Vocês sabiam que hoje (10/02) além de sábado de Carnaval, também é comemorado ano novo em alguns lugares?
Ficou confuso?
Bom, na China e em alguns outros países asiáticos, se usa um calendário diferente do nosso. Enquanto utilizamos o calendário gregoriano, esses países utilizam o calendário lunar, e a data do ano novo é diferente todo ano, podendo acontecer entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro (de acordo com o nosso calendário).
Além disso, cada ano é representado por um animal do zodíaco chinês e um elemento, sendo ao todo:
- 12 animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o porco
- 5 elementos: madeira, água, terra, metal e fogo
Então, seguindo esse calendário, em 2024 se inicia o ano do Dragão de Madeira, finalizando o ano do coelho de água. Mas o que isso significa?
De acordo com a lenda chinesa, em que se baseia o zodíaco, o primeiro imperador chamou todos os animais para comemorarem seu aniversário, mas somente 12 apareceram, e como recompensa, passaram a fazer parte do zodíaco chinês na ordem em que compareceram na festa.
O Dragão é o quinto animal do zodíaco e representa boa sorte, força e saúde, enquanto a madeira simboliza dinamismo e criatividade.
E uma das tradições do Ano Novo Lunar é distribuir envelopes vermelhos com dinheiro para os familiares para “transferir” a fortuna dos mais velhos para os mais novos, e também para protegê-las no próximo ano.
E isso é tão forte nesses países, que os aplicativos dos bancos tem uma opção específica de transferência de dinheiro para o Ano Novo Lunar!!
Bem que poderíamos adotar essa tradição de dar dinheiro no Ano Novo também, né?
Que este novo ano lunar e o Dragão de Madeira nos traga prosperidade, sucesso e boa fortuna e felicidade!
Em 2024 o ano realmente começa só depois do Carnaval mesmo!
Se quiserem saber um pouco mais da história do Ano Novo Lunar:
Feliz Ano Novo Chinês 🏮🎉
Ano Novo Lunar: qual o simbolismo do dragão de madeira - BBC News Brasil.
Ano Novo Chinês: entenda a diferença com o nosso calendário, a relação com os animais e a origem do ciclo anual | Mundo | G1