Filmes e desenhos podem ajudar na educação dos filhos

Vimos que recentemente o Nubank lançou o curta Não é um monstro. Nesse sentido vem a pergunta como um desenho pode impactar na nossa vida, tem algum sentido? ou é algo para simples descontração?

Você sabia que os desenhos animados têm um impacto significativo na educação infantil, oferecendo uma série de benefícios que podem complementar o aprendizado formal. Aqui estão algumas formas pelas quais os desenhos animados podem ser poderosos na educação infantil:

1. Desenvolvimento Cognitivo

  • Vocabulário e Linguagem: Desenhos animados frequentemente apresentam diálogos simples e repetitivos, ajudando as crianças a expandirem seu vocabulário e melhorarem suas habilidades linguísticas.
  • Pensamento Crítico: Histórias com enredos e problemas a serem resolvidos incentivam o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas.

2. Desenvolvimento Social e Emocional

  • Empatia e Compreensão de Emoções: Personagens de desenhos animados frequentemente passam por diversas emoções, ajudando as crianças a entenderem e identificarem suas próprias emoções e as dos outros.
  • Habilidades Sociais: Interações entre personagens podem ensinar importantes lições sobre amizade, cooperação, e resolução de conflitos.

3. Aprendizado de Conceitos Acadêmicos

  • Matemática e Ciências: Desenhos educativos como “Dora a Exploradora” ou “O Show da Luna” introduzem conceitos matemáticos e científicos de maneira divertida e acessível.
  • Letras e Alfabetização: Programas como “Vila Sésamo” ensinam letras, sons e habilidades de leitura básica.

4. Desenvolvimento Motor

  • Coordenação Motora Fina e Grossa: Alguns desenhos incentivam as crianças a participarem fisicamente, dançando ou imitando movimentos dos personagens, promovendo o desenvolvimento motor.

5. Inspiração e Criatividade

  • Estímulo à Criatividade: Desenhos animados muitas vezes apresentam mundos imaginários e situações fantásticas, incentivando a criatividade e a imaginação das crianças.
  • Artes e Música: Exposição a diferentes formas de arte, música e dança pode inspirar as crianças a explorar essas áreas criativas por si mesmas.

6. Educação Moral e Ética

  • Valores e Princípios: Muitos desenhos animados transmitem lições sobre honestidade, responsabilidade, respeito e outros valores éticos importantes.
  • Consequências das Ações: Histórias que mostram consequências positivas ou negativas das ações dos personagens ajudam as crianças a entenderem a importância de tomar boas decisões.

7. Aprendizado Cultural e Diversidade

  • Diversidade Cultural: Desenhos animados podem expor as crianças a diferentes culturas, tradições e formas de vida, promovendo uma compreensão e apreciação da diversidade.

Sugestões para Pais e Educadores

Para maximizar os benefícios educacionais dos desenhos animados, pais e educadores podem:

  • Selecionar Conteúdos Apropriados: Escolher desenhos que sejam adequados para a faixa etária e que tenham conteúdos educativos.
  • Participar e Interagir: Assistir junto com as crianças, fazendo perguntas e discutindo os temas apresentados.
  • Equilibrar o Tempo de Tela: Garantir que o tempo dedicado aos desenhos animados não substitua outras atividades importantes, como brincar ao ar livre, ler livros e interações sociais.

Os desenhos animados, quando utilizados de maneira equilibrada e consciente, podem ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento e educação das crianças, complementando o aprendizado e contribuindo para um crescimento saudável e feliz.

Você tem exemplos de desenhos animados que possuem essa característica?

Eu posso dizer que tenho usado muito essa tática para poder educar e ensinar a minha filha de uma maneira bem leve e que parece até brincadeira, mas certamente passa muitos ensinamentos.
E com o Nubank oferecendo a parceria com o MAX isso ficou ainda mais fácil, onde o Max oferece uma aba expecífica para crianças e família.

