Fraude em compra - Crédito de confiança

No dia 19/03/2024 às 18:29 alguém conseguiu os dados do meu cartão virtual Nubank, criou uma conta no Mercado Livre usando um e-mail que desconheço e fez então uma compra nessa plataforma no valor de R$:954,48 em 6x.

Bloqueei o cartão virtual logo em seguida, contestei a compra, abri protocolo no Mercado Livre e fiz o boletim de ocorrência.

A partir daí foi uma confusão, o Nubank dizia para procurar o Mercado Livre (Não foi uma conta de compras Mercado Livre, criada por mim, e sim por um criminoso) e o Mercado Livre por sua vez me dizia para procurar o Banco do cartão, o Nubank.

Depois de muita insistência, o Mercado Livre abriu um protocolo para averiguar essa conta criada usando o e-mail que não é meu, e o Nubank por sua vez me concedeu um chamado “Crédito de confiança”, lançado na fatura abatendo o valor da compra a vista: - R$ 954,48.

Esse é um valor PROVISÓRIO, e a Nubank pode remover esse valor quando bem entender. Onde está a segurança??? A plataforma Nubank simplesmente aceitou cadastrar meu cartão em um e-mail sem mandar qualquer confirmação pra mim ou bloquear uma atividade suspeita??

Eis a minha questão: O Mercado Livre está alegando que a compra foi feita usando meus dados, sendo que foi um criminoso que fez isso, em posse de meus dados. O suporte Mercado Livre está averiguando a situação para ver se consegue confirmar a origem dessa compra/conta, mas e se caso a investigação não dê em nada e manterem a cobrança? A Nubank pode reverter o crédito confiança e ficarei no prejuízo desse valor? Essa possibilidade me preocupa muito!

1 curtida

Boas-vindas à NuCommunity, @themarkeneo! Lamento que esteja passando por isso.

Sobre esse ponto quando cadastra o cartão pela primeira vez é bem comum a empresa em questão fazer uma verificação pra ver se os dados são válidos, então é esperado que receba notificação quando um cartão é cadastrado assim como já recebi de vários sites

O valor pode ser revertido sim, mas se você não fez a compra, fez todos os procedimentos e tem o B.O em mãos, por hora precisa aguardar a análise pra ver se será a seu favor, nesse quesito só ambas as empresas em questão podem auxiliar durante o processo, mas espero que consiga reaver :pray:

10 curtidas

Creio que se o malandro fez a compra usando sua conta fica mais difícil de resolver; se ele criou uma conta falsa, o erro é descaradamente do banco, pois esse processo requer o envio de selfie com o documento na mão.

Estou eliminando o cartão virtual em algumas plataformas e vou passar a fazer compra nelas somente com o virtual temporário. Tá complicado confiar na segurança de dados de cartões registrados em sites.

Esse crédito de confiança devia ser chamado de “crédito de desconfiança”, pois eles podem cobrar depois… Comprei dois produtos no AliExpress que foram roubados dos Correios e mandei os Códigos para que eles acessassem o site oficial e vissem com os próprios olhos, e para minha surpresa, em vez de estorno, recebi esse crédito. Brincadeira…

1 curtida

Acredito que se confundiu o Mercado Livre com o Mercado Pago, mesmo sendo vinculada, não é preciso ter a conta no Mercado Pago pra usar o Mercado Livre, como também pode fazer compra livremente como qualquer loja online :pray:

5 curtidas