Fraude com cartão virtual - e nem tinha limite disponível!

Acabou de me acontecer uma coisa muito estranha.
Estava em casa e o celular vibrou: três notificações do NuBank.

Uma verificação do cartão (3 reais) e um estorno. E depois: uma compra de R$379,90 - no site da Apple, aliás.
Imediatamente bloqueei o cartão físico e excluí o virtual.

Problemas:
Eu não tinha esse limite disponível para fazer uma compra nesse valor;
A Apple só da suporte se eu oferecer o número completo do cartão (que eu excluí);
Vou começar o mês (minha fatura fecha hoje) com as contas fora de ordem.

6 Curtidas

Entre em contato com o nu via chat e fale com o pessoal e conte o que houve

8 Curtidas

Aconteceu ontem comigo, de maneira similar, compra mais ou menos no mesmo valor.

Primeiro uma verificação, que nem me recordo de ter recebido qualquer notificação e não aparece na fatura, pois foi num valor de zero reais e só fiquei sabendo quando perguntei sobre o serviço que aparecia listado no e-mail de cancelamento.

Fizeram a verificação por volta das 11h da manhã, e passaram a compra à tarde.

E foi a mesma coisa, eu estava em casa nos dois momentos, e só eu tenho acesso aos dados do cartão, ou pelo menos, só eu deveria ter, porque me pergunto como podem fraudar o cartão virtual…

5 Curtidas

Pessoal, vim aqui atualizar as informações sobre o ocorrido.
Conversei tanto com o pessoal do NuBank quanto da Apple. Todos foram tão solícitos quanto poderiam ser com as ferramentas que tinham ao seu alcance.

Com o cartão virtual bloqueado e deletado e a compra denunciada, falei com dois atendentes diferentes do NB (os dois, curiosamente, chamados Luiz). O(s) Luiz(es) identificou/aram a cobrança indevida e passou/aram a reclamação para a operadora do cartão (Mastercard), ao mesmo tempo em que solicitou um depósito de confiança para minha conta - assim meu limite não fica comprometido, e eu não vou nem ver quando o estorno definitivo acontecer, suponho.
Aproveitei para confirmar o número do cartão (que eu apaguei), que me foi enviado dias depois, por e-mail.

Com esse número, entrei novamente em contato com a Apple, para pedir o cancelamento dessa compra. O cancelamento foi informado para a operadora do cartão (de novo) e o número foi bloqueado no sistema de compras do iTunes. Detalhe: eles não sabem ou não podem me dizer em nome de quem a compra foi feita - como eu disse, sequer tenho Apple ID, não uso nenhum produto dessa marca.

Gerei um cartão virtual novo. Por enquanto, estou bloqueando os cartões em horários que não os uso. Perdi um pouco da confiança no sistema.

6 Curtidas

O meu caso foi parecido com o seu, mas o meu banco foi o Bradesco. Não uso produtos da Apple e nem se quer tenho id da Apple. Realizaram comprar indevidas no meu cartão de crédito na data próxima ao seu ocorrido no valor de 1080,00 reis. Clonaram meu cartão mas apenas eu tinha acesso aqui no meu quarto e somente eu deveria ter… mas enfim tomei as medidas necessárias e abri um boletim de ocorrência. Deixaram rastros grotescos. Vou pegar essa quadrilha!!!

2 Curtidas

Então comigo ocorreu o mesmo, fraudaram meu cartão e fizeram compra através deste apple, e gostaria de saber como vocês fizeram pra cancelar esta compra e receber o estorno?

se poderem me ajudar desde já agradeço.

Essa semana aconteceu comigo. Recebi a notificação de confirmação do cartão do app UBER, mas como nem tinha o app baixado no celular, estranhei e bloqueei o cartão imediatamente. No dia seguinte, eu desbloqueei e por volta das 14h recebi outra notificação, dessa vez do app do Burguer King (que eu também não tinha baixado no celular). Mas essa última eu não bloqueei a tempo e chegou a confirmação de uma compra de 66,70. Imediatamente, bloqueei e reportei no app da Nubank. Apaguei o cartão virtual e eles, a princípio, cancelaram a compra e estornaram o valor. Só que ontem a Nubank me informou por email que como a empresa (Burguer King) já havia processado a compra, eles não conseguiram cancelar, mas me deram um crédito de mesmo valor. Confesso que assim como você estou bem insegura, pois não imaginava que isso poderia acontecer. Criei um novo cartão virtual, mas estou deixando bloqueado e também só pretendo desbloquear quando for comprar algo. Vou tentar realizar um boletim de ocorrência para pelo menos ter um registro, já que isso é uma forma de fraude.

Você tem que reportar no próprio app da Nubank e de preferência apagar o cartão virtual para não acontecer de novo.

Eu também queria entender como isso é possível. Pelo que olhei pode ser roubou de dados, vírus e afins, e muitos outros. Achei bizarro, porque é muito difícil saber se a gente realmente tá protegido e eu nunca tinha imaginado que isso podia acontecer.