26 curtidas

Concordo contigo, @William_Peixoto! :handshake:

Eu citei alguns aqui (que inclusive estão na Max): :slightly_smiling_face::purple_heart:

13 curtidas

Eu cresci assistindo os desenhos da Hanna-Barbera, mas Scooby-Doo sempre vai ser meu preferido :smiling_face_with_three_hearts:

E sempre gostei de assistir desenhos tipo As Três Espiãs Demais, As Aventuras de Jackie-Chan, A Vida E Aventuras De Juniper Lee, Danny Phatom, Digimon, Medabots, Beyblade e amava os programas Art Attack e As Pistas de Blue

14 curtidas

Não sei se encaixa, nesses quesitos, mas que era bom era! (Na infância)

PICA PAU

Ps: Os desenhos estão interligados na malícia da criança e somente os pais para identificar se o
“Desenho é bom ou não para o meu filho!”. Na dúvida, segue a classificação

10 curtidas

Os desenhos animados, quando bem escolhidos, realmente têm o potencial de complementar o aprendizado formal de maneira significativa. Eles oferecem uma gama de benefícios que vão desde o desenvolvimento cognitivo até o social e emocional. Eu concordo com suas colocações e gostaria de acrescentar alguns exemplos pessoais que reforçam esses pontos.


Desenvolvimento Cognitivo:
Desenhos como “Dora a aventureira” não só expandem o vocabulário das crianças, mas também introduzem conceitos básicos de outras línguas, como o espanhol. Isso pode ser uma excelente introdução à aprendizagem de novos idiomas de uma forma divertida e interativa.




Desenvolvimento Social e Emocional:
Programas como “Peppa Pig” e “Daniel Tigre” são ótimos para ensinar empatia e habilidades sociais. Eles mostram os personagens lidando com situações do dia a dia, onde precisam resolver conflitos e expressar suas emoções, ajudando as crianças a entenderem melhor seus próprios sentimentos e os dos outros.

Peppa_Pig_logo


Aprendizado de Conceitos Acadêmicos:

O Show da Luna" é fantástico para introduzir conceitos de ciência de forma lúdica. Cada episódio é uma mini aula de ciências disfarçada de aventura, incentivando as crianças a serem curiosas e a explorar o mundo ao seu redor.

LUNA-M

Desenvolvimento Motor:
Desenhos como “LazyTown” incentivam as crianças a se movimentarem, dançarem e praticarem esportes, promovendo um estilo de vida ativo desde cedo.


Inspiração e Criatividade:
“Adventure Time” e “Hora de Aventura” são exemplos de programas que estimulam a criatividade e a imaginação, levando as crianças a criar suas próprias histórias e mundos.


AVENTURA_Divulgação-1

Educação Moral e Ética:
“Steven Universe” é um ótimo exemplo de como desenhos animados podem ensinar valores como empatia, aceitação e responsabilidade. Através das aventuras dos personagens, as crianças aprendem sobre as consequências de suas ações e a importância de fazer boas escolhas.


Aprendizado Cultural e Diversidade:
“Maya e Miguel” é um ótimo exemplo de um desenho que expõe as crianças à diversidade cultural, mostrando tradições e modos de vida de diferentes culturas, promovendo a compreensão e a apreciação da diversidade.


Para maximizar esses benefícios, é essencial que os pais e/ou educadores estejam envolvidos. Assistir junto com as crianças e discutir os temas apresentados pode tornar a experiência ainda mais enriquecedora.

Observação rsrsrsrs: Além disso, equilibrar o tempo de tela com outras atividades importantes é fundamental para um desenvolvimento saudável.

7 curtidas

Opa… Esse eu peguei… Mas, não gostava :pensive: assistia pra ver o próximo desenho phileas & pearbs (algo assim kkk)

5 curtidas

:joy: Recentemente vi uma cena do pets 2 :joy:

Onde a cachorrinha gigi aparece saindo da maquina de lavar pratos :joy:

:joy: Ja gritei para as crianças não colocarem os bichinhos na maquina de lavar prato ou qq outro aparelho :joy:

Cada ideia, ja basta a velhinha que colocou o gato pra secar no microondas. :stuck_out_tongue_closed_eyes: O gato morreu :skull_and_crossbones: :skull: foi verdade :scream:

5 curtidas

Contribuem muito :clap:

Meu afilhado amava esse desenho, vi muito com ele :smiling_face_with_three_hearts: Phineas e Ferb são dois irmãos muito criativos e enlouquecem a irmã adolescente com suas invenções durante as férias.
Outro desenho muito legal é The Loud house, traz problemáticas de uma família dentro e fora de casa com 11 filhos ,sendo 10 meninas e 1 menino, e tbm traz questões LGBTQIA+ que são tratadas com muita naturalidade.

6 curtidas

Phineas e Ferb :heart_eyes:

3 curtidas

Esses eram bem interessantes

image

No final de cada episódio, sempre tinha uma lição à ser aprendida.

2 curtidas