Fim do Saque Gratuito na Função Crédito!

Um dos grandes diferenciais do cartão Nubank chega ao fim! :sob:
Era uma excelente opção ao saque no débito, principalmente para pequenos valores.

Como era / Como será:

18 curtidas

Ficou meio ruim mesmo. Poderiam incorporar essa taxa de juros a partir de uma determinada porcentagem do saque. Por exemplo, até 5% como era costumas, não haveria cobranças de taxas de juros, e a partir de 5 até 15% poderiam cobrar. Pelo menos para não prejudicar quem já utilizava o serviço e pagava em dia sempre.

5 curtidas

Olá @LuckPass

Eu não tinha me atentado à isto. :sob:

unnamed (1)

1 curtida

Uma solução nesse sentido seria de fato bem melhor…

Eu utilizei essa opção em algumas ocasiões pela conveniência e comodidade.
Era realmente um diferencial e inexistente na concorrência.

4 curtidas

Eu nunca tinha usado a função por desnecessidade e por sempre te achado que iriam incidir taxas muito altas sobre a transação, tanto que não dei muita bola quando recebi o e-mail :confused:

Parabéns pelo post @LuckPass, muito importante mostrar o cerne por trás dessas alterações.

12 curtidas

Esse é o padrão do mercado.
Saque no crédito sempre foi um pesadelo em qualquer cartão, mas o Nubank surgiu como um “sonho bom” nesse mar kafkiano.
Parece que o sonho acabou! :cry:

Dream

4 curtidas

Realmente proibitiva essa taxa.

Agora dá pra sacar mais só que pagando muito mais. Não compensa mesmo.

5 curtidas

Nunca utilizei opção de saque com cartão nubank, mais quem faz com frequência dá ruim hein!

2 curtidas

lamentável o e-mail que o Nubank enviou avisando que vai começar a taxar o saque na função crédito. juros de 9.75% ao mês são muito abusivos. usei essa função poucas vezes mas a partir de hoje nunca mais usarei. deveriam deixar gratuito ainda para quem usar somente 5%, e cobrar somente de quem usar entre 5% e 15%

4 curtidas

@LuckPass sem contar que a taxa para usar esse valor emergencial é de 9.75% ao mês e para contratar a opção de empréstimo é de 2.2% ao mês. Caso alguém precise usar o crédito para saque é melhor contratar o serviço de empréstimo do que usar o valor emergencial.

4 curtidas

Essa taxa varia de usuário para usuário, mas sim, em regra compensa mais a opção de empréstimo pessoal se ela estiver disponível.

6 curtidas

@Vittoria_Cunha se nem todos os usuários tem a opção de empréstimo então a situação fica pior ainda😬. Fiz umas contas aqui e cheguei na seguinte conclusão:

Considerando que o limite de crédito da pessoa seja R$ 100,00 e ela use o saque de 15% desse valor e pague 9.75% de juros temos o seguinte:

100 * 15% = 15 de saque
15 * 9.75% = 1,46 de Juros ( se pagar na próxima fatura )
15 - 1,46 = 13,54

Então pra esse caso, ela saca R$ 15,00 pra usar R$ 13,54, considerando que será pago no máximo na próxima fatura, senão será mais R$ 1,46 por mês até pagar o valor total. Realmente só deve ser usado se for mesmo uma emergência e não tiver outra forma de ter o dinheiro.

2 curtidas

Também recebi esse e-mail e achei a taxa muito alta.

Esperemos que algo seja feito com relação a isso.

2 curtidas

A função ainda está em fase de testes (segundo a Nubank), então não está disponível para todos indistintamente e nem com a mesma taxa. Se pesquisar na lupinha vai encontrar alguns relatos de pessoas que tiveram a função liberada e ela sumiu depois, ou então usuários que foram contemplados com uma taxa pouco atrativa.

Honestamente, acho que a instituição dessa taxa tão alta faz parte da agenda do Nubank de desestimular o uso do dinheiro físico cada vez mais #teorias

5 curtidas

Me faz pensar. A Nubank publica o desincentivo ao Cheque Especial, fazendo posts dizendo que devemos evitar porque têm juros muito altos. Porém isso aqui ficou pior que o cheque especial.

