Fraude com cartão virtual - e nem tinha limite disponível!

Boa noite @Flavia_Correia! O meu sim.

Obrigada, você pode me passar sua idade e profissão?

Nunca ouvi falar nisso com o Nubank, será que esses criminos usaram seus dados publicados na internet ou usaram de alguma brecha na segurança do Nubank mesmo ? Com o Picpay e o Banco inter já ouvi relatos e até sei de familiares que passaram por situação similar só que nessa situação o atendente com o número mascarado de banco inter ligou e até o número desse bandido era igual o do atendimento do banco inter. Precisamos sempre se atentar e tomar ainda mais cuidado… tá Fod… viver, é bandido em todo canto. :man_facepalming:t2::rage::rage:

3 curtidas

Estudante, 21.

Obrigada, @mileb! A matéria já tinha ido ao ar, portanto não incluí esses dados.

https://olhardigital.com.br/2021/04/06/internet-e-redes-sociais/operacoes-com-cartoes-de-credito-correspondem-a-26-das-fraudes-digitais-no-brasil/

Aconteceu comigo hj tbm.

Recebi uma notificação de uma compra de R$0.00 com o nome de T2 Locações. Eu sempre deixo tanto o cartão virtual quanto o físico bloqueados, então no tive problema. O atendente me disse que a foi usado o cartão virtual. Apenas excluí ele após o ocorrido. É muito estranho, pois tomo todos os cuidados possíveis. Fiz duas compras recentemente em sites que nunca tinha comprado, mas são sites de empresas grandes conhecidas. Muito esquisito. O jeito é sempre bloquear os cartões…

1 curtida

Aconteceu o mesmo faz 2 dias…Tentativa de compra valor R$ 0,00 com cartão virtual em nome de T2 LOCACOES…Caíram do cavalo pq deixo bloqueado,mas não deixa de ser preocupante, pois era pra ser um meio seguro.
Foi reportado para NUBANK e vim procurar outros casos e para meu espanto ,achei tentativas do mesmo estabelecimento, o que dá para supor, trata-se de falha seria de sistema.

Tive o mesmíssimo problema a cerca de 2 meses atrás por um estabelecimento com o nome dos Correios, foram 4 tentativas e dessas 1 passou, 132 Reais… Reportei a compra e fui estornado.

Hoje passei pelo mesmo perrengue, 4 tentativas de compra pelo IFood as 2 primeiras em valores baixos (R$12) foram bloqueadas pelo próprio app as outras duas em valores diferentes não, uma no valor de R$24 e outra de R$122,99, reportei ambas como fraude e fiz questão de bloquear e logo após excluir o meu cartão virtual.

Utilizo muito o Nubank e a Nuconta, mas essa já é a segunda vez nesse mesmo ano que passo pelo mesmo problema

Olá pessoal. Gostaria de aproveitar para compartilhar um susto recente que tive em situação semelhante. Não utilizava meus cartões físico ou virtual há cerca de 10 dias e recebi um e-mail no Banco informando de 3 transações suspeitas com meu cartão virtual, duas de R$ 300 e R$ 400 aproximadamente para *Picpay Rp9 Juliareis e uma terceira transação de R$ 600 para Mlp*Magazineluiza. Achei muito bacana a pró-atividade do Nubank de sinalizar e já bloquear o cartão virtual me permitindo contestar tempestivamente as compras para evitar cobranças indevidas. Estou aguardando o retorno do estabelecimento e do Nubank porque quero informações sobre o vendedor para providenciar um BO com mais informações. Fato é que sou muito, muito cautelosa mesmo no uso dos meus cartões, só compro de lojas “seguras”, não mantenho os dados salvos, etc. Depois desse episódio fui verificar os aplicativos de compras que tenho e todas as lojas onde comprei usando o cartão virtual e verifiquei que mesmo com toda minha cautela, os dados do meu cartão virtual estavam salvos em três conceituados e conhecidos aplicativos: Uber, 99taxi e Ifood, então devemos ficar muito atentos, os fraudadores estão cada vez mais ardilosos e todo cuidado é pouco.

2 curtidas

É por isso que eu mantenho todos os meus cartões FÍSICO e os 2 virtuais BLOQUEADOS O TEMPO TODO. SÓ desbloqueio na hora de pagar alguma compra ou assinatura.

Vou começar a bloquear o meu também. Ocorreu comigo hoje uma compra fraudulenta de R$107,41, ainda estou contestando mas isso meio q me abriu um alerta sobre o quão frágil é a segurança dos dados dos cartões mesmo utilizando somente em sites conceituados. O que eu gostaria muito que o NuBank implementasse que me traria uma segurança e alívio seria um limite individual pra cartões virtuais. Eu uso um cartão pra assinatura de alguns serviços, então sei em média qual o valor máximo que iria pagar nelas. Se tivesse como eu limitar um valor para esse cartão não ocorreria o risco de eu estar exposto a alguém fraudá-lo e simplesmente zerar o meu limite. NuBank, dá uma considerada nessa função, iria ser muito útil!

1 curtida

Já pensei nisso também! Seria muito útil. Seria uma alternativa aparentemente simples de implementar e que melhoraria muito a segurança dos clientes.

3 curtidas

Aqui mora umas melhorias que a nubank precisa fazer urgente.

Tentaram fraudar meu cartão. Por sorte descobri a tempo pra reduzir o limite e evitar a fraude.

