Fraude com cartão virtual - e nem tinha limite disponível!

Boas vindas @Cah_Rocha

Foi rápida, parabéns.

Evitou mais dor de cabeça pra vc!

:metal::metal::metal::metal:

1 curtida

Já tinha acontecido comigo há uns dos anos e agora acabou de acontecer com a minha esposa. O atendimento do NUBANK é rápido e solicito, mas o que mais me impressiona é a completa falta de segurança do sistema deles. Como isso nunca aconteceu com nossos cartões do Itaú ou da CEF? E as compras indevidas de agora há pouco foram feitas com o cartão virtual, que teria que ser ainda mais seguro. Preocupante isso.

2 curtidas

Aconteceu comigo, no dia 26/02 realizaram uma compra no meu cartão virtual Samsung Itaucard bandeira visa , em um valor maior que o meu limite, entrei em contato pelo chat do app e questionei como o golpista poderia ter acesso aos dados do meu cartão virtual? O atendente não soube responder

Muito estranho isso…

Eu acabo de passar por essa situação!
Apareceu para mim a notificação no valor de R$95,15 estornado ás 9h. O “quase” roubo aconteceu ás 4h da madrugada, sem me aparecer a notificação de compra ou constar no histórico. Só constou no histórico o estorno. Preocupada e me sentindo insegura, logo cancelei o cartão virtual ( o qual constou o ocorrido) e também o físico.
Entrei em contato via chat com a Nubank e me informaram que não poderiam identificar os criminosos, algo que me deixou frustrada e mais insegura ainda. Inclusive sugeri que esses desenvolvessem e melhorasse sua política de investigação nesses casos. Afinal de contas, essas pessoas saíram totalmente impunes.
Ao cancelarem o cartão virtual, conferi as últimas compras realizadas no cartão virtual e pela minha surpresa, havia outra compra suspeita, que NÃO constou no meu histórico nem apareceu em notificações. A atendente me explicou que essa segunda compra ocorreu ontem a noite e que devido ao valor (RS0,00) foi negada a compra- possivelmente estavam testando o cartão.
O que foi possível de ser feito foi a criação de um novo cartão e apenas isso. A atendente foi muito educada e solícita mas dei a seguinte sugestão, a qual estendo á todos os colegas dessa comunidade, uma cobrança perante um posicionamento mais firme e investigativo sobre esse tipo de crime.

3 curtidas

Só pra deixar informado, os criminosos usaram os nomes “Pag*Gracaepaz” e “55 Destinos Viagens”

Aconteceu isso comigo hj pela primeira vez. Estava assistindo um vídeo no celular e recebi uma notificação da Nubank, achei que fosse informando o vencimento da fatura. Pra minha surpresa foi notificando uma compra. Tomei um grande susto. Na mesma hora reportei a compra indevida e bloqueei o cartão virtual. Ao efetuar uma compra online eu sempre uso o cartão virtual, e logo após excluo. Dessa vez esqueci, utilizei em 20 de março. Mas jamais imaginaria que poderia acontecer isso. Só realizei uma única compra. Como podem ter acesso a esses dados? Realmente estou me sentindo insegura. Bloqueei o cartão físico tb. Expliquei no ocorrido no chat e a compra foi retirada, embora eles falem que tem um período de análise.

2 curtidas

Boa noite, @Itana_Alves ! Estou escrevendo uma matéria para o site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br) sobre o assunto. Você me autoriza utilizar o seu relato? Aguardo retorno. Obrigada!

Boa noite @Leonardo_Lovo! Estou escrevendo uma matéria para o site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br) sobre o assunto. Você me autoriza utilizar o seu relato? Aguardo retorno. Obrigada!

Boa noite @Pri_Canuto e @mileb! Estou escrevendo uma matéria para o site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br) sobre o assunto. Vocês me autorizam utilizar os seus relatos? Aguardo retorno. Obrigada!

1 curtida

Boa noite @Flavia_Correia! O meu sim.

Obrigada, você pode me passar sua idade e profissão?

Nunca ouvi falar nisso com o Nubank, será que esses criminos usaram seus dados publicados na internet ou usaram de alguma brecha na segurança do Nubank mesmo ? Com o Picpay e o Banco inter já ouvi relatos e até sei de familiares que passaram por situação similar só que nessa situação o atendente com o número mascarado de banco inter ligou e até o número desse bandido era igual o do atendimento do banco inter. Precisamos sempre se atentar e tomar ainda mais cuidado… tá Fod… viver, é bandido em todo canto. :man_facepalming:t2::rage::rage:

3 curtidas

Estudante, 21.