Eu estava no banho e em uma cidade que o aplicativo da Uber eats nem tem cobertura, quando saio do banho e pego no celular uma notificação de compra no valor de 49,77 no Uber eats. Tentei contato com uber eats sem sucesso, consegui contato só com Nubank e detalhe a compra foi feita na opção débito do cartão virtual e nem me deu opção dentro do aplicativo de contestar a compra. Alguém pediu lanche usando meu cartão virtual , sendo que só eu tenho acesso ao número. Creio que meus dados foram roubados dentro da plataforma nubank, pq tb testaram compra de baixo valor no cartão fisico com estornos. Ou seja , cartao virtual e cartao fisico com problema. Exclui o cartao virtual e bloquiei o físico. Contestei a compra na nubank , estou aguardando uma resposta de como vai ficar isso. No mínimo tinham que me enviar outro cartão fisico e estorna essa compra. O lanche chegou pra alguem e qual endereço que foi entregue ? Tem como rastrear isso … com certeza foi pra casa de algum hacker pilantra.

Aconteceu comigo hj ! Ontem recebi uma notificação da vivo tentando verificar o cartão na hora bloquiei. Hj por volta das 14 horas recebi 5 notificações sobre tentativas de compras negadas (não tem mais limite :grin:). Liguei na nubank e cancelei o cartão… Mas foi um baita susto!

Boas vindas @Cah_Rocha

Foi rápida, parabéns.

Evitou mais dor de cabeça pra vc!

:metal::metal::metal::metal:

Já tinha acontecido comigo há uns dos anos e agora acabou de acontecer com a minha esposa. O atendimento do NUBANK é rápido e solicito, mas o que mais me impressiona é a completa falta de segurança do sistema deles. Como isso nunca aconteceu com nossos cartões do Itaú ou da CEF? E as compras indevidas de agora há pouco foram feitas com o cartão virtual, que teria que ser ainda mais seguro. Preocupante isso.

1 Curtida

Aconteceu comigo, no dia 26/02 realizaram uma compra no meu cartão virtual Samsung Itaucard bandeira visa , em um valor maior que o meu limite, entrei em contato pelo chat do app e questionei como o golpista poderia ter acesso aos dados do meu cartão virtual? O atendente não soube responder

Muito estranho isso…

Eu acabo de passar por essa situação!
Apareceu para mim a notificação no valor de R$95,15 estornado ás 9h. O “quase” roubo aconteceu ás 4h da madrugada, sem me aparecer a notificação de compra ou constar no histórico. Só constou no histórico o estorno. Preocupada e me sentindo insegura, logo cancelei o cartão virtual ( o qual constou o ocorrido) e também o físico.
Entrei em contato via chat com a Nubank e me informaram que não poderiam identificar os criminosos, algo que me deixou frustrada e mais insegura ainda. Inclusive sugeri que esses desenvolvessem e melhorasse sua política de investigação nesses casos. Afinal de contas, essas pessoas saíram totalmente impunes.
Ao cancelarem o cartão virtual, conferi as últimas compras realizadas no cartão virtual e pela minha surpresa, havia outra compra suspeita, que NÃO constou no meu histórico nem apareceu em notificações. A atendente me explicou que essa segunda compra ocorreu ontem a noite e que devido ao valor (RS0,00) foi negada a compra- possivelmente estavam testando o cartão.
O que foi possível de ser feito foi a criação de um novo cartão e apenas isso. A atendente foi muito educada e solícita mas dei a seguinte sugestão, a qual estendo á todos os colegas dessa comunidade, uma cobrança perante um posicionamento mais firme e investigativo sobre esse tipo de crime.

1 Curtida

Só pra deixar informado, os criminosos usaram os nomes “Pag*Gracaepaz” e “55 Destinos Viagens”

Aconteceu isso comigo hj pela primeira vez. Estava assistindo um vídeo no celular e recebi uma notificação da Nubank, achei que fosse informando o vencimento da fatura. Pra minha surpresa foi notificando uma compra. Tomei um grande susto. Na mesma hora reportei a compra indevida e bloqueei o cartão virtual. Ao efetuar uma compra online eu sempre uso o cartão virtual, e logo após excluo. Dessa vez esqueci, utilizei em 20 de março. Mas jamais imaginaria que poderia acontecer isso. Só realizei uma única compra. Como podem ter acesso a esses dados? Realmente estou me sentindo insegura. Bloqueei o cartão físico tb. Expliquei no ocorrido no chat e a compra foi retirada, embora eles falem que tem um período de análise.

1 Curtida

Boa noite, @Itana_Alves ! Estou escrevendo uma matéria para o site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br) sobre o assunto. Você me autoriza utilizar o seu relato? Aguardo retorno. Obrigada!

Boa noite @Leonardo_Lovo! Estou escrevendo uma matéria para o site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br) sobre o assunto. Você me autoriza utilizar o seu relato? Aguardo retorno. Obrigada!

Boa noite @Pri_Canuto e @mileb! Estou escrevendo uma matéria para o site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br) sobre o assunto. Vocês me autorizam utilizar os seus relatos? Aguardo retorno. Obrigada!

1 Curtida