Fui salvo de uma fraude via PayPal

Eu nunca pensei que seria otário. Fui otário.

Vou contar um causo aqui. Hoje apareceu na minha fatura uma compra de US$ 99,00 (R$ 495,17). Provavelmente o NuBank detectou essa compra como incomum e a bloqueou. Eu fiquei pensando “mas como isso pode ter acontecido?” A princípio, não havia entendido, pois o nome do estabelecimento era “Paypal*Usenetnlsrl”. Pensei “mas será que hackearam minha conta do PayPal?” Fui buscar ajuda no chat, para ver se o atendente conseguiria me ajudar a entender o que aconteceu. Ele removeu todas as assinaturas do meu cartão virtual e o cancelou. Eu fiquei: “ok, mas estou cabreiro com isso, como isso pode ter acontecido?” Então eu lembrei o que significava “usenet”…

Há 15 dias atrás, eu estava procurando um livro para comprar, para baixar, tanto fazia, eu apenas queria aquele livro, mas não o encontrava em lugar nenhum. Então, eu encontrei um site que oferecia o download desse livro. Pensei “bom, provavelmente este deve ser o único lugar onde vou encontrar isso”. Mas o site exigia um cadastro, e lá fui eu cadastrar. Eu achei meio esquisito, mas bom, eu estava cego, eu queria aquele livro. Ele me redirecionou para o site de uma tal usenet, e eu pensei que esse seria o serviço que eu utilizaria para baixar esse livro. Eles ofereciam um trial de 14 dias, então eu pensei: “bom, eu baixo o livro, depois descadastro”. E lá fui eu, cadastrar meu PayPal no site. Detalhe: eu escolhi o plano mensal. Enfim, quando eu cadastrei, não apareceu nada. Nenhuma mensagem de confirmação, nenhuma tela, não recebi nenhum e-mail, nada. Então eu tentei fazer login com a conta que eu havia acabado de criar, e nada. Eu pensei: “bom, o cadastro não deve ter funcionado”, fechei o site e fui dormir.

No outro dia, eu praticamente havia esquecido disso. Hoje, 15 dias depois, eu recebo a notificação desse valor absurdo no meu aplicativo. Foi aí que eu lembrei o que era “usenet.nl”.

É um site fraudulento. Eles bolaram o site justamente para acontecer o que aconteceu comigo. Fui pesquisar, o que eu deveria ter feito antes, e encontrei relatos de gringos que caíram no mesmo golpe. Basicamente, eles te enganam fazendo você pensar que está cadastrando um serviço que é diferente do que de fato é. No caso, eles devem puxar uma imagem do Google Books de algo que você pesquisou e fazem você acreditar que eles possuem acesso ao material. Depois que você inseriu os dados do PayPal, eles fazem parecer que você fez algo errado. O login no site nunca funciona. É impossível descadastrar o serviço.

Hoje eu descobri que deveria ter ido no site do PayPal, ido em minhas assinaturas e verificado. Como eu quase nunca uso PayPal, não estava muito familiarizado com ele, mas estava lá. O site do PayPal não é nem um pouco intuitivo para isso. Você precisa entrar em uma área chamada “Conta”, onde estão seus dados pessoais; Então você precisa entrar em “Pagamentos”; Então, você precisa entrar em “Gerenciar pagamentos recorrentes”. E lá estava a maldita assinatura. E no final, estava escrito: “If you do not cancel during the free trial period, your account will be extended to the full package at the end of this period.” Lembra que eu tinha cadastrado o plano mensal? Então, eles descontam o valor que seria para um ano inteiro de cadastro.

O primeiro e-mail deles que eu recebi foi hoje, dizendo que minha assinatura foi suspensa e que eu devo verificar se minha conta de PayPal tem acesso ao meu cartão de crédito. Pelos relatos dos outros usuários que também caíram nessa, isso é o modus operandi deles: mesmo que você descadastre a assinatura do PayPal, eles alegam que você não cancelou o serviço com eles (o que é impossível). Eles logo começarão a mandar e-mails me cobrando, me fazendo ameaças judiciais, tentando me fazer pagar uma dívida que nem existe.

Sim, eu sei que a culpa foi minha, que eu fui imprudente, que o que eu fiz é uma burrice de um nível muito básico. Mas eu estou deixando este relato imenso aqui para que eu sirva de exemplo. Sempre pensem muito, pesquisem muito antes de fazer um cadastro em qualquer coisa. Um momento de afobação no uso do cartão e você pode ser vítima de golpe. Uma vez, eu achava chato quando uma compra on-line minha não era aceita no cartão. Hoje, eu entendi perfeitamente o motivo para isso. Ainda bem que a compra não foi concretizada.

21 curtidas

Taí um novo golpe pra gente ficar de olho não é?