Obrigada, @mileb! A matéria já tinha ido ao ar, portanto não incluí esses dados.

https://olhardigital.com.br/2021/04/06/internet-e-redes-sociais/operacoes-com-cartoes-de-credito-correspondem-a-26-das-fraudes-digitais-no-brasil/

Aconteceu comigo hj tbm.

Recebi uma notificação de uma compra de R$0.00 com o nome de T2 Locações. Eu sempre deixo tanto o cartão virtual quanto o físico bloqueados, então no tive problema. O atendente me disse que a foi usado o cartão virtual. Apenas excluí ele após o ocorrido. É muito estranho, pois tomo todos os cuidados possíveis. Fiz duas compras recentemente em sites que nunca tinha comprado, mas são sites de empresas grandes conhecidas. Muito esquisito. O jeito é sempre bloquear os cartões…

1 curtida

Aconteceu o mesmo faz 2 dias…Tentativa de compra valor R$ 0,00 com cartão virtual em nome de T2 LOCACOES…Caíram do cavalo pq deixo bloqueado,mas não deixa de ser preocupante, pois era pra ser um meio seguro.
Foi reportado para NUBANK e vim procurar outros casos e para meu espanto ,achei tentativas do mesmo estabelecimento, o que dá para supor, trata-se de falha seria de sistema.

Tive o mesmíssimo problema a cerca de 2 meses atrás por um estabelecimento com o nome dos Correios, foram 4 tentativas e dessas 1 passou, 132 Reais… Reportei a compra e fui estornado.

Hoje passei pelo mesmo perrengue, 4 tentativas de compra pelo IFood as 2 primeiras em valores baixos (R$12) foram bloqueadas pelo próprio app as outras duas em valores diferentes não, uma no valor de R$24 e outra de R$122,99, reportei ambas como fraude e fiz questão de bloquear e logo após excluir o meu cartão virtual.

Utilizo muito o Nubank e a Nuconta, mas essa já é a segunda vez nesse mesmo ano que passo pelo mesmo problema

Olá pessoal. Gostaria de aproveitar para compartilhar um susto recente que tive em situação semelhante. Não utilizava meus cartões físico ou virtual há cerca de 10 dias e recebi um e-mail no Banco informando de 3 transações suspeitas com meu cartão virtual, duas de R$ 300 e R$ 400 aproximadamente para *Picpay Rp9 Juliareis e uma terceira transação de R$ 600 para Mlp*Magazineluiza. Achei muito bacana a pró-atividade do Nubank de sinalizar e já bloquear o cartão virtual me permitindo contestar tempestivamente as compras para evitar cobranças indevidas. Estou aguardando o retorno do estabelecimento e do Nubank porque quero informações sobre o vendedor para providenciar um BO com mais informações. Fato é que sou muito, muito cautelosa mesmo no uso dos meus cartões, só compro de lojas “seguras”, não mantenho os dados salvos, etc. Depois desse episódio fui verificar os aplicativos de compras que tenho e todas as lojas onde comprei usando o cartão virtual e verifiquei que mesmo com toda minha cautela, os dados do meu cartão virtual estavam salvos em três conceituados e conhecidos aplicativos: Uber, 99taxi e Ifood, então devemos ficar muito atentos, os fraudadores estão cada vez mais ardilosos e todo cuidado é pouco.

2 curtidas

É por isso que eu mantenho todos os meus cartões FÍSICO e os 2 virtuais BLOQUEADOS O TEMPO TODO. SÓ desbloqueio na hora de pagar alguma compra ou assinatura.

Vou começar a bloquear o meu também. Ocorreu comigo hoje uma compra fraudulenta de R$107,41, ainda estou contestando mas isso meio q me abriu um alerta sobre o quão frágil é a segurança dos dados dos cartões mesmo utilizando somente em sites conceituados. O que eu gostaria muito que o NuBank implementasse que me traria uma segurança e alívio seria um limite individual pra cartões virtuais. Eu uso um cartão pra assinatura de alguns serviços, então sei em média qual o valor máximo que iria pagar nelas. Se tivesse como eu limitar um valor para esse cartão não ocorreria o risco de eu estar exposto a alguém fraudá-lo e simplesmente zerar o meu limite. NuBank, dá uma considerada nessa função, iria ser muito útil!

1 curtida