?
    Escopo do seguro? Produto NB?

  4. Hardware
    O NB ja sabe o gadget do cliente e se tem reconhecimento de leitor de impressão digital…
    Reconhecimento de impressão digital para liberar pagamento?

  5. Estado da arte
    Reconhecimento facial no meio da transação suspeita? (Kpi)
    IA?
    Avaliar o comportamento (sentdex) facial…medo , pavor,…pânico…?
    Sequestro relâmpago?
    libera a [trecho editado pela moderação] do dinheiro, aciona antisequestro e o seguro.
    Ok!
    $35 pagar motorista de aplicativo?
    Suspeito? (Kpi?)

  6. TDD
    O desenvolvimento NB é guiado por testes (TDD - Test Driven Development) é uma técnica de desenvolvimento de software baseada em ciclos curtos de repetições, onde primeiramente o desenvolvedor escreve um caso de teste automatizado que define uma melhoria desejada (reconhecimento facial no meio de pagamento) produz um código que possa ser validado pelo teste (ser mais rápido e seguro que o log/bench/versão atual ) , logo após, o refatora para um código sob padrões aceitáveis (qual?). O princıpio básico do TDD é incluir a atividade de teste de software no decorrer do processo de desenvolvimento, fornecendo feedback constante sobre o código que está sendo produzido, somado a teste de campo (na rua, tirar o bumbum da cadeira - testar na balada, padoca, uber/99, ecommerce) antes de lançar upgrade OPCIONAL.

  7. UX/full stack

Ok?
Sim —>> 11
Não —>> 2

Leu mesmo? Pois seu texto está repleto de palavrões.

Entendo a sua indignação, mas mantenha o respeito e deixe as ofensas de lado.

O reconhecimento facial foi difícil e demorado pra você ou o problema é ter que realizar o procedimento com transferências de baixo valor?

Pois quando eu precisei usar o processo foi bem rápido.

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@endydealmeida Obrigado pelos esclarecimentos…

reconhecimento facial/IA (api’s objetct detect, image classification,…) existe na mão do cliente para preserver sua integridade humana e não dos fluxos financeiros suspeitos. para isto já inventaram o seguro. num sequestro relãmpago, por exemplo, ou movimentações suspeitas abre-se reconhecimento facil como fator de segurança.
identificou medo, pânico, chama a policia ou o antisequestro.
o resto o seguro se vira.
qualquer processo que restringe o fluxo financeiro/tempo para o meliante aumenta o risco do cliente deixar de ser cliente. uma vida que morre.
reconhecimento facial é o mesmo que vc obrigar um upgrade no meio da transação. O Itaú parou com esta lambança.
Agora pergunta. Quer fazer a atualização agora ou depois? Isto está mais para programação funcional que Orientação a Objeto que muda a natureza ao longo do tempo.

Em situação normal, no meio de uma transação, nunca outros pinduricalhos. Exceto quando põem em risco o cliente (quais kpis usar?)
Hype? Ja relatei acima o que eu acho de hype onde enfiar hype que não funfa.

Primeira vez que tive um desserviço e stress com serviços de aplicativo por conta do reconhecimeto facial.

Como pedir reconhecimento facial que foi feito sem mascara para uma pessoa com mascara e dentro de um altomóvel tendo que tirar a mascara ou ficar achando angulos correto? A tecnologia não é perfeita, não sobe!

Tudo bem. É só treinar o modelo com e sem mascara. Normal, uma vez na hora de cadastrar novos clientes ou novo upgrade consentido.

Ok, reconhecimento facial foi sugestão? de quem? qual o ganho? porque trazer para o cliente o papel de xerife (e o risco) se existe o seguro?

até resolver, tranções com outra bandeira.
que saco, um serviço como incômodo (que funcionava antes de boa) e não como beneficio.