Ola, pessoal. Recebi um email da ‘Vivo’, trazendo minha conta do mês, digital. Era tudo igualzinho, muito bem feito. Mas estranhei que o valor estava um pouco diferente do que eu costumo pagar todo mês.
Abri o boleto (PDF) pra ver, e o pagto era pra uma conta do NuBank. Alias, o boleto era um boleto de depósito do NuBank. A pessoa pegou o cód. de barras e transformou tudo num boleto da Vivo.
Acho que a Nu deveria ter mais cautela com as contas.
Se serve para rastrear o golpista, segue anexo o print da parte de baixo do boleto, onde identifiquei que era uma conta da Nu.
Já tentaram um golpe desse comigo na NET, mas percebi na hora, pois a numeração do boleto é menor para contas de água, luz e telefone. Mas tem que ter cuidado mesmo, é sempre bom puxar direto do app.
Eu evito muito pagar as contas que recebo pelo email. Prefiro entrar no site ou app da empresa e copiar o código de barras.
Tenho conta em um banco digital que possui DDA e nesse banco o DDA é top, me primor ver detalhes do boleto além de copiar o código de barras do boleto. Então faço a cópia e pago nas contas que utilizo normalmente.
oMG!!! Eu pago a conta da operadora vIVO todo mês. Ja tinha cuidado e lendo aqui isso vou ficar mais atenta( bem mais). Até agora não tive problema. Amem . Obrigada por compatilhar.
Compartilho apenas por curiosidade: todas as contas de consumo (telefone, internet, plano de saúde, luz, água) aqui na Espanha, você precisa cadastrar a sua conta corrente juntamente com seu documento de identidade nacional e autorizar que possam debitar direto na sua conta. Aqui não existe “boleto”, só chega uma fatura para você conferir o consumo.
Daí, se por acaso veio algum valor errado, você entra na sua conta corrente e seleciona que você quer devolver aquela cobrança temporariamente para contestação, e você tem 10 dias para rever. Se estiver tudo certinho, eles debitam novamente ou fazem uma nova transação com o valor alterado.
Gente, eu coloquei isso mais a título de curiosidade de uma fraude sendo usada o NuBank como meio (já que é simples gerar um boleto por aqui)…
Vale ressaltar, que é muito simples detectar que um boleto não é de uma operadora de serviços (net, luz, agua, tel, etc).
Os boletos de operadoras de serviço tem 4 campos de números com 13 digitos cada (acho), diferente dos boletos diversos que possuem 6 campos + um campo longo com o valor do boleto no final.
Recentemente aconteceu comigo, não sei como mas clonaram o meu cartão e realizaram compras. Contudo, a Nubank foi super atenciosa e resolveu meu problema maravilhosamente bem e de forma rápida. Amo esse banco
Mas nesse caso, não sei se o Nubank poderia fazer algo, pq isso acontece com todos os bancos, o BB que o diga. Pra evitar cair nesse golpe, os bancos criaram aquela verificação onde vc comprova se o boleto que está sendo pago, é de fato do remetente em questão.
Não há limites pra imaginação dos idiotas, imagina pra imaginação dos bandidos?