Feliz Ano Novo Chinês 🏮🎉

O ano já começou tem um tempinho, mas sabiam que para algumas pessoas o ano se inicia somente hoje, 22/01?

Para os chineses e também alguns outros países orientais que seguem o calendário lunar, o ano novo pode começar entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro (de acordo com o nosso calendário) dependendo do ano, e é o feriado mais importante na China, sendo feriado nacional oficialmente por 3 dias, mas as festividades duram ao todo 15 dias, começando no Festival de Primavera e terminando no Festival das Lanternas!

:spiral_calendar: Entendendo o calendário

O calendário lunar, como o nome diz, considera as fases da lua, com o mês iniciando na lua nova e terminando na próxima, com isso cada mês tem por volta de 29 dias, diferente do calendário ocidental (gregoriano) que segue o movimento da terra em torno do sol e os meses têm 30 ou 31 dias. E a contagem dos anos também é diferente e atualmente o calendário lunar entrou no ano 4721.

E assim como temos um signo dependendo do mês de nascimento (para aqueles que acreditam), o calendário lunar também tem, só que o signo da pessoa é determinado pelo ano em que ela nasceu e não pelo mês e cada ano é referente a um dos 12 signos do zodíaco chinês.

Uma outra curiosidade é que também tem ano bissexto no calendário lunar, porém ao invés de um dia a mais a cada 4 anos, se tem um mês a mais a cada 3 anos.

:earth_asia: Origem

Os primeiros registros escritos das celebrações de ano novo na China datam do século 13 A.C (ou seja, por volta de mais de 3000 anos atrás) mas as lendas em que se baseiam são mais antigas ainda!

Conforme as lendas, tudo se iniciou com um monstro chamado Nian que durante o começo do ano invadia os vilarejos para destruir as casa e atacar os animais e pessoas que viviam por ali, com isso as pessoas fugiam para as montanhas até que o monstro fosse embora. Até que uma vez, chegou um andarilho que viu as pessoas fugindo e uma senhora explicou o motivo e deu refúgio à ele, e como agradecimento ele decidiu que iria afugentar o monstro,

Durante a noite, o andarilho decorou as casas do vilarejo com papéis vermelhos, acendeu várias lanternas, também se vestiu com roupas novas e vermelhas e fez vários barulhos ao queimar bambus espalhados pelo vilarejo, e com isso conseguiu assustar e “derrotar” Nian. A partir dessa data, todos os anos as pessoas passaram a fazer as mesmas coisas para que o monstro não voltasse no próximo ano e assim nasceu a tradição de celebração do ano novo chinês.

:paw_prints: 12 animais

Segundo a lenda, o primeiro imperador da China chamou todos os animais para comemorarem seu aniversário, mas somente 12 apareceram, e como recompensa, passaram a fazer parte do zodíaco chinês e cada um representa os anos conforme sua posição de chegada na corrida, ficando na seguinte ordem: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o porco

2022 foi o ano do tigre e 2023 será o ano do coelho, o próximo será do dragão e assim vai até o porco, quando a volta para o rato e segue a lista novamente

Se ficou curioso para saber qual é o seu signo chinês, só clicar aqui

:red_gift_envelope: Envelope vermelho

Uma das tradições é que na véspera do ano novo, os casais da família dão envelopes vermelhos com dinheiro às crianças para “transferir” a fortuna deles para os mais novos, e também para protegê-las no próximo ano. Com a digitalização, apps como WeChat (que seria um WhatsApp chinês) e Alipay (sim, do mesmo grupo que o AliExpress) oferecem a opção de transferir dinheiro em envelopes vermelhos de forma virtual e separada da opção de transferência normal

O Nubank bem que poderia lançar os envelopes roxos, né?

