Hoje fui olhar minha fatura para pagamento e tinha uma cobrança de Uber realizada com pagamento do cartão físico. Acontece que eu estava em viagem em Curitiba no período e loquei um veículo já no aeroporto com o meu cartão. Meu app Uber já tem meu cartão virtual cadastrado e essa compra foi realizada com o cartão físico. Logicamente contestei a transação e vou ficar com o cartão bloqueado por esses dias até que eles resolvam. O que acontece: fiquei sabendo que estelionatários estão andando com maquinetas que tem a opção de pagamento por aproximação, então eles se aproximam das pessoas com o valor digitado e aguardam a confirmação da transação que nem sempre pede a senha para confirmação. Então peço que a Nubank verifique essa questão dos cartões que tem essa opção. Eu prefiro que o meu não tenha. É comodidade mas com dor de cabeça caso aconteça o que aconteceu comigo.
Oi @reis, tudo bem? No seu APP vc pode desabilitar a função contactles, basta entrar no APP e clicar em cima do seu nome para acessar o Menu de Configurações e depois clique em Configurar Cartão e vc verá a opção de Compras por aproximação (Contactless) , onde vc conseguirá ativar ou desativar o Contactless
Para essa verificação entre em contato com a central.
Eu acho difícil esse golpe. Mas máquina de cartão tem que estar encostado na sua carteira para conseguir fazer a leitura, ainda mais se vc tiver outro cartão com a mesma tecnologia. Como falado acima, vc pode desabilitar essa opção.
Galera! O Uber do Brasil me pregou uma peça, na verdade o débito realmente aconteceu, o problema é que o Uber não diferencia a cobrança do Uber Eats. =# . Mas como li alguns comentários sobre esse tipo de fraude acabei agindo por impulso, mas vale a dica e é sempre bom ficar atento. Já cancelei a contestação. Obrigado pelas dicas e abraço à todos.
Na primeira vez que comprei no uber eats eu reparei isso. Negócio doido né? kkkkkk Era pra ser nomes diferentes. Podia mandar um feedback lá no uber eats sobre isso
Ainda bem que não foi um golpe
Eu nunca reparo na fatura do cartão, só assustei com essa porque ela foi realizada no dia 4 no aplicativo Uber e na fatura do Nubank apareceu como dia 6. E como apareceu dia 6 e eu estava entregando um carro locado no aeroporto, que inclusive paguei com o roxinho, eu já pensei na fraude por associação. Se tivesse aparecido a compra na data correta eu teria associado com o gasto do lanche. Kkkkkkk… Ainda bem que tudo se resolveu. Uuuufa!
kkk, contactless tem que estar praticamente encostado no seu bolso pra funcionar (principalmente dentro da carteira), dificil não perceber, mas tbm da pra desativar essa tecnologia no APP como falaram.
Tem gente até fazendo capinha e carteira anti contactless
Eu acho excelente o Nubank permitir que eu altere o nome e a categoria da compra, pois nas compras em Uber Eats, iFood e etc, eu coloco o nome do restaurante! Aí eu não me confundo com a fatura!
Já fiz testes com o contactless, e apesar de funcionar a questão de aproximar a máquina de cartão do seu bolso para realizar o pagamento, isso é praticamente impossível de acontecer. É necessário ficar vários segundos praticamente com a máquina colada na pessoa. Tem que estar muito desligado para não perceber.
Mas se você se sente inseguro mesmo assim, é só desabilitar o recurso no app
Aconteceu o mesmo comigo. E pior que na fatura online aparece pago com Cartão Físico. Tomei um susto. Só usei uma vez meu cartão na Uber no dia 09/01 e essa compra consta como do dia 08/01, um dia antes. Fiz o pagamento online. Como então essa compra física foi feita? Clonagem? Fica dúvida. Li várias matérias sobre esse tipo de golpe no Google.
Olá. Seja bem vindo a família Nubank. Complicado essa situação, a minha eu descobri que o Uber e Uber Eats não se diferenciam na hora de lançar a compra no aplicativo. Agora eu mesmo edito a compra e modifico o nome. Espero que descubra e sane logo esse problema.
Meu amigo diferente de vc se acontece comigo eu sei na hora. Eu verifico a fatura do meu cartao 100 vezes ao dia. Se tiver 1 centavo fora do lugar eu sei na hora. Sou neurótico mesmo.
No início também me assustei com a cobrança da uber, depois que fui lembrar que tinha sido uber eats, até hoje não entendo porque não alteraram ainda isso.
Kkkkkkk… É o jeito mais seguro!
Não consulto com tanta frequência quanto você (vc é um pouquinho mais neurótico do que eu…), mas verifico diariamente meu saldo da nuconta e os lançamentos no meu cartão.
Faço o mesmo com minhas demais contas e cartões.
eu sou a mesma coisa.
O problema é que a Nubank deixa essa funçao ativada quando voce pede o cartao ou seja se alguem pedir o cartao, o aplicativo esta totalmente pronto para os golpistas,
minha sugestao coloque desativado como padrao no aplicativo, é só alterar esse padrao, no script do aplicativo assim estarao zelando pela seguranca de todos inclusive os que nao entendem muito dessa tecnologia,
Eu particularmente ja tomei pavor hoje, depois do cara fazer isso na minha frente com meu cartao, mas como eu fui esperto eu já desativei bem antes!!!
Não faz sentido divulgar a função, colocar um ícone sobre a função no cartão e vir desativado por padrão
Como o cara fez isso na sua frente e você desativou antes?
Tambem sempre consulto com frequencia meu extrato e fatura.
Não chega a 100 vezes por dia, mas pelo menos uma vez por dia
Sua sugestão é válida, mas…
Não faz sentido comercializar um cartao com a função que vem desativada por padrão.
Outro detalhe, o padrão da bandeira é ativado, assim sendo o emissor não tem autonomia para mudar uma regra da bandeira.
Caso o cliente se manifeste, é desativado