No meu caso foi assim, para que quiser saber:
Resumo
Primeiro ligou uma falsa Central de Seguro de Cartão, dizendo sobre uma tal compra fora da minha região, ao qual foi bloqueada porque eu não confirmei a compra, depois me pediu para ligar no 0800 que está atrás do meu cartão, pois aquela compra em questão foi bloqueada porém as próximas poderiam não ser.
Resolvi seguir com o “conselho” e quando você liga no 0800 que está atrás seu próprio cartão você acaba acreditando que está falando com a Central e é isso que dá credibilidade ao golpe pois, foi você mesmo que discou o número que está em seu próprio cartão, logo entra uma gravação pedindo para digitar o numero do cartão, CPF… e logo diz que está transferindo para um “atendente”.
Eu estranhei quando me pediu para digitar a senha e assim eu só segurei a ligação para ver até onde iria.
Ele percebeu que eu estava recluso e dizia sempre “se não se sentir seguro, pode desligar a qualquer momento e falar com seu gerente, mas ele vai pedir para ligar neste mesmo número que o senhor ligou”
Curioso não sei como, mas ele identificou todos meus cartões de todos os bancos que eu tinha, por isso acho que seja alguém do banco ou instituição, não é possível saber tanto sobre mim, não faço ideia de como ele conseguiu esses dados.
Eu estava atrasado para o trabalho e no dia era feriado bancário não conseguiria falar com gerente algum.
Momento de terrorismo Depois de me dar uma aula sobre o BACEN e Segurança Bancária, ele realmente me fez acreditar que poderia ser alguém de dentro uma formalidade digna de um gerente. *Começou, “você está tentando fazer alguma transferência de 4.999,99 neste momento?” Resp. não conversando um pouco mais “agora está tentando fazer um empréstimo?” Resp. não “estou bloqueando todas estas tentativas, por favor não faça nenhum processo de transfêrencia ou pagamento por enquanto”.
Chegou o momento do golpe então a denuncia já estava registrada e ele precisava colocar mais informações e me pediu um favor para captura do golpista;
“o senhor poderia contribuir com mais informações para implementar a documentação de denúncia, poderia fazer um PIX para a chave que estão tentando encaminhar o valor assim vai aparecer a conta de destino com CPF e demais dados desta forma será mais fácil de identificar quem poderia estar fazer isso, NÃO SE PREOCUPE, SUA CONTA ESTÁ BLOQUEADA, pode fazer o Pix que não será processado, vamos fazer no mesmo valor que eles estão tentando 4.999,99”
Respondi, deu erro acho que é porque não tenho esse valor na conta, ele me disse “quanto você tem?” Falei: não vou fazer, esse PIX vai para conta da pessoa, e alguns xingamentos a mais, pois ja estava atrasado e queria sair logo.
Golpista desligou e ainda convicto da ação que estava fazendo, me orientando a ligar para meu gerente, sem problemas. (mas comigo xingando ainda)
Pesquisando, descobri que a primeira ligação é para conseguir que você atenda, depois quando você “desliga” ele segura mantendo a ligação ai você digita achando que está ligando para Central 0800 do seu Cartão, mas na verdade ele ainda está na ligação, tocando a gravação do início do atendimento, como descrito no resumo.