FGTS: Quando pode ser sacado?

Oi, gente!
Como vocês estão?

Acredito que muitos viram a recente novidade sobre o Saque Extraordinário do FGTS.
Inclusive, o @brunmj trouxe em primeira mão aqui na Comunidade também.

E aproveitando o gancho, bora conhecer e relembrar todas as situações nas quais é possível sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço:

  • Demissão sem justa causa.
  • Rescisão por acordo.
  • Extinção da empresa.
  • Rescisão por culpa recíproca ou força maior.
  • Aposentadoria.
  • Necessidade pessoal, urgente e grave.
  • Suspensão do trabalho avulso.
  • Falecimento do trabalhador.
  • Idade superior a 70 anos.
  • Questões de saúde.
  • Conta inativa por 3 anos.
  • Compra de casa própria.
  • Saque emergencial.
  • Saque aniversário.

Para quem quiser saber mais detalhes sobre cada uma dessas situações, este post do blog conta tudo que vocês precisam saber :wink:

Mas, agora eu quero saber de vocês, conheciam todas essas categorias? Já usaram algumas delas? :eyes:

35 curtidas

Ótimo post , amigão @Andre.C

14 curtidas

Bem instrutivo @Andre.C. Embora nao tenho fgts ( por que sou autônomo), mas conhecia a maioria ai sim!

Minha esposa opta pelo Saque Aniversário, no caso dela, pode sacar 15% do valor total do saldo + Uma parcela fixa 1.150,00.

Obs: so lembrando que a alícota e a parcela fixa pode variar de acordo com o saldo disponível do FGTS.

15 curtidas

Bem observado!

É isso mesmo, no caso do saque aniversário, o percentual e a alíquota variam de acordo com o valor total das contas :smiley:

16 curtidas

@Andre.C ótimo e esclarecedor post, gratidão por compartilhar :clap:t5: :clap:t5:

12 curtidas

São várias condições, e já usei algumas, outras citadas eu nem conhecia, bom pra gente se atualizar, valeu :smile:.
Desde o início da pandemia o governo tem liberado saques para aquecer a economia. Eu que não sou bobo, e não acredito que vá me aposentar, ou poder curtir a aposentadoria se as coisas continuarem como estão, saquei o que podia assim que foi liberado.

@Kleber_Vieira1 não optei pelo saque aniversário porque retem um valor em caso de demissão.

6 curtidas

Mas se nao me engano, pode mudar quando quiser. Me confirma ai se é isso mesmo. :hugs:

3 curtidas

O trabalhador que optar pelo Saque Aniversário, abre mão do Saque Rescisão, ou seja, não poderá mais sacar o FGTS em caso de rescisão de contrato de trabalho, pois esse valor ficará retido, mas ainda continua com direito ao saque da multa de 40%, e só poderá voltar à modalidade anterior (Saque Rescisão) depois de dois anos a partir da solicitação.

https://radiocidade670.com.br/quem-optar-por-saque-aniversario-perde-o-direito-ao-fgts-em-caso-de-demissao/

8 curtidas

Isso msm, como o @Mr.Xis disse:


Depois de dois anos da solicitação.


Aqui uma estimativa das taxas e parcela fixa que variam

3 curtidas