:sparkles: Fogos de artifício

Tendo sido inventado na China, é de se esperar que eles estejam em várias das lendas e tradições, inclusive nas do Ano Novo Chinês. Após se reunir com a família durante a véspera do ano novo, trocar presentes e envelopes, e se deliciar com um jantar especial com comidas tradicionais, à meia noite as pessoas soltam fogos de artifício para espantar os maus espíritos, dar boas-vindas ao novo ano e atrair boa sorte

:izakaya_lantern: Festival das Lanternas

Ao final dos 15 dias de celebração do Ano Novo acontece o Festival das Lanternas, onde as pessoas se juntam para lançarem ao céu lanternas de papel. No passado, essas lanternas significavam que as pessoas estavam seguras depois de algum ataque, e agora são utilizadas para representar esperança, desejos de sucesso e felicidade para o ano que se inicia e podem ter vários tamanhos e formatos diferentes


E aí, já sabiam sobre o Ano Novo Chinês / Lunar? O que acharam dessas curiosidades? Quem achou que temos tradições em comum com o pessoal do outro lado do mundo?


Obs.: Como as fontes tinham várias informações às vezes diferentes uma da outra, trouxe de forma resumida os pontos em comuns, podendo ter ficado de fora alguma informação importante

🔎 Fontes
47 curtidas

Que bacana @lorenatelles! Muito obrigado por compartilhar conosco! Ficou excelente seu tópico. :clap:t3::clap:t3::clap:t3::tada::slightly_smiling_face::purple_heart:

21 curtidas

Um excelente tópico @lorenatelles , obrigado eu não não tinha muito conhecimento a respeito do calendário

19 curtidas

Ótimo tópico @lorenatelles!
Achei muito massa descobrir meu signo chinês. Qual é o de vcs?

O meu é Macaco de Madeira, que tem a seguinte descrição: “talentosos, criativos, amáveis, chegarão ao sucesso se tiverem auto-confiança”. Pessoalmente, gostei!

20 curtidas

Amei o tópico, trouxe muito conhecimento e curiosidades que não sabia, foi um ótimo aprendizado. Parabéns @lorenatelles! :clap:t4:

Meu signo deu: Coelho de Metal.

Me identifiquei com uma parte dos elementos em que cita ser uma pessoa que geralmente fala bastante e que está sempre envolvida em movimentos ou debates sociais. :purple_heart:

Imagina! Seria maravilhoso se lançarem. :partying_face:

17 curtidas

Que tópico gostoso de ler ,cheio de informações e lendas @lorenatelles :rose::rose:

Já li algo sobre isso, mas muito superficialmente,o seu está bem mais completo!
Por curiosidade, fui olhar e meu signo é:
Dragão de Madeira!
Parabéns Fada! :fist_right::fist_left:

:metal::metal::metal::metal:

20 curtidas

Que massa, @Alexandre_Niess!

O meu é Cavalo de Metal, cuja descrição é:

confiáveis, vasta gama de interesses, esforçados, bons líderes e capazes de tirar o melhor das oportunidades oferecidas.

Muito interessante e achei que dá muito certo! :pray:t3::hugs:

19 curtidas

Adorei o tópico, @lorenatelles!! Aprendi muita coisa que não sabia. Obrigado! :purple_heart:

Descobri que sou do signo “Cavalo de Terra”.

Adorei, principalmente, aprender sobre a origem e a curiosidade sobre o ano bissexto :smiling_face:

EDIT: Acabei de ler aqui sobre o Cavalo de Terra. Gostei e, de modo geral, sim, me identifiquei :wink:

Cavalo

O Cavalo adora a vida, é atraente, charmoso, esperto, popular e bem-humorado. No lado sério, eles são esforçados, tenazes e leais. Cavalos são falastrões e gostam de conversar, embora nem sempre tenham idéias prontas. As últimas notícias são sempre um bom movimento de abertura, e o Cavalo é sempre perspicaz em ouvir a opinião das outras pessoas. Todavia, preconceitos longamente sedimentados são difíceis de desalojar. O amor pelo convívio social permanece como a força mais importante na vida do Cavalo, e qualquer que seja a carreira que ele escolha, ela idealmente envolverá ligações próximas com outros.