Quem nunca ficou louco e cego pra conseguir algo, que não mediu as consequências ou se importou com a segurança de algum site com nossos dados?

Eu já fiz algo parecido, mas na época a moeda era e-gold e não paypal.

Dica pra quem precisar sempre de um meio seguro e não oficial de pagamento com cartões:

Utilizem o cartão virtual, usem e apaguem, então gerem outro pra novo uso.

5 curtidas

Usenet é um protocolo de internet antigo pra caramba kk, já baixei algumas músicas e filmes por ele :pirate_flag:
Esse site que você se cadastrou monta uma publicidade com o nome do arquivo que você está buscando, é feito justamente para enganar as pessoas, o “serviço” pode até existir mas não é garantia que você vai encontrar esse arquivo lá e é um pouco complexo usar ele, requer tempo para aprender.
Paypal é uma maravilha, já me ajudaram em vários problemas que tive, sempre que é possível compro usando ele.

3 curtidas

Pois é, fui pesquisar mais a respeito. Pelo que eu entendi, você assina um provedor e tem acesso a um imenso conteúdo daquele provedor de usenet. No caso desse aí, é pra pegar noob mesmo. Enfim, a importância da pesquisa.

@Marcos.Martins muito obrigado pela informação Mano. Uso muito o PayPal para fazer minhas compras pela internet e uma informação dessa é muito importante.

3 curtidas

Marcos Martins, cai na mesma coisa. Minha felicidade foi ter deletado o cartão virtual do nubank e sempre deixar bloqueado. Porém eu aprendi a tomar muito cuidado com esses períodos de teste gratuitos, muitas vezes são treta.

2 curtidas

Poxa, como foi que tu conseguiu fazer uma compra com um cartão cancelado? :scream:

1 curtida

Mas aceitou o cartão cancelado? Nunca vi, pois sempre dá erro…

1 curtida

Queria ter visto seu relato antes. Caí na besteira de me cadastrar nesse site hoje, agora não consigo cancelar…
Não tá aparecendo nada no Paypal ainda, mas acho que de toda forma eles não conseguiriam efetuar a cobrança, porque o meu limite tá bem abaixo do valor que eles cobram.
Acho que o jeito vai ser observar, né. E se precisar, entrar em contato com o Paypal ou o Nubank. :thinking:

2 curtidas

Olá, Marcos.

Infelizmente acabei assinando esse mesmo site. Procurei algum local para cancelamento no site mas não encontrei. No mesmo dia fui até a minha conta do PayPal e fiz o cancelamento. Portanto, dei sorte de não receber nenhuma cobrança. No entanto, venho recebendo cobranças por e-mail e ameaças de ações judiciais.

Sei que é muito difícil eu sofrer uma execução de 104€ aqui no Brasil de uma empresa golpista estabelecida em San Marino. Mas eu gostaria de saber se, foram essas ameaças, aconteceu alguma coisa.

Obrigado.

2 curtidas

Provavelmente deve ter sido. Esse tópico é um pouco antigo, mas assim que trouxeram ele de volta a poucos dias, eu fui dar uma olhada melhor sobre essa empresa.

Uma pesquisa rápida (em inglês) no Google e dá pra ver que o modus operandi dessa empresa é o mesmo. Oferecem esse período de avaliação grátis por 14 dias e depois dificultam ao máximo o cancelamento do serviço e depois ameaçam por e-mails e cartas. É até possível cancelar, tem gente no Reclame Aqui que diz que conseguiu. Inclui até ligação internacional, precisando responder algumas coisas em inglês.

Pelo que pude apurar, lá fora (Europa principalmente) eles contratam escritórios locais para a cobrança dessa dívida. Por aqui não achei nada do tipo, ou seja, de lançarem mão disso. Aparentemente, ficam só nos e-mails.

Não é o caso, mas por exemplo, algumas pessoas que baixaram filmes por BitTorrent receberam em casa carta extra judicial com essas cobranças enviadas por escritórios de cobrança aqui no Brasil, contratados por empresas detentoras de direitos autorais lá de fora. Algumas pessoas com medo acabam pagando a multa. Agora, se essas cobranças poderiam de fato ir parar na justiça, aí a @Vittoria_Cunha poderia comentar…

2 curtidas

Então, eles mandam para todo mundo esses e-mails. Completou um ano mês passado, até agora não aconteceu nada, é só ignorar e seguir a vida.

2 curtidas

Esses e-mail’s chegam de um escritório de cobranças da Alemanha, Tesch Inkasso, e eles já são conhecidos por se meter nessas falcatruas, teve gente que pagou a divida e ainda continuaram mandando e-mail.

Só bloquear os e-mails e denunciar ao PayPal.

4 curtidas