Fui vítima de estelionato

Recentemente fui vítima de Estelionato, paguei a compra de um suposto notebook. Vi pela OLX, entrei em contato com o cara pelo Whatsapp, ele mostrou fotos e vídeos do notebook (falando meu nome para provar que era verdadeiro), foi até os correios tirando fotos do produto embalado e quando foi a vez dele fiz um pagamento em PIX. Após isso, ele não entrou mais em contato. Eu já fiz BO online, fui na delegacia, o delegado falou para esperar ligarem primeiro. Entrei em contato com o suporte da nubank via chat e pediram para eu enviar um email com o comprovante pix e o boletim de ocorrência. Até agora estou esperando tanto a ligação da polícia quanto o email resposta do suporte. Queria saber o que posso fazer para aumentar as chances de ser ressarcido, localizar o cara, sei lá, desde que eu consiga recuperar meu dinheiro de volta. Como prova além do BO, comprovante de transferência e as conversas do Whatsapp, também tenho o número de telefone do próprio criminoso e também outro número de telefone que era do pix dele. Também tenho a suposta CNH dele, na qual enviou. O que consigo fazer com essas coisas e o que posso fazer nesse momento? Quero tentar recuperar esse dinheiro o quanto antes

1 curtida

Infelizmente aqui foi seu erro… Se vc viu o anúncio pela Olx deveria ter seguido com a compra pela plataforma pra ter segurança caso acontecesse uma fraude, q foi o q acabou acontecendo

Não acho q a instituição tenha mto oq fazer, além de bloquear a conta do destinatário (eu não entendi mto bem se a conta dele é do nubank ou não). Nenhuma instituição pode retirar dinheiro da conta do cliente sem decisão da justiça, mesmo q seja fraude

Torcer pra q a polícia encontre o bandido

Nada garante q o documento tbm não seja falso, então infelizmente só resta mesmo aguardar a polícia fazer o trabalho dela

Sei q provavelmente vc não queria escutar/ler isso, mas infelizmente essa é a realidade, e a chance de conseguir recuperar o dinheiro são poucas (não estou dizendo q é nula, mas são poucas)

Boa sorte e espero q consiga resolver sua situação

20 curtidas

Acredito que os principais passos voce já fez.
Agora resta aguardar o trabalho investigativo da policia e resposta do banco.

Prestaria atenção em um detalhe.
Se for um caso isolado, não vejo como banco ser responsabilizado. Mas se essa conta for fruto de outros golpes, o banco pode sim ser responsabilizado.
Sua conduta ao fazer pagamento sem antes estar com o produto em maos e da forma que voce fez, não ajuda muito.
Eu não contaria com ressarcimento.

O seu erro foi fazer o Pix, produtos do qual você não sabe a procedência ou serviços nunca paga com Pix, pois corre o risco de ser uma furada é você não receber o dinheiro de volta.

Vale muito mais a pena buscar produtos em lojas confiáveis como Amazon ou Kabum, ou até mesmo pelo próprio Olx, mas nunca faça contato por fora.

5 curtidas

No momento só aguardar mesmo! Penso que você já está fazendo tudo que está a seu alcance e pode ser feito.

1 curtida

@Rodrigo_Diniz1
Lamentável hein…
Só uma sugestão:
Só faça PIX depois de ter a certeza do serviço prestado, ou no caso de produtos, quando ele estiver em suas mãos. :thinking:

1 curtida