Fraude no aplicativo/

EDIT: VOLTO AQUI COM A DEVOLUTIVA, A NUBANK RECONHECEU O ERRO INTERNO E VAI ME DEVOLVER O QUE FOI TIRADO NO TOTAL DE 2575,00, FICO FELIZ POIS SABIA QUE NÃO FIZ NADA DE ERRADO PARA ISSO ACONTECER.

Quinta feira 14/09 chegou um e-mail da nubank informando que minha conta estava sendo bloqueada por que tentaram invadi-la, então liguei para o sac e foi dito que era apenas um mecanismo de defesa e que não tinham acessado a conta e orientou o que fazer para entrar novamente na conta, pediram 48 hrs para analise, mais no sábado liguei novamente e mesmo procedimento, ate então tava tudo certo, na segunda, liguei e pedi para mandar o dinheiro para outra conta e foi informado que minha conta tinha apenas 0,88 centavos, fiquei em choque pois não entrei em nenhum link e tbm não me ligaram pedindo meus dados, não entendo o que aconteceu pois meu cartão nao tinha aproximação e só usava para fazer pix, minha raiva é que a conta estava bloqueada desde do dia 14/09 e no dia 18 entraram e tiraram tudo que tinha um absurdo e falta de segurança pois desde o dia 15 eu tentava entrar e não conseguia e os ladrões conseguiram e ainda levaram tudo meu. Ja fiz boletim, ja abri reclamação e a nubank não entra em contato comigo sobre isso, só manda eu aguardar.

1 curtida

Seu deve ter sido acessado de forma remota, suponho. Tome mais cuidado, não entre em qualquer site ou app suspeito. Geralmente esses sites e apps prometem “ganhar dinheiro fazendo coisas fáceis”, mas é tudo mentira.

Ai é que está, não costumo entrar em sites ou aplicativos suspeitos, pois tenho uma boa noção de como funciona os golpes, não faço a mínima ideia de como isso aconteceu. Espero uma posição da conta pois houve uma falha grande da segurança do aplicativo.

1 curtida

Para quem você pediu para fazer a transferência?

Na central da Nubank.

tambem concordo hj eu nao clique em link de de amigos meus e site so acesso pelo pc e quando vou fazer uma compra na internet eu crie um cartao virtual e em seguida eu exclue

1 curtida

Então acredito que você conversou com uma falsa central de atendimento, estamos falando na comunidade sobre isso a dias já, no Nubank mandou informações sobre vários tipos de golpes envolvendo o nome do banco, melhor procurar um meio de comunicação seguro, a principal e por e-mail meajuda@nubank.com.br

2 curtidas

Imagino que foi isso também.

@kalydson você verificou o remetente do e-mail que recebeu informando do bloqueio na sua conta? Qual é o remetente?

2 curtidas

Traz para o tópico um print do e-mail que você recebeu

2 curtidas

Mais o numero que eu liguei é o que fica atrás do cartão, tenho os prints. 0800 591 2117.

1 curtida

verifiquei, mais não mandei meus dados por ele, quando recebi o e-mail liguei imediatamente para a central como a Nubank orienta, com o número que fica atrás do cartão.

Já aconteceu comigo algo muito parecido, não foi por link.
Eu liguei no 0800 atrás do cartão (de alguma maneira eles travam a ligação e qdo vc liga acha que está falando com 0800 mas é uma gravação) não cai no golpe, mas juro que pensei que fosse alguém de dentro do banco.

Muito complicado pois sou a cliente a um bom tempo, e até agora nenhuma devolutiva ou uma analise para meu caso.

1 curtida

Seu wi-fi tem uma senha segura, que não seja uma data de aniversário ou algo assim? Pode ser um ataque de man-in-the-middle, mas é pouco provável

Nossa!! Já está nesse nível!? Interceptanto ligações telefônicas… aonde vamos parar, Brasil…

em casos como esse o certo seria vc ligar de outro numero pq se for golpe com certeza alguem ja esta interceptando sua ligacao

No meu caso foi assim, para que quiser saber:

Resumo

Primeiro ligou uma falsa Central de Seguro de Cartão, dizendo sobre uma tal compra fora da minha região, ao qual foi bloqueada porque eu não confirmei a compra, depois me pediu para ligar no 0800 que está atrás do meu cartão, pois aquela compra em questão foi bloqueada porém as próximas poderiam não ser.

Resolvi seguir com o “conselho” e quando você liga no 0800 que está atrás seu próprio cartão você acaba acreditando que está falando com a Central e é isso que dá credibilidade ao golpe pois, foi você mesmo que discou o número que está em seu próprio cartão, logo entra uma gravação pedindo para digitar o numero do cartão, CPF… e logo diz que está transferindo para um “atendente”.

Eu estranhei quando me pediu para digitar a senha e assim eu só segurei a ligação para ver até onde iria.

Ele percebeu que eu estava recluso e dizia sempre “se não se sentir seguro, pode desligar a qualquer momento e falar com seu gerente, mas ele vai pedir para ligar neste mesmo número que o senhor ligou”

Curioso não sei como, mas ele identificou todos meus cartões de todos os bancos que eu tinha, por isso acho que seja alguém do banco ou instituição, não é possível saber tanto sobre mim, não faço ideia de como ele conseguiu esses dados.

Eu estava atrasado para o trabalho e no dia era feriado bancário não conseguiria falar com gerente algum.

Momento de terrorismo Depois de me dar uma aula sobre o BACEN e Segurança Bancária, ele realmente me fez acreditar que poderia ser alguém de dentro uma formalidade digna de um gerente. *Começou, “você está tentando fazer alguma transferência de 4.999,99 neste momento?” Resp. não conversando um pouco mais “agora está tentando fazer um empréstimo?” Resp. não “estou bloqueando todas estas tentativas, por favor não faça nenhum processo de transfêrencia ou pagamento por enquanto”.

Chegou o momento do golpe então a denuncia já estava registrada e ele precisava colocar mais informações e me pediu um favor para captura do golpista;

“o senhor poderia contribuir com mais informações para implementar a documentação de denúncia, poderia fazer um PIX para a chave que estão tentando encaminhar o valor assim vai aparecer a conta de destino com CPF e demais dados desta forma será mais fácil de identificar quem poderia estar fazer isso, NÃO SE PREOCUPE, SUA CONTA ESTÁ BLOQUEADA, pode fazer o Pix que não será processado, vamos fazer no mesmo valor que eles estão tentando 4.999,99”

Respondi, deu erro acho que é porque não tenho esse valor na conta, ele me disse “quanto você tem?” Falei: não vou fazer, esse PIX vai para conta da pessoa, e alguns xingamentos a mais, pois ja estava atrasado e queria sair logo.

Golpista desligou e ainda convicto da ação que estava fazendo, me orientando a ligar para meu gerente, sem problemas. (mas comigo xingando ainda)

Pesquisando, descobri que a primeira ligação é para conseguir que você atenda, depois quando você “desliga” ele segura mantendo a ligação ai você digita achando que está ligando para Central 0800 do seu Cartão, mas na verdade ele ainda está na ligação, tocando a gravação do início do atendimento, como descrito no resumo.

4 curtidas

Muito obrigado @FernandoMV por compartilhar.

Ainda bem que você conseguiu identificar o golpe.

3 curtidas

Cair em golpe hoje em dia esta bem fácil. Muito importante sua devolutiva. Obrigada pelo retorno.

3 curtidas