Fraude: Golpe da falsa central de atendimento

Sabia que o Brasil é o segundo país com mais crimes digitais do mundo¹? São cerca de 2,8 mil tentativas de fraude por minuto²! Mas calma que eu e o Nu estamos aqui para te ajudar! Conhecer os principais golpes e sinais em comum entre eles, facilita da gente ligar o nosso desconfiômetro.

sus-suspicious (1)

Uma movimentação estranha na sua conta bancária, compras suspeitas, atualizações de segurança no aplicativo, tentativas de invasão…Tudo pode ser pretexto para que os golpistas extraiam dinheiro ou informações de você!

Já ouviu falar do golpe da falsa central de atendimento?

Golpistas fingem serem atendentes do banco e pedem à pessoa que instale um programa ou aplicativo para “proteger sua conta” (que na verdade, é um programa malicioso que vai infectar seu celular); pedem informações sensíveis como número do cartão ou senha; indicam que ela faça alguma operação na conta. Tudo golpe!

Como se proteger? Sempre recorra aos canais de atendimento oficiais do Nubank! Além disso, você pode sempre contar com o SOS Nu, que é um guia de como agir em caso de golpes, roubos e outras emergência: https://blog.nubank.com.br/sos-nu-central-de-emergencia/

Agora me contem e coloquem aqui nos comentários: vocês já receberam alguma mensagem ou ligação suspeita?


Fontes:
¹ Olhar Digital → “Golpe: Brasil é o segundo país com mais crimes digitais no mundo” (27 de Outubro de 2023)

² Valor Investe → “Brasil tem 2,8 mil tentativas de fraude por minuto” (26 de Julho de 2023)

41 curtidas

Nossa, era quase que todos os dias recebia uma notificação seja SMS ou ligação até no meio da madrugada, chegava a ser chato quando esquecia o celular fora do silencioso, mas desde que aderi a bloqueadores de chamada (Inclusive, o Alô Protegido do Nubank), a paz voltou a reinar nos ouvidos. Conteúdo importantíssimo! :clap:

22 curtidas

de3b2d1d9cbd84bd3e9599334250ca99

Algumas vezes, desde falso sequestro até pessoas se passando por ONGs, mas o radar contra golpistas está em dia por aqui. :grin:

22 curtidas

Ótimo tópico @NinaTalks, muito obrigado por trazer essa informação de extrema importância.

Os golpes estão aí e é preciso precaução, é de extrema importância desconfiar de centrais de atendimento que se passam pelo Nubank pedindo dados e confirmações ou códigos. Recentemente como relatei presenciei um golpe de uma pessoa bem próxima no valor de 8 mil reais, cliente do Nubank, acabou confirmando dados e passando o código que apareceu no visor do celular dela, resultado foi que o dinheiro que havia na conta foi roubado e o prejuízo foi grande, espero que a nova função Alô protegido ajude a coibir esse tipo de golpe e protege os clientes.

Conteúdo importantíssimo!

15 curtidas

Obrigado pelo tópico @NinaTalks !

Não sabia. Muito triste o :brazil: estar no pódio desse ranking.

Só todo dia :sweat_smile: Já usei bloqueadores de chamada, mas atualmente apenas desconsidero as chamadas e também estou com o Alô protegido ativado. :star_struck:

15 curtidas

Chamadas nem tanto, mas SMS, mensagens de email e no zap… É triste ver que o Brasil está com frequência no topo de rankings de coisas ruins, lamentável.

12 curtidas

Olá @NinaTalks muito obrigado por trazer essa matéria para a comunidade. Um post bastante útil nos dias atuais onde o número de pessoas caindo nestes golpes só aumenta. Vai ajudar muitas pessoas a se atentar para este lado da segurança.

12 curtidas

Olhaaa quem apareceu por aqui!!!

@NinaTalks muito obrigado por trazer essa informação importantíssimo. Precisamos muito dessas coisas: informações verdadeiras e segurança! :purple_heart:

15 curtidas

Recebo é ligação de São Paulo todo dia, não atendo nenhum mais, somente oque está salvo, e fico com pé atras ainda, pq o povo tão até clonando número que liga.

SMS, e-mails todo dia dando golpe, e denuncio com phishing os e-mails.
Não ta fácil, tem que fica atendo tempo todo.

11 curtidas

Diversas vezes… e cada vez eles se tornam mais convincentes. Estou ansioso para poder ativar o “Alô Protegido”.

Obrigado por compartilhar esse conteúdo, @NinaTalks! :pray:t3::slightly_smiling_face:

10 curtidas

Ótimo tópico @NinaTalks

Já recebi inúmeras ligações, seja sequestro, premiação, alteração de plano, dentre outro, eu até pedir as contas :melting_face:

10 curtidas

E necessário atenção redobrada nessas situações, a pessoa precisa ter calma e saber que tudo se resolve dentro do aplicativo sem necessidade de app terceiros.
Obrigado pela informação, nunca e demais quando se trata de segurança!

10 curtidas

:smiley:
Meu primo, tá bonito nessa imgagem
:rofl: :joy:
sus-suspicious (1)

3 curtidas

Obrigado por renovar este tipo de alerta, é sempre importante. Semana passada eu recebi ligações dizendo que havia uma compra suspeita na minha conta do Nu…e que eu deveria discar 1 para confirmar ou 2 para contestar😁 Obviamente não disquei nada, pois estou atento…

2 curtidas

recebi golpe falando de uma transferencia via Bco Nubank porem nem tenho conta com o banco. Como proceder

3 curtidas

Olá :wave:t2: @Cecilia_Vernabel

Sinto muito que isso tenha ocorrido com você! :cry:.

Nesse caso recomendo que você não acesse ou clique em nenhum tipo de link que possam ter enviado para você, bem como não baixe nenhum arquivo ou informe seus dados pessoais.

Sugiro que você entre em contato diretamente com o Nubank e reporte o golpe, os meios de contato oficiais do Nubank são:

Para capitais e regiões metropolitanas

Qual o telefone 0800 do Nubank?

  • O número gratuito do Nubank para e demais localidades é: 0800 591 2117

Também super recomendo que você dê uma passadinha no site SOS Nu lá têm todas as informações sobre golpes, o que fazer, como se proteger e muito mais é um excelente guia contra golpes:

9 curtidas

Tá cá mulexta!
:scream::face_with_peeking_eye:

10 curtidas

Genteeeeeee…

A @NinaTalks está na comunidade…
A @NinaTalks está na comunidade… :scream:

10 curtidas

Ou se viu. Tem golpista de arrastar de rodo.

Boas vindas a comunidade @NinaTalks e obrigado pelo tempinho dedicado a esse tópico tão importante.

13 curtidas