Pelo menos no cheque especial tem um limite de 8% ao mês, enquanto a nubank bola um “saque de crédito” e mete os quase 10%

É claro que são produtos diferentes. No cheque especial você tem um crédito mais caro além da sua linha de crédito e no caso da Nubank você utiliza recursos provenientes da sua linha de crédito existente. Mas mesmo assim…

4 curtidas

Eu uso a função de saque no crédito com frequência devido a taxa de saque no débito ser de R$6,50, pois não é 100% do mercado que usa/aceita cartão, tendo alguns comerciantes que dão desconto para não realizar o pagamento com cartão devido a taxa da maquina, outros setores que não aceitam cartão são pedágios, passagens de ônibus, cartórios e afins, e visando o futuro não são todos que vão aderir o PIX de imediato.

A princípio, o único meio de sacar sem tarifas é com o cartão de crédito, já que até onde eu sei o saque do débito tem um custo de R$6,50 - onde o Nubank ressalta que são tarifas repassadas a parceiros. A implementação desta taxa de ~ 9% faz com que usar a função débito se torne péssima, já que para saque existe taxas. Se analisarmos os concorrentes, o banco Inter oferece 4 saques gratuitos nos caixas 24 horas, assim como muitos outros bancos.

Eu pessoalmente já não me sinto mais seguro em fazer o uso do Nubank como uma conta única para colocar salário, por não ter essa segurança de poder realizar pelo menos um saque sem taxas por mês. Com essa nova mudança, ao sacar R$200,00 no início do mês pelo crédito vou ter um custo aproximado de ~R$18,00, que em um ano já se tornam ~R$216,00 sem contar o ajuste. Na função débito existe um custo de R$78,00 anuais caso saque 1x ao mês durante um ano, com este custo é mais acessível pagar anuidade em outros bancos e ter o saque gratuito, ainda mais com a implementação do PIX.

Espero que o Nubank revise isso, ou explique mais detalhadamente os motivos que o levou a tomar esta decisão. Até o momento a vejo como insatisfatória, na pesquisa de opinião que fizeram com usuários selecionados sobre essa questão, detalhei o ponto do custo de saque do Nubank em geral.

Gostaria que o Nubank fizesse uma reflexão se é este o melhor caminho a seguir e que se isso está de acordo com os valores anunciados:

“No Brasil, são cobradas as tarifas e os juros mais altos do mundo pelos piores serviços bancários. E é neste cenário que o Nubank surgiu para resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade.” (Sobre nós)

O serviço é de excelente qualidade, mas ter ~9% de taxa ou uma tarifa de R$6,50 de saque no débito enquanto concorrentes oferecem pelo menos 4 saques gratuitos, vejo que é ir contra aos seus próprios valores. Adicionar mais taxas para saques não é um meio de resolver a vida, ainda mais ~9% sendo que outros bancos oferecem até empréstimos com uma taxa menor do que esta. Portanto, fica o meu questionamento: o Nubank ainda tem interesse em resolver a vida financeira?

Sou 100% feliz com a Nuconta em geral, pois foi o primeiro banco que não tive problemas. O saque via crédito solucionava a limitação de saque no débito e eu estava satisfeito desta maneira, mas fica este questionamento se aderir a taxa (fazendo com que o usuário seja obrigado a pagar taxas para qualquer saque) realmente vai facilitar para os usuários que usam a conta como conta salário e dependem de saque mensal planejado em sua rotina financeira. E se a forma que isso está sendo divulgado está sendo de uma maneira transparente, já que houve uma pesquisa de opinião sobre o assunto.

4 curtidas

Não dá pra contar com empréstimo pessoal. Não está e jamais estará disponível pra todos. É uma característica desse tipo de linha de crédito.

1 curtida

A função já tem um ano e meio, @Vittoria_Cunha. Não dá mais pra usar o argumento de que está em teste. Não é característica desse tipo de linha de crédito a concessão indistinta, muito pelo contrário, só uma minoria é contemplada.

1 curtida

Por isso que eu ressaltei “segundo a Nubank” :wink:

Se a gente for levantar esse questionamento em qualquer canal de atendimento oficial, essa vai ser a resposta do atendente, não quer dizer que eu concorde com ela.

1 curtida