O dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835.
Mas esse tópico assim como essa data não são para discutir essa revolução, mas sim um dia, ou semana para celebrar a cultura Gaúcha e suas tradições.
O Dia do Gaúcho, além de celebrar o passado e a história, também possui um significado contemporâneo importante ele serve como um lembrete da importância de preservar e valorizar a cultura e a identidade gaúcha
Semana Farroupilha
O Dia do Gaúcho está incluído na Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas. A Semana ocorre todos os anos entre 13 e 20 de setembro, e é a maior festa popular do estado do Rio Grande do Sul.
Tradicionalmente, durante o evento, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.
Senda a festa mais tradicional o Acampamento Farroupilha é o maior evento alusivo à cultura tradicionalista gaúcha, para comemorar a Revolução Farroupilha. É realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, mais conhecido popularmente como Parque da Harmonia, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Indumentária e Tradições Culturais
Além disso, a tradição do chimarrão, uma bebida quente, a base de erva-mate servida com infusão de água quente, para se tomar sozinho em ou em rodas de amigos.
E também algo muito cultuado por aqui nesta semana é a culinária à base de churrasco e as danças como do “xote” e o “vaneirão” que também desempenham papéis importantes na cultura gaúcha. No Dia do Gaúcho, essas tradições são destacadas em festivais, desfiles e eventos que reúnem a comunidade.
E você já conhecia uma pouco da cultura Gaúcha?
E na sua região como é celebrado e quais são as culturas típicas?