A questão é que procurando o atendimento pra saber de onde veio a fraude (empresa, endereço, etc…) tiveram muita dificuldade pra fazê-lo. O aplicativo podia ser mais intuitivo pra mostrar quais os serviços que estão cadastrados no nosso cartão para cobrança recorrente.

Se Spotify, YouTube, Netflix fatura da vivo, do app, etc… são recorrentes e estão “assinados” no meu cartão eles deveriam ser exibidos de forma diferente… e não como item de compra comum fatura por fatura.

Em caso de tentativa de fraude, da mó trabalho pegar serviço por serviço e levar pra outro cartão virtual. Isso também poderia ser simplificado.

1 curtida

Acabei de cair num golpe!
Recebi esse SMS: NUBANK: Compra online de R$ 2.375,98 em site MAGALU aprovada em 31/01/2023. Duvidas ou caso desconheca contate: 080000-03132
Entrei em contato pediram pra baixar um aplicativo de segurança RUSTDESK, fiz todo procedimento questionando se era da nubank mesmo, a pessoa toda formal me garantiu e eu acreditei tirei fotos e tudo mais, enfim me levaram R$4,900.
Entrei em contato com a nubank e fiz boletim online, me encontro desperada, que sirva de aviso para vocês e de lição para mim :pensive:
Nubank já me deu um retorno não será possível reembolsar essas transferências porque foi realizada através de um aparelho confiável.

1 curtida

Boas-vindas a nossa NuCommunity @Rosana_Lopes1

Hoje em dia, não podemos abrir mão do conhecimento “das coisas” da internet! :man_shrugging:t3:

Infelizmente aconteceu com vc; foi uma distração, ou a falta de perguntar pra alguém, ou se informar no app e tantas outras atitudes que devem ser seguidas!

Como vc mesma disse fica a lição! :pleading_face:

A nossa NuCommunity é uma ótima fonte de informação, vc deveria continuar por aqui e adquirir conhecimento, pra não cair mais nesses golpes e ajudar outros do seu convívio a não caírem tbm!

:metal::metal::metal::metal:

11 curtidas

Os avisos de compras do nubank são tds por notificação no celular nunca por sms, eu sempre recebo sms/email do itau e bradesco falando de cartão cancelado, pontos expirados, etc e falando pra ligar pra algum número ou clicar num link, eu tive conta no bradesco, mas era salario e nem tinha cartão de crédito, e ainda tonha portabilidade então não tinha como ter ponto de cartão, e nem tinha conta no Itaú…

Ja recebi ate email da policia federal falando sobre processo e era golpe (na epoca eu fiquei desesperada pq tava tirando passaporte pra uma viagem), mas antes de clicar no link do email eu procurei o telefone da delegacia mais proxima, liguei pra la, expliquei sobre o email e a pessoa me falou q era golpe e q o link era vírus e q ja estavam cientes háum tempo sobre isso…

Sempre precisamos estar com cuidado redobrado pq os golpistas contam com a nossa ganancia, desespero e desatenção

Formate o seu aparelho, pois esses aplicativos são para controle remoto, então se ainda estiver instalado, o golpista ainda pode ter acesso a tudo q tem no seu aparelho

12 curtidas

Por aqui também tentaram me aplicar o mesmo golpe. E foi tanto por SMS quanto por ligação.

Quando me ligaram eu dei corda para o golpista e ele tentou me induzir a baixar um aplicativo de controle remoto semelhante a esse que você citou.

Infelizmente a malandragem está cada vez mais esperta e eles conseguem ser bem convincentes. Obrigado por compartilhar o ocorrido com o pessoal por aqui e sinto muito que isso tenha ocorrido com você. :slightly_frowning_face:

8 curtidas

Imprescindível!
@lorenatelles :handshake::clap::clap:

:metal::metal::metal::pleading_face:

10 curtidas

Foi o meu caso.

Já havia acontecido comigo uma vez.
Na época não consegui ter muito sucesso pra descobrir a origem, muito embora na época eu tivesse suspeitado do Booking porque eu tinha feito uma reserva de carro por ele.

Depois do ocorrido, procurei criar um cartão virtual específico para certos produtos/serviços… Hospedagem, AliExpress, Amazon, Samsung Pay, WhatsApp Pay, …

Hoje, recebi uma dessas mensagens de “PAG*CHECK UOL” informando o final do número do cartão que, para minha surpresa, foi um que cadastrei alguns meses atrás no Booking e só usei ele lá.

Então, no meu caso, se confirmou que não posso guardar informação do cartão de crédito no Booking.

2 curtidas

Quase cai em um golpe que utilizou esse aplicativo “RustDesk Remote Desktop” da Play Store (Android). Mas no meu caso, não enviaram SMS nem nada, só me ligaram através do WhatsApp tentando se fazer passar por um atendente do Nubank. O mais bizarro é que a pessoa confirmou diversas informações minhas, até a mensagem que mandei para o suporte do Nubank dentro do app do Nubank. Desconfio que algum funcionário do Nubank esteja vazando informações sigilosas dos clientes. Felizmente, quando eu fui inserir a senha do aplicativo do Nubank para entrar, pois o golpista apagou os dados do aplicativo, eu não me lembrei de como era o código e resolvi desistir do procedimento, pois estava achando muito suspeito e disse que preferi entrar em contato novamente com o banco através de um canal oficial. Foi por muito pouco que não dei o acesso a eles. Sem falar nada na ligação, eu encerrei o compartilhamento do app RustDesk e deletei bem rapidamente nesse momento.