  • Terra: bons lideres, sabem guardar o melhor, meticulosos, honestos, não gostam de mudanças
18 curtidas

Ótimo tópico, sem dúvidas e muito explicativo! :relieved::ok_hand:

Eu converso com um amigo meu que é cidadão de Taiwan, mas que mora nos EUA e ele comemora esse momento mesmo estando longe de casa. Eu desejei, ou melhor, ele se adiantou e desejou feliz ano novo lunar para mim :grin::sparkles:

Emfim, além disso, eu estava esperando por algum tipo de promo do site que eu compro meus importados mas, infelizmente até o momento não recebi nenhuma informação se isso vai acontecer. Uma pena :sweat_smile:

13 curtidas

Ficou top @lorenatelles, parabéns, mandou mt bem!!!

Imaginando já o Nu oferecendo a opção do envelope vermelho virtual :sweat_smile::face_with_hand_over_mouth:.

17 curtidas

Ficou muito bom seu tópico​:clap::clap:

16 curtidas

Parabens pelo topico ficou incrivel ,

para quem for de SP no bairro da liberdade sempre tem o festival do ano novo chines


foto de 2016,

21 curtidas

Tópico bão demais sô :clap:t5: :clap:t5:

Muita coisa que eu nem fazia ideia, :running_man:t5: :running_man:t5: lá no link pra ver o horóscopo.

Gratidão pelo empenho e tempo @lorenatelles :purple_heart: :purple_heart:, ficou super pedagógico :pinched_fingers:t5: :pinched_fingers:t5:

17 curtidas

Que tópico maravilhoso @lorenatelles! :purple_heart:

17 curtidas

Belo tópico @lorenatelles! :clap:

Tenho certeza que muita gente lembrou desse desenho aqui ao ver essa imagem! :rofl:

22 curtidas

Pra quem desejar ver esta cena que a @lorenatelles citou lindamente por aqui, faz parte do filme “Entrelaçados” da Disney com a música “Eu vejo a luz”. :purple_heart: :purple_heart:

14 curtidas

Obrigada pessoal! Deu trabalho viu, @Alexandre_Niess tá ai pra provar q tive q pedir ajuda pra ele :smiling_face_with_three_hearts: :upside_down_face:

As comunidades chinesas / orientais levaram essa comemoração para vários lugares do mundo, claro que não acontece da mesma forma, mas ainda é uma tradição bem forte da cultura

Eu recebia direto do aliexpress e de outros sites asiáticos sobre promoções de festival de primavera, mas agora q vc comentou, realmente esse ano não recebi nenhum email sobre :sweat_smile:

O meu é Galo de Água (e Metal):
Sempre ocupado, aparentemente auto-focado, é sensível e atencioso com os amigos. O galo é alerta, unindo meticulosidade essencial com atenção precisa aos detalhes.

  • Metal: opiniosos, inflexíveis, altamente fundamentados; se relaxarem, chegarão ao sucesso. Metal é o elemento fixo e natural do Galo
  • Água: ambiciosos, francos, auto-confiantes, aventureiros, protetores, não levam em consideração as consequências para os outros mas apenas os próprios objetivos.

Eu não acreditava nessas coisas, mas depois de ler isso parece até q tá me descrevendo de verdade, principalmente na parte de opiniosos, inflexíveis e protetores :rofl: :rofl: :rofl:

Siimm!! Eu sempre tive vontade de ir, não sei se agora depois da pandemia ainda estão realizando esses eventos, mas sempre q via fotos, morria de vontade de ir :heart_decoration:

Não podia deixar de fora depois q o @RogerioM pediu né :rofl: :rofl:

19 curtidas

Incrível tópico @lorenatelles! Eu acho esse festival uma maravilha de lindo, impressionante como é bonito a cultura deles.

Siiim! E agora com suas informação ficou ainda mais interessante, obrigado por compartilhar! :purple_heart:

17 curtidas

Nossa que conteúdo @lorenatelles
Eu sabia que o ano novo chinês era diferente do nosso, porém num fui atrás saber o porquê.
Porém com essa aula explicativa aí trouxe muitas informações.

16 curtidas